1. Teoria e história da arquitetura e urbanismo Flashcards
Na década de 1930, o arquiteto Lucio Costa apresentou o projeto vencedor do concurso para anteprojetos da nova sede
do então denominado Ministério da Educação e Saúde, no centro do Rio de Janeiro.
Errado.
O projeto vencedor não foi executado. Lúcio Costa apresentou um projeto encomendado.
A primeira expressão da arquitetura moderna construída no Brasil se observa na tipologia residencial, na casa do arquiteto Gregori Warchavchick, por ele projetada.
Certo
Concebida pelo urbanista Lucio Costa, Brasília foi originalmente estruturada em zonas e setores, posteriormente
interpretados em quatro grandes escalas: monumental, residencial, gregária e bucólica.
Certo
A colonização brasileira foi marcada pelo protagonismo de estrangeiros de diferentes nacionalidades, que trouxeram consigo grande diversidade cultural que se refletiu em todas as áreas do conhecimento e das artes, entre elas o paisagismo. A esse respeito, julgue o item a seguir.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi concebido com a função de reunir e aclimatar espécies de interesse estritamente ornamental trazidas pelos europeus em atendimento aos desejos da corte portuguesa.
ERRADA.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi concebido com a função de reunir e aclimatar espécies de interesse estritamente ornamental
( SEU OBJETIVO ERA CULTIVAR ESPÉCIES E PRODUZIR CARVÃO) trazidas pelos europeus em atendimento aos desejos da corte portuguesa.
A colonização brasileira foi marcada pelo protagonismo de estrangeiros de diferentes nacionalidades, que trouxeram consigo grande diversidade cultural que se refletiu em todas as áreas do conhecimento e das artes, entre elas o paisagismo. A esse respeito, julgue o item a seguir.
Maurício de Nassau, em meados do século XVII, empreendeu nas cidades de Maceió e São Luiz o primeiro projeto de arborização urbana no Brasil com árvores frutíferas trazidas da Europa, como limoeiros e laranjeiras.
Errada.
Cidades de Recife e Olinda.
Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.
Uma característica marcante nas obras de Burle Marx é a integral comunhão entre arquitetura e paisagismo: ele partia de princípios artísticos clássicos, mas os transformava em traçados totalmente abstratos.
CORRETA.
Além da integração entre arquitetura e paisagismo, as obras de Burle Marx também são caracterizadas pelo uso de plantas nativas como as da Amazônia e do Cerrado.
Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.
Ainda nos primeiros séculos do Brasil colonial, o vidro era artigo de luxo, por isso era comum utilizar nas janelas postigos, pequenas portinholas fixadas nas folhas principais para auxiliar na iluminação e na vigilância.
A alternativa está correta. De fato, o uso do vidro nas esquadrias era para iluminação ou vigia, e no início era artigo de luxo, se tornando mais comum a partir do século XVIII.
Além de outras fontes de inspiração, o projeto do Plano Piloto de Brasília sofreu influências dos princípios da Carta de Atenas (1933), que, resultante das reflexões do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), definiu quatro funções-chave para o espaço urbano: habitar, trabalhar, divertir-se e circular. O documento propõe ainda a separação radical, nas áreas congestionadas, entre o caminho dos pedestres e o dos veículos mecânicos.
Tendo como referência as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item a seguir.
As quatro escalas do Plano Piloto de Brasília — habitacional, gregária, bucólica e monumental —, por suas características singulares que propiciam diferentes interações humanas, correspondem às quatro funções-chave propostas na Carta de Atenas.
ERRADA.
As quatro escalas do Plano Piloto de Brasília — habitacional (RESIDENCIAL) , gregária, bucólica e monumental —, por suas características singulares que propiciam diferentes interações humanas, correspondem às quatro funções-chave propostas na Carta de Atenas (As escalas de Brasília vão além das funções expressas na Carta de Atenas, retratando uma relação entre forma, função e simbologia).
Com relação à circulação viária, o projeto urbanístico de Brasília não seguiu fielmente os ditames da Carta de Atenas: embora haja uma hierarquização das vias e dos caminhos para pedestres, não há no Plano Piloto uma separação radical entre estes e os veículos, pois Lúcio Costa considerou que o automóvel não seria mais um inimigo inconciliável do homem.
