4. EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL Flashcards
Como surgiu a teoria da reciprocidade ou equilíbrio organizacional?
EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL
ORIGEM
A teoria do equilíbrio organizacional foi desenvolvida por Herbert Simon e James March, aliando a análise de vários fatores da organização com a participação dos agentes e seu desempenho em termos de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA.
Também chamada de TEORIA DA RECIPROCIDADE
POSTULADOS BÁSICOS DA TEORIA
POSTULADOS BÁSICOS DA TEORIA
- Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
- Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
- Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
- As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
- A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.
O que o comprometimento organizacional e quais seus 3 elementos?
O comprometimento organizacional é o conjunto de SENTIMENTOS e AÇÕES do indivíduo em relação a sua organização. Allen e Meyer (1990) conceitualizam três componentes na definição do comprometimento organizacional:
1) comprometimento como um APEGO AFETIVO com a organização;
2) comprometimento percebido como CUSTOS ASSOCIADOS a deixar a organização, tratado como instrumental ou calculativo; e
3) comprometimento como uma obrigação em permanecer na organização, denominado NORMATIVO
Os autores argumentam que o comprometimento reflete em um compromisso psicológico, que liga o funcionário à organização, mas que a natureza do compromisso pode diferir.
CESPE - O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.
CERTO
Teoria do Equilíbrio Organizacional
Postulados básicos desta teoria:
- Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
- Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
- Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
- As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
- A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.
Ou seja, existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.Questão correta.
Do que se trata o suporte organizacional?
SUPORTE ORGANIZACIONAL
O suporte organizacional refere-se a crenças globais mantidas pelo empregado acerca do quanto a organização em que trabalha cuida do seu bem-estar e valoriza suas contribuições.
Referem-se às expectativas do empregado acerca da retribuição e do reconhecimento que a organização oferece em relação ao seu esforço despendido no trabalho.
Portanto, o suporte organizacional possui um aspecto POSITIVO.
Já a FALTA de suporte organizacional caracteriza um fator NEGATIVO.
O conceito de suporte organizacional está relacionado com o princípio ou norma de reciprocidade. A reciprocidade emprega os verbos dar e receber. O princípio da reciprocidade é a interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha.
Dessa interação decorre um processo de reciprocidade: a organização oferece incentivos para os participantes e, além disso, remunera-os, oferece segurança e status e cria condições para que eles trabalhem adequadamente. De forma recíproca, o participante responde com contribuições, seja trabalhando, esforçando-se e desempenhando suas tarefas conforme solicitado. A organização espera que o participante atenda às suas exigências e necessidades e, por seu turno, o empregado espera que a organização aja corretamente com ele e decida com justiça e igualdade.
OBS: É consenso geral que o salário não é fator de motivação, certo? No entanto, o salário pode ser considerado um fator de satisfação.
Ou seja, a motivação pode incluir a satisfação, mas a satisfação nem sempre conduz à motivação
CESPE - A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.
CERTO
Para se desenvolver competências organizacionais precisamos essencialmente de pessoas.
As empresas funcionam através de pessoas e não de máquinas ou paredes. São os colaboradores de uma empresa os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de competências organizacionais.
Os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente ligados a educação.
Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação, para que aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e sobre tudo se tornem mais eficientes no que fazem. É sobre tudo dar-lhes principalmente formação para que aprendam novas atitudes, idéias, conceitos que modifiquem seus hábitos e comportamento e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Formar é muito mais que informar, pois se trata de um enriquecimento da pessoa humana.
CESPE - Nas organizações, cabe à área de recursos humanos garantir o equilíbrio nas relações entre os funcionários e a organização, e sua ação envolve o gerenciamento de potenciais conflitos, do que é exemplo a percepção negativa de funcionários que não são recompensados de forma compatível com o seu trabalho na organização.
CERTO
“Cuidado para não acharem que o item disse que o RH garante, efetivamente, o equilíbrio. O item não disse isso. Ele informou-nos apenas que cabe à ARH garantir isso. E afirmar isso está correto. E o item nos remete, ainda, à teoria da equidade, que é quando há uma comparação feita pelo funcionário entre o seu desempenho e as recompensas recebidas. Obviamente que, uma percepção negativa, poderá sim funcionar como antecedente de conflito.” Professora Cristiana Duran
CESPE - O desempenho humano no trabalho está relacionado a motivação, conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como à existência de suporte organizacional para que as atividades, tarefas e responsabilidades sejam realizadas de maneira adequada e conforme os padrões esperados.
