2 Representação, métodos e técnicas de desenho. Flashcards
No que se refere à técnica de sombreamento nos desenhos
técnicos de arquitetura e urbanismo:
A o ponto de luz é a imagem natural projetada de uma área sombreada de um objeto ou edifício.
B as sombras em desenho de três dimensões isométricas apresentam linhas que convergem para um ponto de fuga.
C o fenômeno da penumbra ocorre quando um corpo emite a luz que recebeu de outro corpo, logo, uma fonte primária de luz.
D a sombra de um cilindro sobre um plano horizontal é representada pelo perfil corrediço de suas arestas distribuidoras, ou seja, projeta-se à sombra dos pontos que definem seu diâmetro.
E a sombra de uma figura plana em um plano paralelo é diferente da figura em tamanho, em forma e em orientação.
Letra D
Assinale a opção correta relativa às normas que regulam e organizam o desenho técnico.
A O corte de desvio representa uma parte da peça ou do projeto,
cortada para localizar um detalhe.
B A cotagem deve ser localizada nas plantas, nos cortes e nos detalhes.
C A cotagem pode ser representada em legendas fora do desenho.
D O meio-corte é a peça cortada em toda a extensão por mais de um plano de corte.
E As vistas auxiliares são as vistas mais importantes de uma peça e devem ser utilizadas como vista frontal ou principal.
Letra B
Assinale a opção correta, de acordo com a norma NBR 16636-2/2017, que trata da elaboração e do desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos.
A O projeto de licenciamento é a fase seguinte ao projeto executivo de arquitetura, quando todos os documentos
técnicos forem finalizados.
B São documentos opcionais da fase de projeto executivo de arquitetura: planilhas orçamentárias; perspectivas; maquetes e
fotografias.
C Detalhes de áreas molhadas e de elementos da edificação e seus componentes técnicos não são obrigatórios no projeto executivo de arquitetura e devem ser apresentados na etapa seguinte.
D São documentos técnicos obrigatórios da fase de anteprojeto arquitetônico: planta geral de implantação, planta com as
diretrizes de terraplenagem, plantas dos pavimentos, plantas das coberturas, cortes, fachadas e detalhes principais.
E Organograma, recomendações gerais, plantas e elevações em escalas convenientes devem ser apresentados na fase de programa de necessidades do projeto arquitetônico.
Letra D
A ) O projeto para licenciamento é a fase seguinte ao Anteprojeto Arquitetonico e Estudo preliminar dos projetos. complementares. Pro. Executivo é uma fase posterior.
B) Planilha orçamentária é um item obrigatório do Projeto executivo - maquetes, fotografias e perspectivas são opicionais
C) Ambientes especiais (incluindo banheiros e cozinha - áreas molhadas), assim como detalhes de elementos da edificação são obrigatórios na fase de proj. executivo.
D) CORRETA
E) Não é obrigatório a apresentação de plantas e elevações na fase de programa de necessidades.
O desenho técnico tem por objetivo abstrair no plano os objetos tridimensionais ou a imaginação de uma
configuração física ainda não existente com a finalidade única de representação da forma; para a solução de problemas que envolvam qualquer tipo de poliedro, será necessário o uso da geometria descritiva.
Correto.
O desenho técnico tem a finalidade de representar formas tridimensionais em um plano bidimensional, e a geometria descritiva é fundamental para resolver problemas relacionados a poliedros e outras formas espaciais.
Representar a arquitetura em linhas bidimensionais ou tridimensionais significa concentrar-se nas descontinuidades de cores e materiais, dos limites, das silhuetas, das bordas e das linhas de intersecção; as informações relativas ao espaço arquitetônico e às suas propriedades ficam implícitas, devendo ser literalmente compreendidas nas entrelinhas.
Certo.
A representação arquitetônica utiliza símbolos, convenções e técnicas que demandam uma interpretação do desenho para compreender completamente o espaço arquitetônico. No contexto específico da arquitetura e dos métodos de desenho, pode-se argumentar que certas propriedades do espaço arquitetônico não estão explicitamente representadas, mas devem ser interpretadas a partir das convenções gráficas e técnicas utilizadas.
A geometria descritiva permitiu a evolução da normatização do desenho técnico como método de representação dos objetos tridimensionais sobre a superfície bidimensional do papel.
Verdadeiro. A geometria descritiva foi fundamental para o desenvolvimento do desenho técnico, normatizando a representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais.
O desenvolvimento dos métodos de representação em perspectiva incentivou os arquitetos a explorar além das linhas bidimensionais para representar os espaços tridimensionais, de modo que os projetos arquitetônicos passaram a ser tratados como composições representadas por meio de suas projeções no plano.
Verdadeiro. A perspectiva revolucionou a representação arquitetônica, permitindo que os arquitetos explorassem e representassem os espaços tridimensionais de maneira mais realista.
A abstração em representação técnica bidimensional da realidade tridimensional envolve a lógica de posição dos planos de projeções, paralelo ou ortogonal aos eixos de coordenadas e as projetantes paralelas aos planos de coordenadas.
Verdadeiro. A abstração bidimensional de uma realidade tridimensional requer uma lógica específica de posicionamento dos planos de projeção e das linhas projetantes em relação aos eixos de coordenadas.