A alternativa está correta, enquanto a Carta de Atenas propõe uma separação entre o carro e o pedestre de forma mais radical, Lucio Costa no seu Plano Piloto de Brasília entende que o automóvel não é um inimigo do homem, podendo assim coexistir, desta forma, ele decide separá-los, mas “sem perder de vista”.
Arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e com determinada intenção. […] A intenção plástica é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.
Lúcio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 246 (com adaptações).
É razoável pensar que as criações do homem se realizam em função de seu corpo, e aí está o princípio a que chamamos utilidade, ou tendo em vista sua alma, e aí está o que ele persegue sob o nome de beleza. Mas, por outro lado, aquele que constrói ou cria, atento ao resto do mundo e ao movimento da natureza, deve reconhecer um terceiro princípio: este o obriga a tentar comunicar às suas obras a resistência que ele quer que elas oponham ao seu destino de perecer. Procura então a solidez ou a duração.
Paul Valéry. Eupalinos ou o arquiteto. São Paulo: Editora 34, p. 137-9 (com adaptações).
Considerando os textos precedentes, julgue o item a seguir.
Os dois textos apresentados abordam aspectos que remetem à tríade enunciada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: utilitas, venustas e firmitas.
A alternativa está correta, quando no texto fala sobre a organização do espaço está citando o utilitas - utilidade, que é a correta utilização dos espaços; quando fala da intenção plástica está trazendo o venustas - beleza, manter a proporção dos elementos; e quanto fala de resistência e solidez está falando de firmitas - solidez, escolha criteriosa dos materiais e a solidez dos alicerces da edificação.
A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.
O antropocentrismo é um dos elementos caracterizadores do Renascimento.
Certo.
No período renascentista se pensa o homem como centro das coisas, pois os seres humanos seriam a principal criação de Deus.
As características do desenho urbano das cidades medievais
incluem
A. um rigoroso traçado em quadrícula, com ruas largas e cruzamentos em linhas retas.
B a lógica espacial fundamentada por dois eixos Norte-Sul e Leste-Oeste, denominados de cardo e decumano.
C os ideais absolutistas com eixos viários em efeitos perspectivos.
D a dominância de ruas estreitas, com habitações lindeiras às ruas, e ponto focal caracterizado por uma igreja verticalizada.
E a lógica da cartilha de divisões das funções habitar, trabalhar, recrear e circular.
Letra D
Os elementos da arquitetura de Le Corbusier são pilotis, planta livre, fachada livre, janela em fita e terraço jardim. No que se refere à janela em fita, esta:
A surge para facilitar a elevação do prédio do chão.
B facilita a comunicação direta entre o dentro e o fora, ou seja, traz a paisagem para dentro da casa.
C facilita a independência das paredes em relação à estrutura, o que permite a flexibilização do espaço.
D transfere o solo ocupado pelo prédio para cima.
E possibilita a introspecção do espaço, o que fundamenta o conceito de domesticidade da casa.
Letra B
Algumas organizações espaciais configuram decisões de partidos
gerais em arquitetura e urbanismo, entre as quais se incluem a central, a linear, a radial, a malha e os aglomerados. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A A organização em malha segue uma lógica desorganizada e linear.
B Os fluxos nas organizações espaciais centrais são lançados para o exterior do partido arquitetônico.
C Os fluxos, na organização radial, direcionam-se ao centro do partido arquitetônico.
D A organização aglomerada segue uma lógica geométrica que não é rígida, com elementos formais da composição geral
diferentes entre si.
E Os fluxos da organização em malha são disciplinados em direção a uma linha.
Letra D
Os trabalhos de conservação e restauração devem ser acompanhados de uma documentação precisa, sob a forma de relatórios analíticos e críticos, ilustrados com desenhos e fotografias.
Correção: Verdadeiro.
A Carta de Veneza enfatiza a importância de uma documentação detalhada e precisa dos trabalhos de conservação e restauração, incluindo relatórios analíticos e críticos, desenhos e fotografias.