Vírus Flashcards
O que são vírus?
Micro organismos acelulares que podem apresentar características típicas de matéria viva (replicação) ou de matéria bruta.
NÃO SÃO CONSIDERADOS “VIVOS”.
São moléculas replicadoras.
Do que é constituído os vírus?
Proteínas, ácido nucleico (DNA e RNA) com capacidade de mutação.
Morfologia diversificada: vírus
Capacidade de mutação.
Sem padrão.
Não são seres “vivos”, como conseguem ser ativos?
Vírus são parasitas intracelular obrigatório, só conseguem se reproduzir no interior da célula viva, utilizando o maquinário celular para reproduzir suas proteínas e usando o equipamento bioquímico da célula para sua sobrevivência, já que não possuem metabolismo próprio.
Do que é constituído o vírus?
São constituídos por: matéria genética, capsídeo e envoltório.
Modelo do vírus
Formado por: cápsula ou capsídeo, DNA o RNA (nunca os dois juntos).
•DNA - desoxivorus
•RNA - ribovirus.
Vírus bacteriófago ou fago.
Infecto exclusivamente bactérias, deixam suas cápsulas do lado de fora e injeta o DNA dentro da bactéria.
Ciclo lisogênico
O vírus injeta o DNA da célula, o DNA fica incorporada da cromatina e a mesma ao reproduzir-se copia o DNA viral.
■ Não ocorre a destruição da célula.
Vírus
São seres acelulares, parasitas celulares obrigatórios que possuem material genético, sofrem mutação, não produzem ATP, não possuem enzimas necessárias para o metabolismo.
Reprodução viral
• Ciclo lítico
Ciclo caracterizado pela lise (quebra da parede celular) da célula hospedeira, ou seja, causa morte da célula infectada.
▪︎Etapas:
1°- fixação: se fixa a superfície da célula bacteriana;
2°- infecção: injeta seu material genético na célula bacteriana;
3°- duplicação: vai haver produção de RNAm viral que vai se juntar com ribossomos bacterianos que vai sintetizar proteínas virais que irá ajudar na replicação do DNA bacteriofago;
4°- montagem: ribossomos bacteriano irão produzir também, capsídeos e enzimas de empacotamento, que irão envolver cada molécula de DNA viral com capsídeos, produzindo inúmeros novos vírus;
5°- lise: quando a célula bacteriana está “cheia” de novos vírus são liberadas enzimas que causam a lise, ou seja, ruptura da parede celular bacteriana liberando esses vírus para o meio extracelular.
Reprodução viral
• Ciclo lisogênico
Ciclo menos agressivo a célula hospedeira.
Neste ciclo, ao injetável seu DNA viral no interior da bactéria, esse material genético se incorpora ao cromossomo bacteriano. O novo material genético criado com interação do DNA viral e DNA bacteriana que é chamado de pro vírus ou profago.
A bactéria continua a produzir suas proteínas de bacterianas. No entanto, DNA viral passa a ser replicado junto DNA bacteriana e transmitindo novas bactérias.