2.3 Corte Portuguesa no 🇧🇷 Flashcards
Quando Dom João decidiu elevar o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves?
Dezembro de 1815.
Esse fato marca juridicamente o fim do regime colonial, com a elevação do Brasil ao Reino Unido. O Brasil tornou-se autônomo.
O que mudou na cultura e na sociedade do Rio de Janeiro com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil?
A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade.
O Rio de Janeiro passou a ter uma vida cultural: o acesso aos livros e uma relativa circulação de ideias foram marcas do período. Em setembro de 1808, veio a público o primeiro jornal editado na Colônia; abriram-se também teatros, bibliotecas, academias literárias e científicas.
O Rio de Janeiro recebeu diversos novos habitantes imigrantes, não somente portugueses, mas espanhois, franceses e ingleses, que viriam a formar uma classe média de profissionais e artesãos qualificados.
Antes de 1808, não existia imprensa no Brasil
Qual foi o denominador comum da revolta geral que aconteceu no Nordeste, conhecida como Revolução de 1817? [2]
- O desfavorecimento regional do Nordeste;
- O antilusitanismo.
Qual foi o primeiro jornal brasileiro independente?
O jornal brasileiro independente dessa época, que continha críticas à política portuguesa, era o Correio Brasiliense de Hipólito José da Costa, editado em Londres entre 1808 e 1822.
Antes de 1808, não existia imprensa no Brasil
Qual foi o primeiro jornal brasileiro?
O primeiro jornal brasileiro foi A Gazeta do Rio de Janeiro. Tinha caráter quase oficial e estava sujeito, como todas as demais publicações, a uma comissão de censura encarregada de “examinar os papéis e livros que se mandassem publicar e fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes”.
Antes de 1808, não existia imprensa no Brasil
Quando Dom João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas?
Em 28 de janeiro de 1808.
Quando a família Real veio para o Brasil?
Em 1808.
Quando foi assinado o Tratado de Navegação e Comércio e quais eram os signatários?
Foi assinado entre Portugal e Inglaterra em fevereiro de 1810.
conhecido como tratados desiguais. Esse e os outros foram revogados apenas em 1844.
C ou E?
A abertura dos portos foi aceita tranquilamente por toda a sociedade portuguesa.
Item errado! ❌
Os comerciantes portugueses em Lisboa e no Rio de Janeiro não ficaram nada satisfeitos em perder o exclusivo colonial. Já os produtores rurais de açúcar e algodão, principalmente, ficaram satisfeitos.
O que determinava o decreto de 1808, assinado por Dom João? [3]
- Determinava que o livre comércio seria limitado aos portos de Belém, São Luís, Recife, Salvador e Rio de Janeiro;
- O comércio de cabotagem (entre portos da Colônia) seria reservado a navios portugueses;
- O imposto sobre produtos importados foi reduzido de 24% para 16% para os navios portugueses.
C ou E?
A presença da Corte na Colônia implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração.
Item certo! ✅
Retirado de Boris
Com o objetivo de anexar a Banda Oriental ao Brasil, Dom João VI realizou duas intervenções militares, em 1811 e a partir de 1816. A derrota de Artigas — principal figura na luta pela independência uruguaia — garantiu aos portugueses a posse da região e a incorporação da Banda Oriental ao Brasil, em 1821, com o nome de Província Cisplatina. C ou E?
Item certo! ✅
Retirado de Boris
O que mudou na Política Externa com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil?
A transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil mudou o quadro das relações internacionais no contexto da América do Sul:
- a política externa de Portugual passou a ser decidida na Colônia, instalando-se no Rio de Janeiro o Ministério da Guerra e Assuntos Estrangeiros;
- além de realizar uma expedição à Guiana Francesa, incentivada pela Inglaterra, a Coroa concentrou sua ação na área do Prata, especificamente na Banda Oriental — atual Uruguai —, região onde espanhóis e portugueses se chocavam desde as últimas décadas do século XVII;
- com o objetivo de anexar a Banda Oriental ao Brasil, Dom João VI realizou duas intervenções militares, em 1811 e a partir de 1816. A derrota de Artigas — principal figura na luta pela independência uruguaia — garantiu aos portugueses a posse da região e a incorporação da Banda Oriental ao Brasil, em 1821, com o nome de Província Cisplatina. Entretanto, os conflitos no Prata estavam longe de terminar.
As relações com a Inglaterra depois da abertura dos portos e os tratados assinados [3].
A Inglaterra 🏴 passou a controlar cada vez mais o mercado colonial brasileiro pois Portugal 🇵🇹 e suas colônias estavam sendo protegidos pela esquadra britânica fazendo com que Portugal 🇵🇹 tivesse pouco campo de manobra para negociar com a Inglaterra 🏴.
📍Tratado de Navegação e Comércio (1810) = tarifa a ser paga sobre as mercadorias inglesas exportadas para o Brasil foi fixada em 15%. Com isso, os produtos ingleses ficaram em vantagem até com relação aos portugueses — que pagavam 16%;
📍Tratado de Aliança e Amizade (1810) = a Coroa portuguesa se obrigava a limitar o tráfico de escravos aos territórios sob seu domínio e prometia vagamente tomar medidas para restringi-lo;
📍Tratado de 1815 = assinado durante o Congresso de Viena. Portugal concordava com a cessação do tráfico ao norte do equador. Em princípio, deveria assim terminar o tráfico de escravos da Costa da Mina para o Brasil. Uma cláusula adicional ao tratado concedeu à Inglaterra o “direito de visita” em alto mar a navios suspeitos de transportar cativos, autorizando sua apreensão.
Conhecidos como tratados desiguais. Foram revogados apenas em 1844.
Qual foi a repercussão da abertura dos portos em Portugal?
A abertura dos portos da Colônia contrariou os interesses dos comerciantes portugueses e provocou grandes protestos tanto no Rio de Janeiro quanto em Lisboa. O príncipe Dom João teve que fazer algumas concessões (= Decreto de 1808).
O que a abertura dos portos representou para o Brasil?
O Rio de Janeiro se tornou o porto de entrada dos produtos manufaturados ingleses, com destino não só ao Brasil como ao Rio da Prata e à costa do Pacífico. A abertura dos portos favoreceu também os proprietários rurais produtores de bens destinados à exportação (açúcar e algodão, principalmente) pois haviam se livrado do monopólio comercial da Metrópole, podendo vender a quem quer que fosse, sem as restrições impostas pelo sistema colonial.
O que foi a abertura dos portos?
Em termos práticos, foi o fim do sistema colonial e a legalização do contrabando existente entre a Colônia e a Inglaterra. Dom João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas em 28 de janeiro de 1808, sendo que naquele momento a expressão “nações amigas” significava a Inglaterra. Além disso, Portugual estava ocupado pelas tropas francesas e o comércio não podia ser feito por lá. Por isso, a Coroa resolveu legalizar o extenso contrabando existente entre a Colônia e a Inglaterra e receber os tributos devidos, abrindo os portos do Brasil.
Qual foi o papel da Grã-Bretanha na vinda da família Real para o Brasil?
A Grã-Bretanha concedeu proteção à Portugual. Entre 25 e 27 de novembro de 1807, centenas de pessoas embarcaram em navios portugueses rumo ao Brasil sob a proteção da frota inglesa.
Por que o Príncipe Dom João, regente de Portugal, decidiu-se pela transferência da Corte portuguesa para o Brasil?
Para fugir das tropas francesas comandadas por Napoleão que ameaçavam invadir Portugal (por conta do seu relacionamento com a Inglaterra e por Portugal não ter cumprido o bloqueio continental imposto por Napoleão à Inglaterra).
A partir da vinda da família real para o Brasil, ocorreu uma reviravolta nas relações entre a Metrópole e a Colônia. C ou E?
Item certo! ✅
Uma cláusula adicional ao tratado assinado em 1815 concedeu à Inglaterra o “direito de vista” em alto-mar a navios suspeitos de transportar cativos, autorizando sua apreensão. C ou E?
Item certo! ✅
Durante o Congresso de Viena, em 1815, Portugal assinou um novo tratado com a Inglaterra, concordando com a cessação do tráfico ao norte do equador. Por isso, o tráfico de escravos da Costa da Mina para o Brasil deveria ter terminado, o que não ocorreu. Pelo contrário, o tráfico se tornou maior do que era no início do século. C ou E?
Item certo! ✅
O que determinava o Tratado de Aliança e Amizade e quando ele foi assinado?
Ele foi assinado em 1810, junto com o Tratado de Navegação e Comércio.
Neste Tratado de Aliança, Portugal obrigava-se a limitar o tráfico de escravos aos territórios sob seu domínio e prometia vagamente tomar medidas para restringi-lo.
Tratado revogado em 1844
Por que Portugal assinou decretos que davam grandes vantagens à Inglaterra?
Porque Portugal 🇵🇹 estava ameaçado pelas tropas de Napoleão Bonaparte e a Inglaterra 🏴 estava garantindo proteção à Portugal 🇵🇹 e às suas colônias.
Os tratados desiguais foram revogados em 1844.
O que determinava o Tratado de Navegação e Comércio, assinado entre Portugal e Inglaterra, em 1810?
Tarifa de 15% sobre as mercadorias inglesas exportadas para o Brasil.
Tratado revogado em 1844
Explique o direito à extraterritorialidade judicial concedida por Portugual aos ingleses com a claúsula de nação mais favorecida.
Os ingleses tinham o direito de eleger um “juiz conservador” — eleito pelos ingleses e nomeado pelo príncipe — que tornava-os livres da jurisdição legal portuguesa no território da Colônia.
informações retiradas do Manual da Funag
Quais foram as três medidas iniciais que reconfigurariam a situação econômica da América portuguesa com a transmigração da Corte para a Colônia?
1) A revogação do álvara de 1785 que proíbia as manufaturas na Colônia, em 1808;
2) A abertura dos portos em 1808;
3) Os tratados desiguais estabelecidos com a Inglaterra em 1810.
O álvara de 1785 foi decretado pela mãe de D. João, a D. Maria.
Os tratados desiguais com a Inglaterra só foram revogados em 1844.
C ou E?
Dentre as manufaturas estabelecidas por D. João, destacam-se a Fábrica de Pólvora, a Casa da Moeda, a própria Imprensa Régia e as medidas de pesquisa, comandadas pelo Barão de von Eschwege na região de Minas Gerais, que levariam ao estabelecimento de manufaturas e ao desenvolvimento da mineração de metais não preciosos.
Item certo! ✅
Ao longo desse período, já fica clara certa vocação industrialista que se tornará forte nas legislaturas parlamentares nos anos de 1820 e 1830. Tal vocação havia sido prejudicada quando, em 1785, D. Maria proibiu as manufaturas na Colônia. Pouco mais de vinte anos depois, seu filho, como príncipe regente e residente, passa a incentivar abertamente as manufaturas, tornando o próprio Estado português transmigrado um grande investidor no setor secundário.
informações retiradas do Manual da Funag
C ou E?
Para bancar as reformas joaninas, as novas instituições do Império transmigrado, vai se recorrer à extração fiscal pura e simples, sobretudo com as do Nordeste. Estas se sentem ainda mais prejudicadas por estarem pagando a conta sem os benefícios da proximidade com o poder.
Item certo! ✅
Havia um imposto particularmente revoltante, que era o imposto sobre a iluminação pública, quase inexistente em Recife, mas pago pelos recifenses para iluminar o Rio de Janeiro. Tal exemplo é ilustrativo do quadro pré-revolucionário que se desenhava.
- Quadro pré-revolucionário = está falando da Revolução Pernambucana de 1817.
informações retiradas do Manual da Funag
Única grande rebelião provincial durante o período joanino. Estamos falando de qual revolução?
Da Revolução Pernambucana, em 1817
História do Brasil
Quando D. João tornou-se D. João VI?
Em 1816, depois da morte de sua mãe, D. Maria. Dom João governou como príncipe regente por duas décadas. Foi coroado no Brasil, pois a Corte estava transmigrada.