14. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Flashcards

1
Q

Comunicação é a transmissão de uma informação de uma pessoa para outra ou de uma organização para outra.
CERTO
ERRADO

A

CERTO, esse é um dos conceitos de comunicação, veja outros abaixo:

  • Comunicação é o processo pelo qual a informação é intercambiada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento.

COMUNICAR: tornar algo comum. Esse algo po- de ser uma mensagem, uma notícia, uma informa- ção, um significado qualquer. Assim, a comunicação é uma ponte que transporta esse algo de uma pes- soa para outra ou de uma organização para outra.

DADO: registro ou anotação de algum evento ou ocorrência. Um banco de dados, por exemplo, é um meio de acumular e armazenar conjuntos de informações para serem, posteriormente, combina- dos e processados. Os dados em si são destituídos de sentido ou de significado, pois na realidade, são grupos de símbolos não aleatórios representando quantidades, ações, coisas, etc. Quando um con- junto de dados possui um significado (um conjun- to de números formando uma data ou um conjunto de letras formando uma frase significativa), temos uma informação

INFORMAÇÃO: conjunto de dados com um de- terminado significado. Os números 16, 01 e 46 são, simplesmente, dados sem significado algum que, quando reunidos, significam uma informação: a data de nascimento de uma pessoa muito querida. O significado reduz a incerteza a respeito de algo ou aumenta o conhecimento a respeito de algo. O conceito de informação envolve um processo de redução da incerteza. Na linguagem popular, a ideia de informação está ligada à de novidade e de utilidade, pois a informação é o conhecimento disponível para uso imediato e que permite orien- tar a ação, ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decisões cotidianas. À medida que a so- ciedade se torna mais avançada e complexa, cres- ce proporcionalmente a importância da disponi- bilidade da informação ampla e variada. Do ponto de vista científico, a informação é tudo aquilo que efetua um trabalho lógico sobre a orientação da pessoa em relação ao mundo que a cerca, ou seja, a informação permite uma certa organização do comportamento da pessoa em seu relacionamen- to com o ambiente externo que a envolve. Nesse sentido, a informação é obtida pelos órgãos sen- soriais, por meio de um mecanismo denominado percepção, e é encaminhada através do sistema nervoso ao cérebro humano, onde é devidamente processada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A comunicação, base de qualquer processo administrativo em uma organização, influencia fortemente a imagem institucional, por isso, deve compor o planejamento estratégico da organização. CERTO
ERRADO

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

QUAIS AS FUNÇÕES BÁSICAS DA COMUNICAÇÃO?

A

Segundo Robbins (2005), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

  1. CONTROLE
    A comunicação tem a capacidade de controlar as pessoas de diversas maneiras. Por meio dela é possível informar aos funcionários as regras de hierarquia, o funcionamento e as regras da empresa e as instruções de trabalho. Segundo o autor, a comunicação informal também controla o comportamento, por exemplo: quando um grupo de trabalho hostiliza ou reclama com um membro que está produzindo demais (e, assim, fazendo com que o resto do grupo pareça preguiçoso), esses indivíduos estão se comunicando informalmente e controlando o comportamento do colega.
  2. MOTIVAÇÃO
    Ao esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do desempenho e o que fazer para melhorá-lo, a comunicação facilita a motivação. O estabelecimento de metas específicas, o feedback do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a motivação e requerem comunicação.
  3. EXPRESSÃO EMOCIONAL
    Por meio da comunicação, que ocorre dentro do grupo, é possível que certo membro expresse as próprias frustrações ou os sentimentos de satisfação. A comunicação, portanto, fornece o meio para a expressão emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais.
  4. INFORMAÇÃO
    A comunicação proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para tomar decisões, pois transmite dados para que se identifiquem e avaliem alternativas, revelando papel importante como facilitadora de tomada de decisões.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
EXPLIQUE O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E QUAL OS COMPONENTES?
FONTE (emissor / fonte);
MENSAGEM;
CANAL;
RECEPTOR;
RUÍDO
FEEDBACK;
CODIFICAÇÃO;
A

Ainda segundo Robbins (2005), para que a comunicação se realize, é necessário um propósito, expresso na forma de mensagem a ser transmitida, que passa de uma fonte (o emissor) para um receptor.

A mensagem é codificada (convertida em um formato simbólico) e transmitida por meio de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. O resultado é a transferência de um significado de uma pessoa para outra.

