1. Ética e moral Flashcards

1
Q

ÉTICA E MORAL

Importância do Estudo da Ética

A

SINGULAR: INDIVIDUAL

PARTICULAR: PARTES DE TODO

UNIVERSAL: TODOS (AS)

UNIVERSAL VINCULA TODO MUNDO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

ÉTICA E MORAL

Conceito de Ética

ÉTICA SE REFERE AO ESTUDO REFLEXIVO DAQUILO QUE É BOM PARA A NOSSA SOCIEDADE.

A

Origem etimológica (do grego “ethos”, que significa caráter, costume); MODO DE VIDA

Estudo filosófico sobre os princípios que regem o comportamento humano;

Aplicação prática em códigos de conduta e normativas sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

ÉTICA E MORAL

Sentidos da Ética

A

Um primeiro significado é o de casa ou morada (algo que é próprio de todo ser humano);

O segundo é de hábito ou comportamento que resulta da repetição constante;

✓ O ethos é a morada humana, fruto do hábito que deriva da experiência acumulada pelo indivíduo e a tradição, e que se faz de modo planejado para atingir certos fins ou valores.

Diferentes sentidos de “ética“ ENAP
Primeiro sentido: conjunto de normas e valores de uma tradição social.

Ethos:
*casa/morada
*hábito/comportamento

  1. Conjunto de valores/normas – socialmente difundidos
  2. Toda sociedade possui seu conjunto de valores, sua ética
  3. Algo inerente ao ser humano x animais.

Segundo sentido: a Ética como área de estudo(filosofia)
* Teorias éticas ( em especial : Aristóteles, Kant e Stuart Mill)

Terceiro Sentido de Ética: conduta racionalmente justificável.

  • mesmo uma ação sendo socialmente estabelecida, ela pode ser
    eticamente condenável “Furar fila e empregar parentes em funções públicas sem concurso”
  • o que é ético no primeiro sentido (conduta baseada em normas e valores socialmente sancionados) pode não ser ético nesse terceiro sentido.
  • uma ação é considerada eticamente correta se for justificada
    racionalmente. “Todo mundo faz assim” no significa que esteja correto eticamente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

ÉTICA E MORAL

Conceito de Moral

A
  1. Origem etimológica (do latim “mores”, que significa costumes, hábitos).
  2. Conjunto de valores, crenças e normas seguidas por um indivíduo ou grupo social.
  3. Variação de acordo com a cultura, sociedade e período histórico.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

ÉTICA E MORAL

Etimologia (origem):
Ética – grego – ethos – costumes, valores, hábitos, tradições;
Moral – latim – mos, moris, mores – costumes, valores, hábitos, tradições

“Ética” e “moral” são palavras de raízes históricas diferentes.

A

ATENÇÃO:

A respeito do aspecto etimológico, as bancas costumam confundir essas informações a respeito da etimologia de ética e moral, trocando as origens de cada palavra, por exemplo.

*moral para o primeiro sentido de ética a conduta estabelecidos e difundidos socialmente.

*ética para a conduta justificável racionalmente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

ÉTICA E MORAL

Diferenças entre Ética e Moral

A

Ética
Origem: Filosófica, baseada em princípios racionais;
Flexibilidade: Universal e atemporal, busca princípios gerais;
Aplicação: Códigos de conduta, normas profissionais;
Objetivo: Analisar criticamente os princípios morais.

Moral
Origem: Cultural, baseada em costumes e tradições;
Flexibilidade: Relativa e mutável conforme o contexto social;
Aplicação: Regras do cotidiano, valores pessoais;
Objetivo: Determinar o que é certo ou errado em uma sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

ÉTICA E MORAL

Diferenças entre Ética e Moral

A
  • A ética estuda a moral, e determina o que é bom, e a partir deste ponto de vista, como se deve agir. Ou seja, é a teoria ou a ciência do comportamento moral.
  • Ética e moral são discutidos com igual significado. No entanto, em um nível intelectual, enquanto que “a moral tende a ser particular, pela concretude de seus objetos, a ética tende a ser universal, pela abstração de seus princípios”.
  • Ética é reflexiva.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

ÉTICA E MORAL

FILOSOFIA (CONCEITO)

A

A Ética é a ciência que estuda a moral, isto é, a ciência que faz uma análise sobre os comportamentos que as pessoas adotam no contexto de relações intersubjetivas e coletivas. A Ética possibilita pensar, refletir, ponderar e analisar os comportamentos adotados e, a partir disso, reforçar a continuidade desses comportamentos ou decidir modificá-los, dado o contato com grupos distintos da sociedade.

A moral está presente na prática social, isto é, exerce-se a moral no dia a dia, no contexto coletivo.
A moral é cultural e temporal, ou seja, varia conforme o momento histórico vivido e de acordo com a sociedade na qual os indivíduos estejam inseridos. Uma mesma conduta pode ser moralmente aceitável por um indivíduo e reprovável por outro indivíduo, dado o
seu caráter de mutabilidade, subjetividade e variabilidade que ela apresenta.
Diz-se que a moral é mutável porque ela depende do senso moral dos indivíduos, isto é, do conjunto de virtudes e vícios, valores positivos e negativos, que todos os seres humanos possuem. Pessoas que frequentam, em grande parte, os mesmos ambientes podem possuir muitos pontos de conexão com relação aos seus conceitos de valores positivos e negativos, mas ainda assim podem ter, e naturalmente têm, pontos distintivos com relação ao outro,
dadas as suas experiências individuas.
A moral é cultural, temporal, variável, mutável, e, ainda, concreta porque está no âmbito de comportamento e atitude. Ademais, a moral é objeto de estudo da ciência Ética.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

ÉTICA E MORAL

FILOSOFIA (CONCEITO)

A

GRAVAR PARA PROVA

ÉTICA:
Ciência
Teoria
Objetiva
Abstrata
Universal
Imutável

MORAL:
Objeto de estudo
Prática
Subjetiva
Concreta
Cultural/temporal
Mutável

MORAL
Bem -> virtudes
Mal -> vícios

Princípios -> valores -> atitudes: -> virtudes ou valores.

As bancas costumam inverter as palavras referentes a cada coluna de ética e moral apresentadas no quadro acima. Atente-se também aos sinônimos que podem ser empregados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

ÉTICA E MORAL

Relação entre Ética e Moral

A

Relação entre Ética e Moral:

A moral influencia a ética e vice-versa.
A ética pode questionar e reformular normas morais obsoletas.
Exemplos práticos no serviço público e na vida em sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

ÉTICA E MORAL

Alguns Conceitos Importantes

A

Aético: Refere-se a algo ou alguém que não leva em consideração princípios éticos, seja por desconhecimento ou indiferença. Ex: Inteligência artificial.

Amoral: Diz respeito à ausência de moralidade, ou seja, à falta de noção sobre o que é certo ou errado dentro de um contexto moral.

Imoral: Relaciona-se a condutas que vão contra os princípios morais estabelecidos por uma sociedade ou grupo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

ÉTICA E MORAL

Ética Normativa

A

Ética -> Ética normativa ->
*Axiológica
*Estudo dos valores
*Deontológica
*Estuda teoria do dever

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

ÉTICA E MORAL

QUESTÕES:

  1. Considerando a relação entre ética, moral e função pública, julgue o item a seguir.

Agir moralmente pressupõe necessariamente a realização de uma
reflexão ética, buscando-se a consistência dos valores e os fundamentos das ações.

A

GABARITO E) ERRADO

Agir moralmente pressupõe necessariamente a realização de uma reflexão ética, buscando-se a consistência dos valores e os fundamentos das ações.

Essa parte grifada se refere a ética, que é reflexão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

ÉTICA E MORAL

QUESTÕES:

  1. Julgue o próximo item, relativo a ética, moral, democracia e
    cidadania.
    O reconhecimento das concepções morais e sua legitimidade estão dissociados do ambiente social em que elas foram construídas.
A

GABARITO E) ERRADO

O reconhecimento das concepções morais e sua legitimidade estão dissociados do ambiente social em que elas foram construídas.

Essa parte grifada está incorreta, pelo contrario estão associados ao ambiente social em que elas foram construídas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

ÉTICA E MORAL

A

RESUMO

A moral corresponde à primeira classificação de ética proposta pela ENAP, sendo definida como a socialização de valores e de comportamentos socialmente incorporados.
Já a ética relaciona-se à concepção de conduta racionalmente justificável. Sob o enfoque filosófico, a ética é entendida como a ciência, enquanto a moral se apresenta como objeto de estudo; a moral manifesta-se na prática, e a ética permanece no campo teórico.
A ética é universal e abrangente, ao passo que a moral adquire uma perspectiva particular de grupo ou sociedade, caracterizando-se como cultural, temporal e mutável.
A ética baseia-se em princípios universais e inquestionáveis. No contexto da administração pública, tais princípios encontram respaldo na Constituição Federal, e, em âmbito global, estão presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O conceito de princípios é mais amplo, universal e relacionado à ética, enquanto valores são subjetivos, variáveis e vinculados ao entendimento moral.
Os princípios surgiram dos valores, desenvolvendo-se ao longo do tempo. Em contextos de conflitos, como guerras mundiais, consolidou-se a necessidade de formular padrões universais que garantissem a coexistência humana, independentemente de cultura ou sociedade. Foi a partir dessa convergência que se originou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

ÉTICA E MORAL

Mário Sérgio Cortella

A

CORTELLA

Ética deriva do grego ethos. Filosoficamente significava “morada do humano” – lugar onde habita, casa, marca, caráter (característica como marca). Desse modo, Ethos é a fronteira entre o humano e a natureza. Animais agem por instinto e nós, por autonomia. Desse modo, o ser humano age por consciência, reflete antes de agir.
Assim, deve buscar em sua consciência – liberdade (responsabilidade de ações).

A autonomia, definida como “liberdade esclarecida”, situa ética e moral no campo da ação consciente, ao passo que a lei e o direito permanecem na heteronomia, impondo regras externas que moldam o comportamento por meio de sanções. Nesse contexto, indivíduos que carecem de vocação para a coletividade agem conforme a lei apenas pelo temor de sanções, e não por um compromisso ético com o bem comum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

ÉTICA E MORAL

Adolfo Sánchez Vázquez

A

Adolfo Sánchez Vázquez define ética como a ciência do comportamento moral dos seres humanos em sociedade. Classifica-a como ciência por possuir objeto, leis e métodos próprios.
O objeto de estudo da ciência ética é a moral, alinhando-se à concepção de Mário Sérgio Cortella, que trata da relação entre “dever” e “poder” éticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

ÉTICA E MORAL

RIOS:

A

RIOS:

A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a dimensão moral do comportamento do homem. […] A moral, em uma determinada sociedade, indica o comportamento que deve ser considerado bom e mau. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade presente nos valores. (2011, p. 34)
A ética, além dessa distinção entre o bem e o mal, busca o fundamento dos valores que orientam esses comportamentos, considerando a historicidade presente nos valores.
Essa historicidade reflete a variabilidade e a mutabilidade dos valores ao longo da vida, à medida que o indivíduo é exposto a contextos diferentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

ÉTICA E MORAL

PARA BITTAR:

A

PARA BITTAR:

Conceituar ética já leva à conclusão de que ela não se confunde com a moral, pese embora aparente identidade etimológica de significado. Éthos, em grego e mos, em latim, querem dizer costumes. Nesse sentido, a ética seria uma teoria dos costumes. Ou melhor, a ética é a ciência dos costumes. Já a moral não é ciência, senão objeto da ciência. Como ciência, a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis. (Apud Nalini,1999, p. 34)
A historicidade presente nos valores refere-se à variabilidade e à mutabilidade dos valores ao longo da vida, influenciados pelos diferentes contextos aos quais o indivíduo é exposto. Inicialmente, o ambiente familiar modela o comportamento, mas, ao entrar no contexto escolar, o contato com novos referenciais pode modificar certas atitudes.

Eduardo Bittar define a ética como distinta da moral, apesar de ambas, etimologicamente, estarem relacionadas a costumes, com a ética originando-se do grego e a moral, do latim. A ética seria, assim, uma teoria dos costumes e a ciência dos comportamentos, enquanto
a moral é o objeto de estudo da ciência ética. A ética busca extrair dos fatos morais os princípios gerais, amplos e universais aplicáveis a esses comportamentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

ÉTICA E MORAL

Ética x moral x direito

A

Ética x moral x direito

AUTONOMIA e HETERONOMIA

Reale:

A teoria do mínimo ético, consiste em dizer que o Direito
representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para
que a sociedade possa sobrevier. Como nem todos podem ou
querem realizar de maneira espontânea, mas como as violações são
inevitáveis, é indispensável que se impeça, com mais vigor e rigor, a
transgressão dos dispositivos que a comunidade considerar
indispensável à paz social.” Dizemos, então, que o Direito é heterônomo, visto ser posto por terceiros aquilo que juridicamente
somos obrigados a cumprir.” Este é outro ponto de diferença entre
Direito e Moral, sendo o primeiro cumprido, muita das vezes de
forma coercitiva e o segundo de forma voluntária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Questões de concursos

  1. Moral, vocábulo herdado do latim, e ética, do grego, identificam conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas.
A

GABARITO C) CERTO

  1. Moral, vocábulo herdado do latim, e ética, do grego, identificam conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta que se espera que sejam adotadas.

Moral, termo de origem latina, e ética, de origem grega, referem-se a conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta esperadas. Esse enunciado inicial faz referência à etimologia, abordando a origem dos termos. Ao tratar de etimologia, são analisadas as raízes das palavras “ética” e “moral”.
Porém, ao ultrapassar a análise etimológica e de significado, o texto ingressa no campo da filosofia, em que se começa a abordar o conceito propriamente dito. Nessa transição, ocorre a distinção entre as palavras que se referem à moral e as que se associam à ética.
Ao mencionar “conceitos que exprimem um conjunto de regras de conduta esperadas”, observa-se a necessidade de diferenciar as abordagens. Quando o enunciado se refere a “conduta”, direciona-se ao campo da moral, que se relaciona com comportamentos esperados.
Já o termo “conceito” remete à ética, pois esta se constitui como um ramo da filosofia. A ética proporciona o conceito e a fundamentação filosófica que delineiam os princípios tanto da ética quanto da moral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Questões de concursos

2 A ética e a moral não são sinônimas, sendo esta última objeto de estudo da primeira, que, por sua vez, poderia ser definida como ciência da moral.

A

GABARITO C) CERTO

2 A ética e a moral não são sinônimas, sendo esta última objeto de estudo da primeira, que, por sua vez, poderia ser definida como ciência da moral.

É importante destacar que ética e moral não são sinônimas, sendo a moral mais próxima como objeto de estudo da ética. A ética é uma ciência que analisa a moral.
Toda ciência necessita de um objeto de estudo, e o objeto da ciência ética é a moral. Portanto, pode-se afirmar que a ética é a ciência da moral.
Além disso, diversos teóricos mencionados anteriormente corroboram essa definição, caracterizando a ética como a ciência que analisa e reflete sobre o comportamento social, sendo a ciência dos costumes e dos hábitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Questões de concursos

3 A ética é mutável e está diretamente relacionada com as práticas culturais.

A

GABARITO E) ERRADO

3 A ética é mutável e está diretamente relacionada com as práticas culturais.

A ética, assim como as práticas culturais, é mutável, variável, cultural e temporal, características que também se aplicam à moral. Essa análise demonstra a relevância do quadro comparativo apresentado, que auxilia na compreensão das distinções entre ética e moral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Questões de concursos