CERTO
“O desempenho humano é medido pelo conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, conceitos, motivação, apoio da empresa, adaptação à mudanças, etc.”
ATITUDE
A atitude é um dos elementos que compõem a cultura organizacional.
Segundo Robbins (2005), atitudes são constatações avaliadoras - favoráveis ou desfavoráveis - em relação a objetos, pessoas, eventos, ou ainda, em relação à organização.
As atitudes possuem três componentes:
- Componente COGNITIVO: constatação de valor que diz o que é certo e errado.
- Componente AFETIVO: é o segmento emocional ou sentimental de uma atitude.
- Componente COMPORTAMENTAL: refere-se a uma intenção de comportar-se de certa maneira com alguém ou alguma coisa.
No âmbito das organizações, a atitude ocupa-se principalmente:
- Da SATISFAÇÃO no trabalho: atitude geral do indivíduo em relação a seu emprego. Como o indivíduo percebe seu ambiente (clima).
- Do ENVOLVIMENTO com o trabalho: mede o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho.
- Do COMPROMETIMENTO organizacional: um estado em que um empregado identifica-se com uma organização e deseja manter-se ligado a esta organização.
OBS: Como percebido, a satisfação e o envolvimento do indivíduo no trabalho possuem diferenças em seus conceitos:
A satisfação no trabalho refere-se à atitude geral do indivíduo em relação a seu emprego. Uma pessoa com um alto nível de satisfação no trabalho tem atitudes positivas em relação ao emprego, ao passo que uma pessoa que está insatisfeita com seu trabalho tem atitudes negativas quanto ao emprego.
A satisfação é um resultado de experiências pessoais no meio organizacional que se irradiam para a vida social do indivíduo, podendo representar um forte indicador de influências do trabalho sobre saúde mental, de relação entre trabalho e vida familiar ou até de interação entre trabalho e vínculos afetivos pessoais
Por sua vez, o envolvimento com o trabalho é o grau em que o desempenho de uma pessoa no trabalho afeta sua auto estima.
CONCEITOS BÁSICO DO EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL
- Incentivos ou alicientes. São as recompensas (“pagamentos”) oferecidas pela organização aos seus participantes, como salários, prêmios de produção, elogios, reconhecimento, status, possibilidade de crescimento, etc.;
- Utilidade dos incentivos. Os incentivos oferecidos para a organização possuem maior ou menor utilidade para diferentes indivíduos. Trata-se da função utilidade de cada incentivo para cada indivíduo. Isto quer dizer que algumas pessoas valorizam muito o reconhecimento, enquanto outras dão pouco valor ao mesmo incentivo.
- Contribuições. São os “pagamentos” realizados pelos participantes à organização em troca dos incentivos. Incluem-se aqui o trabalho, dedicação, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.
- Utilidade das contribuições. Trata-se da utilidade do esforço do indivíduo para com a organização. É o quanto este esforço contribui para que a organização consiga alcançar seus objetivos.
“O equilíbrio organizacional reflete o êxito da organização em remunerar seus participantes (com dinheiro ou satisfações não-materiais) e motivá-los a continuarem fazendo parte da organização, garantindo com isso sua sobrevivência. ” Chiavenato
O equilíbrio organizacional é um dos objetivos da gestão de pessoas?
SIM, UM DOS OBJETIVOS da àrea de GP é a manutenção do EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL
O equilíbrio organizacional, em termos de administração de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
O equilíbrio organizacional está diretamente relacionado ao clima organizacional, uma vez que o seu desequilíbrio afeta o ambiente.
O índice de satisfação e de motivação dos servidores pode aumentar ou diminuir de acordo com o nível de equilíbrio organizacional apresentado pela instituição.
CESPE - Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.
CERTO
CESPE - O equilíbrio organizacional, em termos de administração de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
CERTO
CESPE - A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.
CERTO
CESPE - O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.
CERTO