Vulvovaginites Flashcards
O ambiente vaginal é complexo e dinâmico. Além do muco cervical, do transudato vaginal e das células descamadas, está presente uma comunidade bacteriana de lactobacilos. Cite as substâncias que mantêm a homeostase e contribuem para a inibição de bactérias.
- H2O2 (peróxido de hidrogênio);
- Bactericidas;
- Ácido lático (diminuição do pH).
Como deve ser o fluxo vaginal fisiológico? Comente suas características e os testes que confirmam tal estado fisiológico.
A secreção deve ser brancacenta, homogênea, pouco grumosa e com teste das aminas negativo + pH entre 3 e 4.
Quais são as vulvovaginites mais comuns?
- Candidíase vaginal;
- Vaginose bacteriana;
- Tricomoníase;
- Vaginose citolítica (irritação mecânica, química ou alérgica).
Vaginose bacteriana
Candidíase vaginal
Qual é o tratamento para a candidíase vaginal recorrente (4 ou mais episódios em 1 ano)?
Fluconazol 150mg por 3 dias (dia 1, 4 e 7).
Tricomoníase
No tratamento da tricomoníase, não é recomendado a forma de administração tópica. Além do Metronidazol, qual é o outro regimento recomendado? Cite os principais motivos dessa recomendação.
Ceconidazol 2g oral (dose única)
*nível sérico e meia vida maiores com efeitos colaterais menos frequentes.
Descreva os achados no exame microscópico a fresco (segundo seu agente etiológico), o quadro clínico (principalmente, as características do corrimento vaginal) e a forma de tratamento na candidíase vaginal.
Exame a fresco: hifas, leveduras e esporos, principalmente, de Candida albicans;
Quadro clínico: prurido intenso, dispareunia, e ardor vulvar, com corrimento inodoro, branco leitoso com grumos e placas semelhantes a leite coalhado;
Tratamento: Fluconazol 150mg (dose única).
Descreva os achados no exame microscópico a fresco (segundo seu agente etiológico), o quadro clínico (principalmente, as características do corrimento vaginal) e a forma de tratamento na vaginose bacteriana.
Exame a fresco: clue cells por Gardnerella vaginalis;
Quadro clínico: não causa prurido ou ardor, com corrimento branco acizentado de forte odor fétido, semelhante a peixe podre que se intensificação com menstruação e relação sexual, pelo aumento de pH;
Tratamento: Metronidazol.
Descreva os achados no exame microscópico a fresco (segundo seu agente etiológico), o quadro clínico (principalmente, as características do corrimento vaginal) e a forma de tratamento na tricomoníase.
Exame a fresco: protozoário flagelado Trichomonas vaginalis;
Quadro clínico: prurido local, dispareunia, ardor e colpite macular (colo uterino em “morango ou framboesa”), com corrimento abundante, bolhoso, amarelo esverdeado de odor fétido;
Tratamento: Metronizadol.