2. Polícia judiciária militar Flashcards

CPPM, art. 7º ao 8º

1
Q

Conforme o CPPM, o inquérito policial militar deve findar em qual prazo?

A

=> 20 dias se estiver preso, 40 (+ 20) se estiver solto.
…………………………
CPPM, art. 20. O inquérito deverá terminar dentro em 20 DIAS, se o indiciado estiver preso, contado esse prazo a partir do dia em que se executar a ordem de prisão; ou no prazo de 40 DIAS, quando o indiciado estiver solto, contados a partir da data em que se instaurar o inquérito.

Prorrogação de prazo
§ 1º
Este último prazo poderá ser prorrogado por mais 20 dias pela autoridade militar superior, desde que não estejam concluídos exames ou perícias já iniciados, ou haja necessidade de diligência, indispensáveis à elucidação do fato. O pedido de prorrogação deve ser feito em tempo oportuno, de modo a ser atendido antes da terminação do prazo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

C ou E:

Em determinada organização militar, um major cometeu crime militar e o comandante da unidade, dada a indisponibilidade de oficial de posto superior ao do indiciado, designou outro major, o mais antigo da unidade, para apurar os fatos por meio de IPM. Nessa situação, o ato de designação deverá ser considerado nulo: o IPM só poderá ser conduzido por oficial de posto superior ao do indiciado.

A

Errado! É possível que o IPM seja conduzido por oficial de mesmo posto, desde que mais antigo. É o que diz o art. 7º do CPPM e seus parágrafos relevantes:

Art. 7º A polícia judiciária militar é exercida nos termos do art. 8º, pelas seguintes autoridades, conforme as respectivas jurisdições:
(…)
§ 2º Em se tratando de delegação para instauração de inquérito policial militar, deverá aquela recair em oficial de posto superior ao do indiciado, seja este oficial da ativa, da reserva, remunerada ou não, ou reformado.
§ 3º Não sendo possível a designação de oficial de posto superior ao do indiciado, poderá ser feita a de oficial do mesmo posto, DESDE QUE MAIS ANTIGO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

C ou E:

Na hipótese de o indiciado ser oficial do Exército e estar na situação de inatividade, a autoridade policial militar poderá delegar um oficial da ativa do mesmo posto do indiciado para ser o encarregado do inquérito policial militar, observado o critério de antiguidade.

A

Errado! Essa hipótese configura-se como uma exceção quanto ao critério da antiguidade, conforme o CPPM:

Art. 7º A polícia judiciária militar é exercida nos termos do art. 8º, pelas seguintes autoridades, conforme as respectivas jurisdições:
§ 4º Se o indiciado é oficial da reserva ou reformado, não prevalece, para a delegação, a antiguidade de posto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly