Amenorreia Flashcards
trato excretor
compartimento útero-vaginal
Paciente acima de 15 anos, com caracteres sexuais presentes (broto mamário evidente). Relatando dor cíclica. Ao USG transabdominal, identifica-se hematocolpo. Dê o diagnóstico e o tratamento indicado.
Amenorréia primária por causa obstrutiva do trato excretor (hímen imperfurado ou septo vaginal transverso);
Tratamento: abertura himenal ou retirada do septo vaginal transverso.
Sabendo que a presença do cromossomo Y determina o aparecimento testicular e sua ausência, juntamente com a presença de 2 cromossomos XX, determina o aparecimento ovariano, exemplifique as formas de diferenciação gonadal.
45 Xo - agenesia gonadal (Turner);
45 Yo - testículos;
46 XX - ovários;
46 XY - testículos;
47 XXX - ovários;
47 XXY - testículos.
Paciente acima de 15 anos, com caracteres sexuais presentes (broto mamário grande), inclusive com pelos. Não relata dor cíclica. Ao exame físico, nota-se ausência de genitália interna (há somente genitália externa - vulva com fundo cego). Ao USG, não há presença de útero, mas há de ovários. Dê o diagnóstico e o tratamento indicado.
Diagnóstico: amenorréia primária por agenesia gonadal de Müller (por Rokitansky - 46 XX, com ovários, não constata-se hipoestrogenismo, mas agenesia congênita do ducto de muller);
Tratamento: neovagina e barriga solitária (para futura gestação).
Paciente acima de 15 anos, com caracteres sexuais presentes (broto mamário pequeno), mas sem pelos. Não relata dor cíclica. Ao exame físico, nota-se presença de massa inguinal (prováveis testículos ectópicos) e ausência de genitália interna (há somente genitália externa - vulva com fundo cego). Ao USG, não há presença de útero e de ovários. Dê o diagnóstico e o tratamento indicado.
Diagnóstico: amenorréia primária por agenesia gonadal de Müller (por Morris - 46XY, com testículos, constata-se hipoestrogenismo, mas falta de receptores para andrógeno, em Wollf, por exemplo);
Tratamento: neovagina, gonadectomia (retirada dos testículos aos 18 anos), terapia hormonal (até o período perimenopausa), banco de óvulos + barriga solidária (para futura gestação).
Paciente acima de 13 anos, com caracteres sexuais ausentes. Solicita-se exames de FSH e LH, constatando-se níveis elevados. À inspeção, nota-se baixa estatura, implantação baixa de orelha e pescoço alado. Dê o diagnóstico e o tratamento indicado.
Diagnóstico: amenorreia primária por síndrome de Turner (X0 - disgenesia gonadal, constata-se hipoestrogenismo);
Tratamento: terapia hormonal (estrógeno + progesterona) e banco de óvulos (para futura gestação).
em [pacientes sem e com útero em terapia hormonal, quais hormônios devem ser respostas?
sem: estrogeno
com: estrogeno + progesterona
armas
banco de semen, ovules e barriga solidaria
Paciente acima de 13 anos, com caracteres sexuais ausentes. Solicita-se exames de FSH e LH, constatando-se níveis baixos. Dê o diagnóstico e o tratamento indicado.
Diagnóstico: amenorréia primária por insuficiência hipotálamo-hipofisária (por exercícios físicos exaustivos, anorexia nervosa ou Síndrome de Kallmann - anosmia associada, com defeito do bulbo olfatório);
Tratamento*: terapia hormonal (estrógeno + progesterona) e indutor da ovulação (FSH + LH, para futura gestação).
*diminuição da atividade física, aumento da gordura corporal podem ser estratégias úteis, a depender da causa identificada.
Em pacientes com o quadro acima, como diferencia-se disfunções da hipófise e do hipotálamo
teste de gnrh
fsh e lh baixos: hipófise
fsh e lh elevados: hipotálamo
em amenorreia secundária, afastando-se gravidez e teste de prolactina negativo, após teste da progesterona, indique quando há retorno o u n do fluxo mentrsutal
positivo retorno: causa funcional, SOP e anovulia ocasional;
negtivo n retorno*; causa anatomica
+ negativo de estrogeno - trato excretor pós procedimento cirúrgico - síndrome de asherman (amenorreia por curetagem pós-aborto) ou histerectomia prévia
paciente em menacme, menstruação ausente, não gestante, teste da prolactina, mas teste de P4 negativo e E2+P4 negativos com histórico cirúrgico de curetagens.
Diagnóstico: amenorreia secundária por síndrome de Asherman total;
Tratamento: histeroscopia cirúrgica (para desfazer sinéquias) e barriga solidária (para futura gestação).
paciente em menacme, menstruação ausente, não gestante, teste da prolactina negativo, P4 negativo, mas E2+P4 positivos, dosagem de FSH e LH elevados.
Diagnóstico: amenorreia secundária por menopausa precoce (insuficiência ovariana)
Tratamento: terapia hormonal (estrógeno + progesterona) e banco de óvulos (para futura gestação).
paciente em menacme, menstruação ausente, não gestante, teste da prolactina negativo, P4 negativo, mas E2+P4 positivos, dosagem de FSH e LH BAIXOS.
Diagnóstico: amenorreia secundária por insuficiência hipotálamo-hipofisária (tumores de hipófise ou síndrome de Sherran);
Tratamento: terapia hormonal (estrógeno + progesterona) e indutor da ovulação (FSH + LH, para futura gestação).