A linha contínua com zigue-zagues estreita é utilizada preferencialmente como linha de interrupção, de hachura, de referência e de chamadas, e em limite de cortes ou vistas.
Correção: Falso. A linha contínua com zigue-zagues estreita, também chamada de linha de interrupção, é utilizada para representar que a parte de um desenho foi omitida ou para indicar a interrupção de uma vista ou corte. Linhas de hachura, referência e chamadas utilizam outros tipos de linha.
A perspectiva cônica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.
Correção: Falso. Na perspectiva cônica, os objetos sofrem distorções devido ao ponto de fuga, ou seja, as proporções do comprimento, largura e altura não são mantidas como no objeto real.
As principais etapas da fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos são: programa geral de necessidades; levantamento de informações preliminares; estudo de viabilidade do projeto arquitetônico; anteprojeto; projeto executivo; e projeto completo de edificação
Errado.
São 12 etapas na fase de ELABORAÇÃO:
- levantamento de dados para arquitetura
- programa de necessidades de arquitetura
- estudo de viabilidade de arquitetura
- anteprojeto arquitetônico
- estudo preliminar dos projetos complementares
- projeto para licenciamentos
- anteprojetos complementares
- projeto executivo arquitetônico
- projetos executivos complementares
- projeto completo de edificação
- as built
O estudo do plano de massas abrange o momento de decisão acerca das formas, dos estudos esquemáticos, dos volumes básicos e dos vazios que compõem as alternativas de implantação.
Verdadeiro. O plano de massas envolve decisões sobre formas, volumes básicos e vazios, compondo diferentes alternativas de implantação do projeto arquitetônico.
O programa geral de necessidades consiste no conjunto sistematizado de necessidades humanas, socioambientais e funcionais do contratante, objetivando a materialização do projeto.
Certo. O programa geral de necessidades é o documento que sistematiza as necessidades do cliente, incluindo aspectos humanos, socioambientais e funcionais, sendo um guia para a elaboração do projeto - fase de preparação.
A projeção ortográfica no primeiro diedro é organizada da seguinte maneira: vista superior — acima; vista inferior — abaixo; vista lateral esquerda — à esquerda; vista lateral direita — à direita; e vista posterior — à direita ou à esquerda, conforme conveniência.
Correção: Falso. Na projeção ortográfica do primeiro diedro, a vista superior fica abaixo da vista frontal, a vista lateral esquerda fica à direita e a vista lateral direita fica à esquerda. A vista posterior fica na parte oposta à vista frontal.
Em geometria descritiva, constroem-se as figuras por orientação geométrica, ponto por ponto, em função das respectivas coordenadas referentes aos planos de projeção; em desenho técnico, as vistas, os contornos e as arestas visíveis são desenhados com linha contínua larga.
Correção: Verdadeiro. Na geometria descritiva, as figuras são construídas ponto por ponto com base nas coordenadas, e no desenho técnico as linhas contínuas largas são usadas para contornos e arestas visíveis.
A ABNT recomenda que a representação bidimensional do objeto por meio de desenhos técnicos deva estar no primeiro diedro; neste, o objeto se situa entre o observador e o plano de projeção.
Correção: Verdadeiro. De acordo com a ABNT, a representação no primeiro diedro é recomendada, onde o objeto está entre o observador e o plano de projeção.
A representação ortográfica é obtida por meio de projeções convergentes de um objeto cujas faces devam estar posicionadas de forma oblíqua em relação ao plano coordenado de modo a se obter a verdadeira grandeza das faces, sobre um ou mais planos de projeção.
Correção: Falso. A representação ortográfica é obtida por projeções ortogonais (e não convergentes) e as faces do objeto são posicionadas paralelas ou perpendiculares aos planos de projeção para obter a verdadeira grandeza.
Programa de necessidades é um processo do projeto arquitetônico que documenta ambientes, metragens e itens que expressam as necessidades do cliente.
Certo
Manutenção é o conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo da vida útil projetada do edifício, para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes, em busca de atender as necessidades e a segurança dos seus usuários.
Correção: Verdadeiro. A manutenção visa garantir a conservação ou recuperação da capacidade funcional dos edifícios e seus sistemas ao longo de sua vida útil, atendendo às necessidades e à segurança dos usuários, conforme descrito na NBR 16636-1:2017 e NBR 16636-2:2017.
O cadastro como construído, ou as built, é etapa destinada a documentar os materiais especificados, os requisitos de desempenho planejados e os locais de sua aplicação na obra, em consonância com a legislação pertinente.
Errado.
As linhas tracejadas são utilizadas para representar objetos que estão além do plano do desenho, ao passo que as linhas de projeção, formadas por traço e dois pontos, são utilizadas para representar projeções importantes, como pavimentos superiores, marquises, balanços.
Certo.
Linha tracejada estreita é utilizada para representar arestas e contornos não visíveis.
Linha traço e dois pontos são utilizadas para cantos antes da conformação, contornos de peças adjacentes, detalhes situados ANTES do plano de corte, linhas de centro de gravidade, posição-limite de peças móveis, posições de pavimentos em balanço, marquises e beirais.
Nos projetos executivos, as fachadas devem conter a indicação de cotas verticais e de cotas de nível acabado.
Errado.