Vacinação no idoso Flashcards
Objetivo do calendário vacinal em idosos
Proteção contra doenças infecciosas potencialmente graves;
- Redução de suscetibilidade e risco de quadros infecciosos graves, por conta das
comorbidades. - Prevenção da descompensação de doenças crônicas de base, por conta de doenças infecciosas.
- Melhora da qualidade e da expectativa de vida.
Vacinas indicadas para os idosos
Influenza
Pneumocócica
Herpes Zoster
Tríplice bacteriana ou dupla adulto
Hepatite A e B
Febre amarela
Meningogócica conjugada
Tríplice viral
Covid
Influenza
Indicação: rotina, dose única anual:
Disponibilidade: gratuita na UBS para os que têm mais de 55 anos (subtipo3V)
Composição:
▪ 3V – 2 subtipos de influenza A (H1N1 e H3N2) + 1 subtipo de influenza B
▪ 4V - 2 subtipos de influenza A (H1N1 e H3N2) + 2 subtipos de influenza B
Proteção: presença de anticorpos após 2 semanas, com proteção estendida por 6 a 8 meses.
Patologias para as quais atua na prevenção: gripe, pneumonia viral primária,pneumonia bacteriana secundária e hospitalizações.
Pneumocócica
Indicação: rotina, a partir dos 65 anos, com uma dose de VPC13 e uma dose de VPP23 de 6 a 12 meses depois, além de uma segunda dose de VPP23 5anos depois da primeira.
Disponibilidade: gratuita apenas para institucionalizados. Se não tiver a vacina VPC13 disponível, pode ser dada a VPP23 no lugar, em todas as doses.
Composição: VPC13 garante melhores e mais prolongados níveis de anticorpos, mas o custo é maior também. VPP23 é menos imunogênica, mas protege contra 10 cepas a mais;
o Patologias para as quais atua na prevenção: pneumonia e outras formas de doença pneumocócica invasiva (meningite e sepse).
Herpes zoster
Indicação: rotina, com apenas uma dose.
Disponibilidade: não disponível em UBS;
Composição: vírus vivo atenuado (VZA), que é mais antiga, e vírus inativo (VZR). A primeira é aplicada em via subcutânea, em uma única dose, e, a segunda, IM, com duas doses (intervalo de dois meses).
Indicação: aguardar um ano para a aplicação de VZA e 6 meses para a aplicação de VZR, caso a pessoa tenha tido herpes aguda cutânea.
Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa), ou dupla adulto (dT):
Indicação: rotina, com reforço de dTpa a cada 10 anos, após a vacinação na infância. Se o idoso tiver o esquema vacinal incompleto, ou se não tiver sido vacinado quando criança, pode ser dada uma dose de dTpa a qualquer momento, seguida por duas ou três doses de dT, aos 0, 2 e 4 ou 8 meses.
Mesmo pessoas que já tiverem coqueluche precisam ser vacinadas novamente, já que a proteção não é permanente.
Disponibilidade: apenas dT está disponível na UBS. dTpa é apenas particular,mas é recomendada para idosos que tenham contato com lactentes.
Patologias para as quais atua na prevenção: difteria, tétano e coqueluche.
Observação: idosos com viagens para países que têm poliomielite endêmica devem receber a dTpa combinada com a vacina de pólio (VIP);
Hepatites A e B
Indicação:
▪ A vacinação contra hepatite A é recomendada apenas após avaliaçãosorológica, ou diante de exposição ou surtos. É feita em duas doses.
(0 – 6 meses)
▪ A vacina para hepatite B é uma rotina, na teoria, mas, na prática, ela também é dada somente para pacientes de risco. É feita em três doses (0 – 1 – 6 meses).
▪ Ambas as vacinas podem ser dadas juntas, quando ambas são recomendadas. Nesse caso, o esquema conjunto é feito em três doses (0 – 1 – 6 meses).
Disponibilidade: apenas a vacina para hepatite B é encontrada em UBS;
Febre amarela
Indicação: não é rotina, requer análise de risco-benefício, e é recomendada apenas para idosos não vacinados, que residem em áreas de vacinação obrigatória, desde que não sejam imunodeprimidos. É uma vacina de dose única. Pode ser considerada a aplicação de uma segunda dose, de acordo com o risco epidemiológico, já que não há consenso em relação à duração da proteção conferida pela vacina;
o Disponibilidade: disponível em UBS
Meningocócica conjugada ACWY
Indicação: uma dose, aplicada apenas quando há surtos ou em viagens para áreas de risco, dependendo da situação epidemiológica.
Disponibilidade: não disponível em UBS.
Observação: pode ser substituída pela meningocócica C conjugada, a qual não tem um poder imunizante tão bom, no entanto.
Tríplice viral
Indicação: apenas quando há risco aumentado, diante de surtos ou viagens, por exemplo. Não faz parte do calendário vacinal do idoso. O idoso é considerado protegido quando recebeu duas doses da tríplice viral na infância, acima de 1 ano e com intervalo mínimo de 1 mês entre elas. É incomum que o idoso seja suscetível a essa patologia.
Patologias para as quais atua na prevenção: sarampo, caxumba e rubéola;
Miniexame do estado mental (MEEM) ou mini-mental indicação
ideal para idosos com baixa escolaridade
Montreal cognitive assessment (MOCA) Indicação
ideal para idosos com maior escolaridade, tem boa acurácia para a investigação de comprometimento cognitivo leve (estágio pré-demencial). Avalia melhor a função executiva e de memória do que o mini-mental;