Vias de Administração Flashcards
Via Entérica:
Administração direta no aparelho gastro-intestinal e que pode ser:
- oral: sólidos(cápsulas, comprimidos, granulados, pós, pastilhas, pílulas) ou líquidos (emulsões, xaropes, soluções, suspensões, infusões)
- nasogástrica(bypass boca-faringe)
- sublingual(comprimido, granulo ou emulsões)
- retal(cápsulas, enemas, pomadas, espumas, soluções, supositórios)
Via Parentérica:
- Intramuscular 90º (soluções, suspensões, emulsões)
- Subcutânea 45º (líquidos ou sólidos)
- Endovenosa/Intravenosa 25º
-
Tópica (pomadas e unguentos, cremes, loções, soluções, pós, sistemas transdérmicos) pode ser:
- absorção percutânea ou transdérmica, colirios e pomadas, gotas auriculares, gotas e sprays aerossóis abs +rápida e menor desperdício, por inaladores com dosímetro aplicação diretamente no local de ação rápida abs e início de ação, vaginal.
Via oral, vantagens e desvantagens
Vantagens: è mais seguro, conveniente e económico, permite a autoadministração, a sua absorção é satisfatória concentrações séricas eficazes, em casos de erro na dosagem ou ingestao propositada permite num intervalo de tempo proceder à sua eliminação.
Desvantagens: tem uma menor velocidade de absorção, pode provocar alteração na dentição, irritar as mucosas do estômago e boca e após a passagem hepática pode inativar o p.a..
Via sublingual
Vantagens: o p.a. passa diretamente para a circulação sistémica o que provoca um início de ação mais rápido e evita a primeira passagem hepática.
Desvantagens: apresenta absorção errática e imcompleta, muitos fármacos têm um sabor desagradável.
Via retal:
Vantagens: ultrapassa as enzimas digestivas e evita a irritação da boca, esófago e estômago, pode tambem ser uma alternativa qual a pessoa tem nauseas e vómitos.
Desvantagens: a superficie de absorção não é tão extensa como a do intetsino delgado assim como a intensidade de irrigação é menor, o contato do medicamento com a superficie absorvente é muito prejudicado pelas fezes.
Intramuscular:
Vantagens: Absorção mais rápida que na subcutânea, pois no músculo existe maior irrigação.
Desvantagens: Pode lesar nervos ou vasos, provocar irritação, dor , adm pequenos volumes (0,5-2 ml)
Subcutânea:
Vantagens: permite administrar fórmulas farmacêuticas sólidas.
Desvantagens: absorção + lenta, ação + prolongada, pior tolerância a medicamentos irritantes.
Endovenosa/Intravenosa:
Vantagens: atinge concentrações no sangue máximas logo após injeção, o início da ação é + rápido, permite a administração de grandes volumes de líquidos, permite controlar a administração de medicamentos com uma pequena masrgem de segurança
Desvantagens: só pode administrar soluções aquosas, necessita de pessoal capacitado, risco de contaminação, embolia, aparecimento de efeito cardiovasculares e respiratórios adversos quando a injeção é demasiado rápida.