zoonoses 1 Flashcards
Nas últimas décadas, foram registrados surtos de febre amarela silvestre, além dos limites da área considerada endêmica (região amazônica), na Bahia, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul, o que caracterizou uma expansão recorrente da área de circulação viral.
Nas últimas décadas, foram registrados surtos de febre amarela silvestre, além dos limites da área considerada endêmica (região amazônica), na Bahia, em Minas Gerais, em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul, o que caracterizou uma expansão recorrente da área de circulação viral.
Em relação à Leishmaniose Visceral, assinale a alternativa correta quanto às classificações dos casos humanos confirmados:
Caso novo: confirmação da doença descritos pela primeira vez em um indivíduo ou o recrudescimento da sintomatologia após 12 meses da cura clínica, desde que não haja evidência de imunodeficiência
Para o homem, a via de transmissão mais importante da Listeria monocytogenes é através dos alimentos de origem animal e até mesmo de origem vegetal. Uma extensa diversidade de alimentos tem sido relatada como responsáveis por surtos e casos esporádicos. Porém, outras vias são descritas, como o contato direto com animais enfermos.
verdadeiro
A eliminação da Listeria monocytogenes nas fezes ocorre em pouco tempo após o consumo de silagem contaminada. A eliminação pode ocorrer no mesmo dia ou um dia após o consumo, indicando que não há infecção. Porém, alguns animais passaram a eliminar o agente dois a quatro dias após o consumo do alimento contaminado e este resultado indica que houve infecção.
certo
Em relação à investigação entomológica da Leishmaniose Visceral, os objetivos da investigação entomológica são verificar a presença de Lu. longipalpis ou Lu. cruzi em municípios com a ocorrência do primeiro caso de LV ou em situações de surto, e confirmar a área como de transmissão autóctone
certo
Paciente suspeito, com ou sem sintomatologia clínica, que apresenta imagens radiológicas suspeitas de cisticercos ou paciente suspeito com sorologia positiva para cisticercose e/ou exames por imagem sugestivos da presença dos cistos é uma definição de caso de neurocisticercose.
É uma definição de caso de cisticercose
O tratamento da Listeriose em humanos é realizado com antibióticos, como penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com cefalosporinas. Em animais, os mais utilizados são ampicilina e gentamicina.
errado
O tratamento é realizado com antibióticos, como penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com aminoglicosídeos. Cefalosporinas não são efetivas. Recomenda-se para pacientes alérgicos às penicilinas o uso de Trimetoprim/Sulfametoxazol (TMP/SMX). Observou-se recentemente resistência às tetraciclinas. Em animais o tratamento também consiste na utilização de antibióticos, sendo os mais utilizados as ampicilina e gentamicina, sendo as cefaloporinas não efetivas contra o agente”.
Bovinos comumente se tornam portadores da listeriose por longo período e com eliminação diária. Salienta-se que também foram observados animais eliminando L. monocytogenes nas fezes, não estando a silagem contaminada.
Errado
Bovinos raramente se tornam portadores.
Em relação à Leishmaniose Tegumentar, a infecção e a doença conferem imunidade permanente ao paciente.
A suscetibilidade é universal. A infecção e a doença não conferem imunidade ao paciente.”
O quadro clínico típico da febre amarela caracteriza-se por manifestações de insuficiência hepática e renal, tendo em geral apresentação bifásica, com um período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico, que surge após uma aparente remissão.
certo
Todo caso suspeito de leptospirose que apresente febre e alterações nas funções hepática, renal ou vascular, associado a antecedentes epidemiológicos e que, por algum motivo, não tenha coletado material para exames laboratoriais específicos ou estes tenham resultado não reagente com amostra única coletada antes do 7º dia de doença ou uma amostra única coletada em qualquer dia de doença com ELISA reagente ou indeterminado e MAT não reagente ou com título < 800 refere-se a caso:
Confirmado de leptospirose pelo critério clínico-epidemiológico