DEFINIÇÕES
1 . Fonte: é a pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma ideia ou informação por meio de uma mensagem. A fonte dá início ao processo e a mensagem pode comunicar in- formação, atitudes, comportamento, conheci- mento ou alguma emoção ao destinatário. A fonte codifica a sua ideia – por meio de pala- vras, gestos, sinais, símbolos, etc., escolhen- do os meios adequados para enviar a mensa- gem, que corresponde à formulação tangível da ideia que é enviada ao destino. A mensa- gem é enviada através de um transmissor, que é o transportador da comunicação.

2 . Transmissor: é o meio ou aparelho usado para codificar a ideia ou significado por meio de uma forma de mensagem. O transmissor codifica ou translata a ideia ou significado por meios verbais, escritos ou não verbais (como símbolos, sinais ou gestos) ou por uma combinação dos três. A codificação é feita no sentido de colocar a informação na forma que possa ser recebida e compreendida pelo destinatário. A codificação permite fazer a mensagem atravessar o canal e alcançar o receptor do destino transmitindo-lhe o significado desejado. Assim, o transmis- sor permite mandar a mensagem até o recep- tor por um sinal que atravesse o canal que os separa fisicamente. A informação codificada constitui uma mensagem, que, se transmitida de uma pessoa para outra, constitui um sinal.

3 . Canal: meio escolhido pelo do qual a mensa- gem flui entre a fonte e o destino. É o espaço ou ambiente que medeia os elementos envol- vidos no processo de comunicação. Pode ser também o meio escrito ou falado utilizado para fluir a mensagem.

  1. Receptor: é o meio ou aparelho que decodifi- ca ou interpreta a mensagem para oferecer um significado percebido. Codificação e decodifi- cação são as fontes potenciais para erros de comunicação, porque conhecimentos, atitu- des e experiências filtram e criam ruído na translação de símbolos para significados. Para tanto, o conhecimento e experiência é impor- tante para que a mensagem possa ser adequa- damente interpretada. Todavia, a mensagem desejada pela fonte e a mensagem percebida pelo destino podem diferir, resultando em dis- torção, pelas seguintes razões:
  2. Destino: é a pessoa, grupo ou organização que deve receber a mensagem e compartilhar do seu significado. Para confirmar a comunica- ção, o destino ou destinatário deve proporcio- nar retroação ou retroinformação.
    6 Ruído: é o termo que indica qualquer distúr- bio indesejável dentro do processo de comu- nicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte ao destino. A informação também sofre uma perda ao ser transmitida. Isso significa que todo sistema de informação possui uma tendência para a entropia. Daí decorre o concei- to de ruído. Quando nenhum ruído é introdu- zido na transmissão, a informação permane- ce constante. Enquanto a entropia determina o grau de desordem no sistema, a informação reduz a incerteza e determina o grau de ordem no sistema. Quanto maior a entropia, tanto maior a desordem e desorganização do siste- ma; quanto maior a informação, tanto maior a ordem e organização do sistema.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

QUAIS OS MODELOS DE COMUNICAÇÃO PROPOSTO POR ADLER?

A

Adler (2002) apresenta dois modelos de comunicação O LINEAR E O TRANSACIONAL

O primeiro deles se refere ao modelo LINEAR, em que a informação segue um caminho direto entre o emissor e o receptor. No entanto, esse modelo não representa de forma precisa a maneira pela qual os indivíduos comunicavam-se face a face, pois concebe a comunicação humana em uma única direção, com os ruídos ocorrendo apenas no início e no fim do processo.

O modelo de comunicação TRANSACIONAL foi desenvolvido para melhor representar como a comunicação ocorre nas interações sociais.
Diferentemente do linear, o modelo transacional considera que na comunicação interpessoal os papéis de emissor e de receptor são exercidos reciprocamente por dois ou mais indivíduos. Esse modelo também leva em consideração a influência de fatores no momento da transmissão da informação, tais como: os ambientes dos interlocutores, os ruídos, os comportamentos dos interlocutores e o feedback.

Diante disso, Adler e Towne (2002) chegaram à seguinte definição de comunicação: Comunicação é um processo transacional contínuo, envolvendo participantes que ocupam ambientes diferentes, mas superpostos, e criando relacionamentos através do intercâmbio de mensagens, muitas das quais são afetadas por ruídos externos, fisiológicos e psicológicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly