2.3 Corte Portuguesa no 🇧🇷 Flashcards
Quando Dom João decidiu elevar o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves?
Dezembro de 1815.
Esse fato marca juridicamente o fim do regime colonial, com a elevação do Brasil ao Reino Unido. O Brasil tornou-se autônomo.
O que mudou na cultura e na sociedade do Rio de Janeiro com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil?
A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade.
O Rio de Janeiro passou a ter uma vida cultural: o acesso aos livros e uma relativa circulação de ideias foram marcas do período. Em setembro de 1808, veio a público o primeiro jornal editado na Colônia; abriram-se também teatros, bibliotecas, academias literárias e científicas.
O Rio de Janeiro recebeu diversos novos habitantes imigrantes, não somente portugueses, mas espanhois, franceses e ingleses, que viriam a formar uma classe média de profissionais e artesãos qualificados.
Antes de 1808, não existia imprensa no Brasil
Qual foi o denominador comum da revolta geral que aconteceu no Nordeste, conhecida como Revolução de 1817? [2]
- O desfavorecimento regional do Nordeste;
- O antilusitanismo.
Qual foi o primeiro jornal brasileiro independente?
O jornal brasileiro independente dessa época, que continha críticas à política portuguesa, era o Correio Brasiliense de Hipólito José da Costa, editado em Londres entre 1808 e 1822.
Antes de 1808, não existia imprensa no Brasil
Qual foi o primeiro jornal brasileiro?
O primeiro jornal brasileiro foi A Gazeta do Rio de Janeiro. Tinha caráter quase oficial e estava sujeito, como todas as demais publicações, a uma comissão de censura encarregada de “examinar os papéis e livros que se mandassem publicar e fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes”.
Antes de 1808, não existia imprensa no Brasil
Quando Dom João decretou a abertura dos portos do Brasil às nações amigas?
Em 28 de janeiro de 1808.
Quando a família Real veio para o Brasil?
Em 1808.
Quando foi assinado o Tratado de Navegação e Comércio e quais eram os signatários?
Foi assinado entre Portugal e Inglaterra em fevereiro de 1810.
conhecido como tratados desiguais. Esse e os outros foram revogados apenas em 1844.
C ou E?
A abertura dos portos foi aceita tranquilamente por toda a sociedade portuguesa.
Item errado! ❌
Os comerciantes portugueses em Lisboa e no Rio de Janeiro não ficaram nada satisfeitos em perder o exclusivo colonial. Já os produtores rurais de açúcar e algodão, principalmente, ficaram satisfeitos.
O que determinava o decreto de 1808, assinado por Dom João? [3]
- Determinava que o livre comércio seria limitado aos portos de Belém, São Luís, Recife, Salvador e Rio de Janeiro;
- O comércio de cabotagem (entre portos da Colônia) seria reservado a navios portugueses;
- O imposto sobre produtos importados foi reduzido de 24% para 16% para os navios portugueses.
C ou E?
A presença da Corte na Colônia implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia, mas a marca do absolutismo acompanharia a alteração.
Item certo! ✅
Retirado de Boris
Com o objetivo de anexar a Banda Oriental ao Brasil, Dom João VI realizou duas intervenções militares, em 1811 e a partir de 1816. A derrota de Artigas — principal figura na luta pela independência uruguaia — garantiu aos portugueses a posse da região e a incorporação da Banda Oriental ao Brasil, em 1821, com o nome de Província Cisplatina. C ou E?
Item certo! ✅
Retirado de Boris
O que mudou na Política Externa com a vinda da Corte portuguesa para o Brasil?
A transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil mudou o quadro das relações internacionais no contexto da América do Sul:
- a política externa de Portugual passou a ser decidida na Colônia, instalando-se no Rio de Janeiro o Ministério da Guerra e Assuntos Estrangeiros;
- além de realizar uma expedição à Guiana Francesa, incentivada pela Inglaterra, a Coroa concentrou sua ação na área do Prata, especificamente na Banda Oriental — atual Uruguai —, região onde espanhóis e portugueses se chocavam desde as últimas décadas do século XVII;
- com o objetivo de anexar a Banda Oriental ao Brasil, Dom João VI realizou duas intervenções militares, em 1811 e a partir de 1816. A derrota de Artigas — principal figura na luta pela independência uruguaia — garantiu aos portugueses a posse da região e a incorporação da Banda Oriental ao Brasil, em 1821, com o nome de Província Cisplatina. Entretanto, os conflitos no Prata estavam longe de terminar.
As relações com a Inglaterra depois da abertura dos portos e os tratados assinados [3].
A Inglaterra 🏴 passou a controlar cada vez mais o mercado colonial brasileiro pois Portugal 🇵🇹 e suas colônias estavam sendo protegidos pela esquadra britânica fazendo com que Portugal 🇵🇹 tivesse pouco campo de manobra para negociar com a Inglaterra 🏴.
📍Tratado de Navegação e Comércio (1810) = tarifa a ser paga sobre as mercadorias inglesas exportadas para o Brasil foi fixada em 15%. Com isso, os produtos ingleses ficaram em vantagem até com relação aos portugueses — que pagavam 16%;
📍Tratado de Aliança e Amizade (1810) = a Coroa portuguesa se obrigava a limitar o tráfico de escravos aos territórios sob seu domínio e prometia vagamente tomar medidas para restringi-lo;
📍Tratado de 1815 = assinado durante o Congresso de Viena. Portugal concordava com a cessação do tráfico ao norte do equador. Em princípio, deveria assim terminar o tráfico de escravos da Costa da Mina para o Brasil. Uma cláusula adicional ao tratado concedeu à Inglaterra o “direito de visita” em alto mar a navios suspeitos de transportar cativos, autorizando sua apreensão.
Conhecidos como tratados desiguais. Foram revogados apenas em 1844.
Qual foi a repercussão da abertura dos portos em Portugal?
A abertura dos portos da Colônia contrariou os interesses dos comerciantes portugueses e provocou grandes protestos tanto no Rio de Janeiro quanto em Lisboa. O príncipe Dom João teve que fazer algumas concessões (= Decreto de 1808).