2 O processo de independência Flashcards
Qual foi o papel de José Bonifácio na independência do Brasil?
Importantíssimo. José Bonifácio foi chefe do novo ministério criado por Dom Pedro depois do “dia do fico”. Juntamente com seus irmãos - Antônio Carlos e Martim Francisco -, foi figura central da política brasileira naqueles anos. Juntamente com a princesa Leopoldina, Bonifácio foi responsável por enviar à Dom Pedro, que estava em viagem por São Paulo, as notícias de que os decretos do príncipe regente haviam sido revogados por Portugal, de que a sua volta era exigida imediatamente e que os ministros estavam sendo acusados de traição. Com isso, Dom Pedro decidiu romper definitivamente com Portugal e proclamar a independência, com o Grito do Ipiranga, às margens do Riacho Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Ficou claro o interesse de José Bonifácio em apressar a independência e fazer de São Paulo o cenário da ruptura final.
Bonifácio foi o grande articulador dos interesses difusos da elite brasileira junto ao príncipe.
Como se deu o retorno de dom João VI, e o “fico” de dom Pedro?
Dom João VI retornou à Portugal em abril de 1821 temendo perder o trono. Em seu lugar, ficava como príncipe regente seu filho Pedro, futuro Dom Pedro I.
Entre fins de setembro e outubro de 1821, novas medidas tomadas pelas Cortes fortaleceram no Brasil a opção pela independência, até aí apenas esboçada. Decidiu-se transferir para Lisboa as principais repartições instaladas no Brasil por Dom João VI, destacaram-se novos contingentes de tropas para o Rio de Janeiro e Pernambuco e, ponto decisivo, determinou-se a volta para Portugal do príncipe regente. Com isso, o “partido brasileiro” concentrou seus esforços no objetivo de conseguir a permanência de Dom Pedro no Brasil. A decisão do príncipe de ficar no país, solenizada no “dia do fico” (9 de janeiro de 1822), representou a escolha de um caminho sem retorno.
Quais eram os conflitos entre as elites lusas e as elites brasileiras, por volta de 1820?
A elite lusa desejava o retorno do rei Dom João VI à Portugal e a subordinação do Brasil à Metrópole, se possível de acordo com os padrões do sistema colonial. Por sua vez, a elite brasileira se opunha a isso e ao retorno do rei à Portugal.
É possível dizer que a Revolução de 1820 irrompida em Portugal influenciou, de certa forma, a independência do Brasil?
Sim, totalmente.
O que acontecia em Portugal dois anos antes da independência do Brasil?
Uma revolução liberal inspirada nas ideias ilustradas (= Iluminismo).
A revolução irrompeu em agosto de 1820, no contexto de disseminação das ideias liberais pós-1815 contra o Congresso de Viena.
Essa revolução ocorreu por conta de uma profunda crise na vida portuguesa:
→ crise política, causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo;
→ crise econômica, resultante em parte da liberdade de comércio de que se beneficiava o Brasil;
→ crise militar, consequência da presença de oficiais ingleses nos altos postos do exército e da preterição de oficiais portugueses nas promoções.