4 A ética é imprecisa para a definição dos valores e juízos que norteiam a moral.

A

GABARITO E) ERRADO

4 A ética é imprecisa para a definição dos valores e juízos que norteiam a moral.

A ética, enquanto ciência, é objetiva e realiza uma análise clara sobre o que deve ou não ser feito. Portanto, não se pode afirmar que a ética é imprecisa para a definição dos valores e juízos que orientam a moral. A ética estuda os fundamentos dos valores utilizados no exercício de comportamentos e atitudes, o que contraria a ideia de imprecisão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Questões de concursos 5 Por serem habituais, frequentes e racionalmente justificáveis, as ações socialmente estabelecidas são sempre eticamente aceitas.
GABARITO E) ERRADO 5 Por serem habituais, frequentes e racionalmente justificáveis, as ações socialmente estabelecidas são sempre eticamente aceitas. Embora essas ações possam ser habituais e justificáveis, não se pode concluir que sejam sempre eticamente válidas. A habitualidade não garante a aceitação ética. Para que uma ação seja eticamente aceita, é necessário um exame mais profundo, pois nem todas as ações frequentes e justificáveis se qualificam como condutas éticas. O uso da palavra “sempre” torna a afirmação equivocada. Por exemplo, a prática de jogar lixo no chão pode ser considerada aceitável em algumas culturas, mas, ao se analisar de forma ampla, esse comportamento é refutado, uma vez que é reconhecido coletivamente como incorreto.
26
Questões de concursos 6 Enquanto a ética trata do conjunto de regras de uma sociedade, a moral se volta ao seu estudo teórico, razão pela qual esta foi alçada a princípio constitucional da administração pública.
GABARITO E) ERRADO 6 Enquanto a ética trata do conjunto de regras de uma sociedade, a moral se volta ao seu estudo teórico, razão pela qual esta foi alçada a princípio constitucional da administração pública. A moral não realiza um estudo teórico da ética; essa função é atribuída à ética. Além disso, a moral em si não é um princípio constitucional. O que é reconhecido como princípio constitucional é o princípio da moralidade, conforme discutido anteriormente.
27
Questões de concursos 07. A ética pode ser entendida como uma escolha embasada em um conjunto de valores pessoais.
GABARITO E) ERRADO 07. A ética pode ser entendida como uma escolha embasada em um conjunto de valores pessoais. A ética possui uma perspectiva coletiva, enquanto a moral tende a apresentar uma análise ou abordagem mais individualizada, relacionada a um grupo ou a uma sociedade específica.
28
Questões de concursos 08. O objeto de estudo da ética é o comportamento moral dos homens em sociedade
GABARITO C) CERTO 08. O objeto de estudo da ética é o comportamento moral dos homens em sociedade. A ética estuda a moral, que se refere ao comportamento social dos indivíduos.
29
Questões de concursos 09. Escolhas embasadas na lei podem ser legais, mas não necessariamente éticas.
GABARITO C) CERTO 09. Escolhas embasadas na lei podem ser legais, mas não necessariamente éticas. O cumprimento da lei não implica automaticamente em uma conduta eticamente aceitável. O fato de uma escolha ser legal não a torna ética, especialmente no contexto da administração pública e na vida cotidiana. A obediência à lei pode ser motivada pelo temor de consequências, como a recepção de notificações de trânsito, mas isso não caracteriza uma pessoa como ética. A verdadeira ética está relacionada à vocação para a coletividade, que se manifesta na autonomia de escolha, em ações realizadas de forma prévia, livre, responsável, consciente e autônoma.
30
Questões de concursos 10. A conduta ética é racionalmente justificável e praticada de forma autônoma.
GABARITO C) CERTO 10. A conduta ética é racionalmente justificável e praticada de forma autônoma. A conduta ética deve ser fundamentada em justificativas racionais, refletindo um entendimento consciente das ações realizadas. Além disso, a autonomia na prática da ética implica a capacidade de agir segundo princípios éticos próprios, sem imposições externas. A origem dessa definição pode ser atribuída ao material da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que serve como referência para a discussão sobre ética na administração pública.
31
Questões de concursos 11. A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar: a) A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indivíduos que não mantêm relações interpessoais. b) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter. c) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. d) A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro. e) Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz.
GABARITO LETRA C) c) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. ALTERNATIVAS COMENTADAS: a) A ética não pode ser aplicada em um contexto isolado, já que seu entendimento está intrinsicamente ligado à convivência social. b) A palavra moral deriva do latim mores e não do grego mos. c) Virtus significa uma qualidade inerente à natureza humana e envolve praticar o bem com responsabilidade e liberdade. d) A moral é influenciada por fatores sociais e históricos, e existe uma variação entre os conceitos morais de diferentes grupos, que refletem as particularidades culturais e temporais. e) Investigações científicas sobre realidades sociais são de competência da ética, que estuda esses aspectos, enquanto a moral é o foco da investigação, não seu agente.
32
Questões de concursos 12. Marque a alternativa na qual a correlação entre ética e moral está invertida e, portanto, incorreta. a) ÉTICA Princípio MORAL Aspectos de condutas específicas b) ÉTICA Permanente MORAL Temporal c) ÉTICA Prática MORAL Teoria d) ÉTICA Universal MORAL Cultural
GABARITO LETRA c) ÉTICA Prática MORAL Teoria 12. Marque a alternativa na qual a correlação entre ética e moral está invertida e, ***portanto, incorreta***. a) A moral articula-se mais com valores, enquanto a ética relaciona-se com princípios que são universais e abrangentes. b) A moral é influenciada por fatores culturais e temporais, enquanto a ética é considerada universal e atemporal. c) Na verdade, a ética é a teoria que fundamenta os princípios morais, enquanto a moral se manifesta na prática das condutas. d) A moral varia conforme o contexto cultural e temporal, enquanto a ética tende a ser considerada como um conjunto de princípios universais.
33
Questões de concursos 13. Analise a figura a seguir: A imagem expressa que: I – Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível. II – Há um movimento intrínseco entre ética e moral. III – Pode-se tratar ética e moral como antônimos. É correto o que se afirma em: a) III, apenas. b) I, apenas. c) I e II, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.
GABARITO LETRA D) II, apenas. II – Há um movimento intrínseco entre ética e moral. QUESTÃO: A imagem expressa que: I – Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível. II – Há um movimento intrínseco entre ética e moral. III – Pode-se tratar ética e moral como antônimos. ALTERNATIVAS COMENTADAS I – A moral é a prática que materializa os princípios éticos. Portanto, a interdependência entre ética e moral é fundamental, sendo o equilíbrio essencial para a ação. II – Ambos os conceitos estão interligados e interdependentes, apesar de suas definições distintas. III – Na realidade, ética e moral são conceitos complementares, e a relação entre eles não pode ser reduzida a uma oposição.
34
Questões de concursos 14. “A sociedade passa por grave crise de valores, caracterizada pela falta de decoro, de respeito pelo outro e de limites” (E-TEC BRASIL, 2020). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I – O cidadão que cumpre a lei é, necessariamente, um sujeito ético. II – O que é legal nem sempre é ético. III – A lei é o mínimo da ética. É correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II e III, apenas c) III, apenas. d) I, II e III. e) II, apenas.
GABARITO LETRA E) II, apenas. II – O que é legal nem sempre é ético. QUESTÃO: I – O cidadão que cumpre a lei é, necessariamente, um sujeito ético. II – O que é legal nem sempre é ético. III – A lei é o mínimo da ética. ALTERNATIVAS COMENTADAS: I – Cumprir a lei não implica automaticamente em agir de maneira ética, pois a ética envolve uma reflexão mais profunda sobre as ações e suas consequências na coletividade. II – A legislação pode conter normas que não refletem princípios éticos, como leis que atendem a interesses particulares sem considerar o bem comum. III – A lei representa o mínimo da moral, estabelecendo comportamentos socialmente aceitáveis para a convivência, enquanto a ética exige uma conduta que vá além do cumprimento da legislação, visando o bem coletivo.
35
Questões de concursos 15. A respeito da ética e da moral, julgue os itens seguintes. I – A ética tem como objeto de estudo o pensamento acerca das ações humanas e dos seus fundamentos. II – Toda organização social humana possui uma moral, revelada por regras de conduta e comportamento que variam ao longo da história. III – A moral, ao contrário da ética, não comporta análise de subjetividade dos comportamentos, razão pela qual seu estudo deve ser dissociado de dimensões psicológicas do indivíduo. Assinale a opção correta. a) Apenas os itens I e II estão certos. b) Apenas os itens I e III estão certos. c) Apenas os itens II e III estão certos. d) Todos os itens estão certos.
GABARITO LETRA A) Apenas os itens I e II estão certos. QUESTÃO: I – A ética tem como objeto de estudo o pensamento acerca das ações humanas e dos seus fundamentos. II – Toda organização social humana possui uma moral, revelada por regras de conduta e comportamento que variam ao longo da história. III – A moral, ao contrário da ética, não comporta análise de subjetividade dos comportamentos, razão pela qual seu estudo deve ser dissociado de dimensões psicológicas do indivíduo. ALTERNATIVAS COMENTADAS: I – A ética investiga as ações adotadas no contexto coletivo, fornecendo um norte para comportamentos e atitudes. II – As práticas sociais, comportamentos, costumes e hábitos revelam regras de conduta que variam ao longo da história, refletindo a evolução dos valores sociais. III – A moral é, de fato, mutável e variável, dependendo de contextos culturais e sociais. Portanto, a moral não deve ser dissociada das dimensões psicológicas do indivíduo, uma vez que os valores morais podem ser influenciados por fatores subjetivos e individuais.
36
Teorias Éticas
Teorias Éticas ***Ética Geral*** analisa e estuda as normas sociais que atingem toda a coletividade. Abordagem ampla e mais abrangente– o conjunto de preceitos ACEITOS numa determinada cultura, época e local, com maioria predominante. Aética geral : base e fundamento para ética aplicada. ***Ética Aplicada*** apreciação de normas morais e códigos de ética relacionados ao comportamento de grupos, coletividades, categorias de pessoas. Leva em conta o interesse específico por ramo de atividade ou grupo de pessoas envolvido. Ex: ética ecológica, profissional, familiar, política e empresarial. ***Ética profissional (deontologia)*** ligada à ação laboral, somada à ação moral. Parte da ética aplicada e se destina a verificar as normas que comandam o relacionamento humano nas atividades profissionais.
37
Teorias Éticas
Para Bittar, a ética pode ser dividida em ramos: ***ética normativa*** (estudo das normas sociais) “O que alguém deve fazer?” ***metaética*** ( estudo crítico dos sistemas éticos). “O que é o bem?” OBS: A normativa pode ser agrupada em teorias! *composta por várias correntes de pensamento, inseridas em contextos histórico-filosóficos distintos.
38
Teorias Éticas
***Corrente relativista e empirista:*** a norma moral é mutável, convencional e subjetiva (varia conforme a época e o lugar, sendo fruto da vontade humana); ***Corrente absolutista e apriorista:*** moral universal e objetiva (imutável no tempo e no espaço). ***A melhor doutrina***: absoluta autonomia da vontade, fazer o que quiser, justificando atos pela moral subjetiva, é ilógico, irracional e perigoso. O relativismo ético é um grande risco para a humanidade.
39
Teorias Éticas Bittar (2009)
Bittar (2009): Todas as éticas, sejam quais forem suas orientações, premissas , engajamentos e preocupações, sempre elegem “o melhor” como sendo a finalidade do comportamento humano. Toda postura ética assume uma espécie do que seja “o melhor” para o direcionamento da ação humana, e , uma vez eleita, segue a trilha e a orientação traçadas para sua realização, assumindo riscos do caminho e das consequências. As concepções éticas de povos , civilizações, gerações...alteram-se ao sabor dos tempo. Não há uma única ética para todos os povos em todos os tempos; toda construção ética se opera de acordo com a axiologia de uma cultura e de um tempo( ao mesmo tempo em que os cristãos pregavam uma consciência ecumênica na na Europa do séc. XV, os canibais na América devoravam seus inimigos de guerra.
40
Teorias Éticas Classificações Bittar (2009)
Classificações Bittar (2009): ***Teleológicas*** (eudemonistas-felicidade e hedonistas-prazer) - atingir um fim como a felicidade, bem-estar, utilidade – Sócrates, Platão , Aristóteles, Hume, Bentham, Stuart Mill. ***Deontológicas*** ( consciência do dever) ética de Kant.
41
Teorias Éticas Classificações García Maynez
Classificações García Maynez classifica as teorias éticas de acordo com suas especificidades, dividindo as em ética dos bens, ética dos valores, ética empírica e ética formal. A ética empírica inclui, por exemplo, o utilitarismo, enquanto a ética formal é representada pelo imperativo categórico de Immanuel Kant. A ética dos valores pode ser associada à ética cristã, e a ética dos bens é exemplificada por Aristóteles. 1. Dos Bens(fins) 2. Dos Valores 3. Empírica 4. Formal A ***ética dos bens***, conforme García Máynez, defende que algo é ético quando se alcança um bem supremo ou um bem maior. Para muitos teóricos, esse bem é a felicidade. Aristóteles, em sua ética, considera que o bem está ligado à virtude, que é alcançada por meio da justa medida, ou seja, o meio termo entre vícios e excessos. A ***ética dos valores*** pode ser vista como uma oposição à perspectiva do dever. Nessa abordagem, não há um dever preexistente que deve ser seguido independentemente das consequências. Em vez disso, parte-se da premissa de que existe um valor superior ao dever, como exemplificado pela ética cristã, que se baseia nos valores do cristianismo. A ***ética empírica***, por sua vez, é uma ética pragmática, voltada para a utilidade. Essa ética é denominada a posteriori, pois analisa inicialmente as situações práticas para, posteriormente, elaborar uma teoria explicativa para essas situações. Em oposição, a ***ética formal*** é uma ética a priori, pois define um dever a ser cumprido antes mesmo que situações concretas aconteçam no mundo. O dever a ser seguido é independente das modificações pragmáticas que possam ocorrer, sendo aplicado de forma universal, independentemente do contexto ou momento histórico. As teorias empíricas podem ser divididas em quatro vertentes: ética anarquista, ética utilitarista, ética ceticista e ética subjetivista. Contudo, o foco será dado apenas àquelas mais recorrentes em provas, especialmente à ética utilitarista, que é um ramo da ética empírica, conforme a classificação de García Máynez. Esse ponto será importante para a compreensão das questões cobradas. García Máynez afirma que a ética dos bens, também chamada de ética dos fins ou ética teleológica, é uma das vertentes mais relevantes, sendo caracterizada pela busca de um fim específico. Teóricos da Antiguidade Clássica, como Sócrates, Platão e Aristóteles, estão agrupados nesse tipo de teoria. A ***ética de bens, dos fins, ou teleológica***, é contrária ao relativismo. Portanto, ***estabelece um valor fundamental***, ou “télos”, um ***fim último*** que é estabelecido como parâmetro ou meta a ser atingida pelo ser humano. “O ***supremo bem da vida*** consistirá na realização do fim própria da criatura humana".
42
Teorias Éticas Classificações ARISTÓTELES
Classificações ARISTÓTELES Propõe uma ética teleológica. O fim da ação é a felicidade(eudaimonia) a partir da justa medida. A virtude é o meio-termo entre extremos dos vícios por excesso e por deficiência. Desse modo, o bem supremo é a virtude da felicidade. A virtude, assim, precisa ser buscada em contexto coletivo, por meio do exercício da cidadania. Tornando-se , desse modo, um hábito – construído a partir da repetição. Ao tratar da diferença entre virtudes intelectuais e virtudes morais frisou a necessidade de haver controle dos instintos. A mediania seria atingida quando as intelectuais se sobreporem às morais. Não se pode esquecer do fato de , para Aristóteles, o homem é um ser essencialmente político. Ética e política estão associadas e a cidadania deve ser direcionada à justiça.
43
Questões de concursos 01. Um indivíduo está buscando inspiração para prosseguir nos seus estudos e se depara com um pensamento aristotélico assim desenvolvido: trata-se do produto dos usos e costumes; ela não existe nos homens naturalmente, pois nada do que é natural se adquire pelo costume. Nesse caso, a referência do filósofo grego está relacionada à: a) interpretação natural. b) virtude moral. c) cosmologia universal. d) integração social. e) percepção individual.
GABARITO LETRA b) virtude moral. Inicialmente, é importante observar que o enunciado estabelece que o conceito abordado é adquirido por meio do hábito, não sendo inato. Tal conceito é construído a partir da convivência social ou dos estudos realizados ao longo do tempo. Nesse contexto, a análise conduz à virtude, pois as virtudes são construídas por meio do hábito. É importante lembrar que se classificam as virtudes em dois tipos principais: as virtudes morais, que são emocionais, instintivas e adquiridas pelo hábito, e as virtudes intelectuais, que são racionais e desenvolvidas por meio da cognição e da instrução.
44
Questões de concursos 02. O pensamento aristotélico clássico advoga em favor de que desequilíbrios nas relações devem ser superados por meio do reconhecimento de que a razão haverá de assistir a somente um dos lados.
GABARITO E) ERRADO O pensamento aristotélico clássico defende que os desequilíbrios nas relações devem ser superados por meio do reconhecimento da razão como elemento que orienta a busca pela justa medida, o meio-termo. Na resolução de conflitos, a perspectiva aristotélica propõe soluções que contemplem os interesses de forma mais coletiva, considerando que o ser humano é um ser político inserido em uma coletividade e que o exercício da cidadania requer essa abordagem. Não se parte do pressuposto de favorecer exclusivamente um dos lados, mas de buscar a mediação e a resolução equilibrada do conflito. Esse conceito foi abordado, por exemplo, em questões aplicadas no Ministério Público da União, relacionadas à figura do juiz e à necessidade de atuar com justiça. Pergunta-se se o juiz deve tomar partido em favor de um dos lados da lide. A resposta é negativa. O papel do juiz é buscar uma composição que melhor atenda aos interesses da sociedade e da coletividade. Mesmo que uma das partes tenha a percepção de derrota, a justa medida e o meio-termo buscados pela magistratura devem considerar os impactos da decisão de forma ampla. A atuação judicial deve evitar a prevalência de um lado em detrimento do outro e buscar o equilíbrio adequado entre os opostos, promovendo uma solução que privilegie o bem coletivo.
45
Questões de concursos 03. Segundo Aristóteles, a excelência intelectual é produto do hábito, enquanto a excelência moral é produto da instrução e da reflexão.
GABARITO E) ERRADO Atente-se para a possibilidade de inversão dos conceitos na questão.
46
Questões de concursos 04. Para Aristóteles, o homem justo é assim avaliado não por uma conduta reiterada, mas por seu agir a cada momento, que sempre revela uma oportunidade para a observância da ética.
GABARITO E) ERRADO É importante lembrar que Aristóteles considera que as virtudes decorrem de uma conduta reiterada e repetitiva, adquirida por meio do hábito.
47
Questões de concursos 05. Em Aristóteles, virtudes são disposições de caráter, isto é, a inclinação ao bom comportamento diante de algo que afete.
GABARITO C) CERTO Inclinação ao bom comportamento refere-se à predisposição para algo positivo. Virtude é definida como um valor positivo, uma disposição de caráter voltada para a prática do que é certo, bom e correto.
48
Questões de concursos 06. O agir virtuoso impõe que as virtudes morais sejam controladas pelas virtudes intelectuais.
GABARITO C) CERTO O agir virtuoso requer que as virtudes morais sejam controladas pelas virtudes intelectuais. Para alcançar a justa medida em relação às virtudes, é necessário que a racionalidade prevaleça sobre os instintos e as emoções. Assim, as virtudes morais devem ser orientadas pelas virtudes intelectuais, desenvolvidas por meio da instrução e da cognição.
49
Questões de concursos 07. As virtudes morais são fundamentadas na razão, na temperança e na verdade, sendo, por isso, superiores às virtudes intelectuais.
GABARITO E) ERRADO As virtudes morais estão relacionadas às emoções, enquanto as virtudes baseadas na razão são as virtudes intelectuais.
50
Questões de concursos 08. As virtudes intelectuais são baseadas nas paixões e nas vontades, movimentos espontâneos do caráter humano.
GABARITO E) ERRADO Conforme mencionado na questão anterior, as virtudes morais estão relacionadas às emoções, enquanto as virtudes intelectuais são baseadas na razão, na temperança e na verdade. Portanto, o item está incorreto.
51
Teorias Éticas
“Singelamente, ética empírica é aquela que pretende derivar seus princípios da mera observação dos fatos”, narra Nalini (p. 27). Enfatiza-se o exame da vida moral, como o homem realmente é, em seu estado natural. Mas, cada cabeça, uma sentença. Aí, resvala-se no relativismo e no subjetivismo moral. As quatro vertentes da ética empírica são: a) ética anarquista; b) ética utilitarista; c) ética ceticista; d) ética subjetivista.
52
Teorias Éticas
Bittar(2009), ética empírica: da realidade para a teorização. Procura por condutas mais benéficas, aos indivíduo /grupo. Útil - finalidade máxima. Algo é bom quando útil. Aqui, fins justificam meios. Felicidade depende diminuição sofrimento / aumento de prazeres – hedonismo. Maior bem possível /maior quantidade de pessoas. Problemas apresentados pelo utilitarismo :prejuízos direitos humanos. Eram tidos pelos utilitaristas como uma tolice. Assim, é possível matar um para salvar dois. Segundo Bittar: Nesse sentido, a pobreza do utilitarismo esbarra em determinados argumentos, levantados pelos seus críticos, os quais parece não superar, a saber: a noção de bem –estar é vaga e geral, tão abrangente que denuncia uma preocupação com o cômputo geral de bem-estar da sociedade, e nada mais; o bem-estar encontra-se, para o utilitarismo, acima mesmo dos direitos individuais e fundamentais; a preocupação com o humano, com o individual, com a realização, com a virtude...é diminuta. Dessa forma, se considera que o utilitarismo, tendo ensaiado um modus ético para a Modernidade, em verdade, preparou a Modernidade para o malogro ético.(2009, p. 326)
53
Teorias Éticas
A ética empírica e a ética dos bens referem-se aos resultados da conduta humana. Já a ética formal, cujo principal representante é o alemão Immanuel Kant (1724-1804), preceitua que o significado do comportamento moral está na pureza da vontade e na retidão dos propósitos do agente considerado, e não nos resultados externos, escreve Nalini (p. 58). Aliás, magistralmente, Kant faz uma diferenciação entre moralidade (foro íntimo, liberdade interna, autonomia) e legalidade (foro externo, liberdade externa, heteronomia).
54
Teorias Éticas Racionalismo Kantiano
Prática moral baseada concepção lei universal- imperativo categórico: age, só, segundo uma máxima tal, que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal. Baseia-se no conceito de boa vontade– intenção pura(conforme o dever e por dever). Dessa forma, é considerado categórico. Sendo hipotético, estaria a mercê da situação– assimcomo na teoria utilitarista (faça isso e obter aquilo). O móvel(estímulo) da ação é o dever e não as consequências da ação. * seja qual for o resultado, preocupa-se em cumprir com o dever. Além disso, fazer o bem com o dever- ter consciência dele / ser guiado, livremente(de maneira autônoma) por ele. * A liberdade está ligada à autonomia. A moralidade é o exercício da autonomia. A ética é o lugar da liberdade, com responsabilidade. * axiologia moderna, Segundo Maynez(1944, p.37), vincula-se ao pensamento Kantiano: repudiar formas de subjetivismo/empirismo.
55
Teorias Éticas
“Para a filosofia valorativa, o valor moral não se baseia na idéia de dever, mas dá se oinverso: todo dever encontra fundamento em umvalor. Só deve ser aquilo que é valioso e tudooqueévalioso deveser. Classificação dos valores sob enfoque hierárquico, distinguindo-os em: a-) valores do agradável edodesagradável; b-) valores vitais; c-) valores espirituais; d-) valores religiosos. Ignorar ou subverter essa hierarquia é fonte de não pequenos nem simples problemas da sociedade contemporânea. O amor ocupa lugar privilegiado nessa hierarquia.”, fundamenta Nalini (p. 68). E o valor supremo é Deus.
56
Questões de concursos 01. Todas as posturas éticas, sejam quais forem suas orientações, suas premissas, seus engajamentos e suas preocupações, sempre elegem “o melhor” como a finalidade do comportamento humano e para o direcionamento da ação humana. Considerando o fragmento de texto apresentado como referência inicial, é correto afirmar que a ética e a moral a. subordinam a validade da lei na busca do que é ‘o melhor’. b. exteriorizam as melhores normas de conduta dos seres humanos que convivem em so ciedade. c. são normas jurídicas ideais à evolução da sociedade. d. têm por atributo serem cogentes e heterônomas. e. são subordinadas entre si, com prevalência da moral sobre a ética, de modo que o que for moralmente aceitável será ético.
GABARITO LETRA B) exteriorizam as melhores normas de conduta dos seres humanos que convivem em sociedade. A ética e a moral, embora ambas envolvam padrões de comportamento, se distinguem em seus objetivos e aplicações. A ética busca orientações para o agir humano, enquanto a moral está mais ligada ao conjunto de normas e valores sociais. O trecho apresentado sugere que a ética, independentemente de suas diversas vertentes, tem a finalidade de promover o melhor comportamento possível, orientando ações humanas para objetivos elevados. No entanto, a moral, por ser mais ligada a normas e práticas sociais, é vista como um reflexo das normas de conduta.
57
Questões de concursos 02. A ética do fim prescreve que o agir humano se dirige a um objetivo, cabendo à ética revelar que objetivo deveria ser esse.
GABARITO C) CERTO A ética do fim aborda a ação humana sob a ótica de um objetivo final. A ideia é que o agir humano deve ser orientado por um objetivo específico, sendo responsabilidade da ética identificar qual é esse objetivo desejável.
58
Questões de concursos 03. A ética dos bens considera que o agir humano é orientado pela busca de algo específico, que representa um fim, como, por exemplo, a felicidade ou o bem comum.
GABARITO C) CERTO A ética dos bens coloca a busca por algo específico como o motor do comportamento humano. Esse “algo” pode ser a felicidade ou o bem comum, e a ética analisa como essas metas devem orientar as ações humanas.
59
Questões de concursos 04. A deontologia exerce importante papel na ética no serviço público ao traçar caminhos, direcionando as escolhas dos indivíduos a partir do que deve ser feito.
GABARITO C) CERTO A deontologia é uma teoria ética que se concentra nas obrigações e deveres. No contexto do serviço público, ela orienta as decisões dos indivíduos de acordo com o que deve ser feito, independentemente das consequências, enfatizando os princípios e normas que governam a conduta.
60
Questões de concursos 05. A visão teleológica defende que a moral é orientada por um fim específico.
GABARITO C) CERTO A visão teleológica, que se refere à moral orientada por um fim específico, é uma concepção em que a ação humana é dirigida por um objetivo final, o qual confere sentido à conduta moral.
61
Questões de concursos 06. A deontologia exerce importante papel na ética no serviço público ao traçar caminhos, direcionando as escolhas dos indivíduos a partir do que deve ser feito.
GABARITO C) CERTO A deontologia, como já foi mencionado, desempenha um papel fundamental na ética no serviço público, fornecendo um conjunto de princípios que devem ser seguidos, independentemente dos resultados da ação, e garantindo a aderência a normas éticas.
62
Questões de concursos 07. Immanuel Kant afirma que a moral é empírica e deriva da experiência.
GABARITO E) ERRADO Immanuel Kant, ao contrário do que é afirmado, rejeita a ideia de que a moral é empírica e derivada da experiência. Para Kant, a moral está fundamentada na razão e é universal e necessária, sendo independentemente da experiência empírica.
63
Questões de concursos 08. A ética empírica utilitarista considera que o comportamento humano tem origem na produção de prazer e de benefícios.
GABARITO C) CERTO A ética empírica utilitarista considera o comportamento humano orientado pela busca do prazer ou do benefício para o maior número de pessoas. A produção de prazer, ou a minimização da dor, é vista como o critério para avaliar as ações morais.
64
Questões de concursos 09. A ética formal sustenta que o caráter ético da conduta está em seus resultados.
GABARITO E) ERRADO A ética formal, conforme abordada, foca no caráter moral da ação em si, e não em seus resultados. Ela considera que a ação é ética se for realizada de acordo com princípios que possam ser universalizados, sem avaliar suas consequências.
65
Questões de concursos 10. O imperativo categórico, para ser considerado ético, deve limitar-se a determinado grupo social e, portanto, não possuir caráter universal.
GABARITO E) ERRADO O imperativo categórico de Kant é universal e deve ser aplicado a todas as pessoas, independentemente de sua situação ou grupo social. Ele não se limita a um determinado grupo, pois é uma regra moral válida para todos.
66
Questões de concursos 11. A conduta ética, na perspectiva do utilitarismo, está vinculada a uma visão pessoal e subjetiva, apartada de uma análise e de reflexo coletivo.
GABARITO E) ERRADO A conduta ética, no utilitarismo, é analisada com base nas consequências da ação para o bem-estar coletivo, e não pela visão pessoal e subjetiva do indivíduo. O utilitarismo prioriza o bem-estar da maioria, com um foco coletivo nas consequências.
67
Questões de concursos 12. Assinale a opção que corresponde à doutrina ética em que a defesa dos direitos humanos resulta, a longo prazo, na maximização da felicidade da maioria das pessoas que integram a comunidade. a. utilitarismo b. moral das virtudes c. patrimonialismo d. moral fundamentada em imperativos categóricos e. puritanismo
GABARITO LETRA a. utilitarismo A doutrina utilitarista é fundamentada na ideia de que a maximização da felicidade da maioria é o principal objetivo moral. A defesa dos direitos humanos e sua proteção, para essa doutrina, contribuem para o bem-estar geral da sociedade.
68
Questões de concursos 13. Considerando a doutrina de Kant acerca da ética, assinale a opção correta. a. A ética é limitada a determinado grupo social. b. A ética independe da razão. c. A ética está relacionada à religião e ao divino. d. A ética é impessoal, no sentido de ser aplicável para todos de forma uniforme. e. A ética é variável de acordo com as consequências da conduta.
GABARITO LETRA d. A ética é impessoal, no sentido de ser aplicável para todos de forma uniforme. Kant afirma que a ética é impessoal, ou seja, ela é válida para todos, independentemente das situações ou indivíduos. Sua ética não depende da razão subjetiva de uma pessoa, mas de um princípio universal e objetivo.
69
Questões de concursos 14. Ao longo da história, os estudos relacionados à ética deram origem a diversos conceitos e classificações sobre o termo. Acerca do apresentado, considere a situação na qual um policial, sozinho, encontra uma carteira no meio da rua, com elevada quantia em dinheiro, e decida devolvê-la a seu dono, em respeito ao dever, independentemente de qualquer recompensa ou risco de punição. Sobre a situação narrada, assinale a opção que indica o conceito de ética no qual se baseou a ação do policial. a. Relativista. b. Formal. c. Utilitarista. d. Empírico. e. Proporcional
GABARITO LETRA b. Formal. A ação do policial descrita reflete uma ética formal, em que a decisão de devolver a carteira não é influenciada pelas consequências ou benefícios pessoais, mas pelo cumprimento de um dever moral, independentemente das circunstâncias externas.
70
ÉTICA E MORAL A ÉTICA DEONTOLÓGICA, defendida por Kant, valoriza a intenção da ação, de acordo com o dever, independentemente das consequências. Agir por dever e em função de uma boa intenção são os princípios que determinam a boa ação. A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores como ARISTÓTELES e STUART MILL é uma Ética consequencialista. Isso significa que a boa ação deve ser medida pelas consequências. Ou seja, o fim da ação é o que determina todo o agir.
A ÉTICA DEONTOLÓGICA, defendida por Kant, valoriza a intenção da ação, de acordo com o dever, independentemente das consequências. Agir por dever e em função de uma boa intenção são os princípios que determinam a boa ação. A ÉTICA TELEOLÓGICA, defendida por autores como ARISTÓTELES e STUART MILL é uma Ética consequencialista. Isso significa que a boa ação deve ser medida pelas consequências. Ou seja, o fim da ação é o que determina todo o agir.