Urticária Flashcards

1
Q

Definição urticária crônica:

A

A urticária crônica é caracterizada pela ocorrência de urticas e/ou angioedema (edema agudo da derme profunda e do tecido subcutâneo, pode cursa com ardência e dor, pode desparecer em 72h) por um período igual ou maior que 6 semanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Diagnóstico diferencial das urticárias:

A

Deve ser diferenciada de anfilaxias, vasculites, sdd, inflamatórias.
Especialmente as agudas, com evolução em até 6 semanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que são urticárias?

A

As urticas são pápulas e/ou placas que aparecem de forma súbita e se caracterizam pela coloração clara ou avermelhada, de tamanhos variados, quase sempre circundadas por um eritema reflexo, associadas a intenso prurido ou, algumas vezes, sensação de ardência. Essas lesões têm natureza transitória e a pele retoma seu aspecto normal geralmente dentro de 1 a 24 horas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é angioedema?

A

O angioedema se apresenta como um edema localizado, bastante pronunciado, repentino, não uniforme, acompanhado ou não de eritema. O edema tem origem na derme profunda ou tecido subcutâneo/submucoso e pode estar associado a prurido ou dor local. Sua resolução se dá de forma mais lenta, podendo persistir por até 72 horas. O angioedema acompanha as lesões de urticária em cerca de 40-50% dos casos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Principal causa de urticária aguda na infância?

A

Na infância a urticária aguda é a mais comum. A principal causa de urticária aguda é a infecção, por exemplo parasitose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Tipos de urticária crônica:

A

A UC pode ser classificada em dois tipos: UCE na qual a ocorrência dos sintomas se dá de forma espontânea, e urticária crônica induzida (UCIND), na qual é necessária a presença de um fator desencadeante específico para que surjam os sintomas. As UCIND incluem, além das urticárias físicas (dermografismo sintomático, urticária solar, urticária ao frio, ao calor, urticária por pressão tardia e angioedema vibratório), as urticárias de contato, a colinérgica e a aquagênica.

Urticária crônica espontânea: Aparecimento espontâneo de urticas, angioedema ou ambos por período igual ou maior que 6 semanas devido a causas conhecidas ou não conhecidas.

Urticárias induzidas: Dermografismo, Frio, Pressão tardia, Solar, Calor, Vibratória, Colinérgica, Contato, Aquagênica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Prevalência populacional da urticária:

A

Prevalência na população geral é de 0,5-5%.
A ocorrência de UCE é menos comum na população pediátrica.
A prevalência de UCE é até duas vezes maior no sexo feminino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Fisiopatologia das

A

Em relação à patologia, a pápula da urticária é clinicamente caracterizada por um edema central devido ao aumento da permeabilidade local dos capilares cutâneos e vênulas pós-capilares. O eritema da pápula é devido à vasodilatação, causada pela ação direta da histamina nas vênulas pós-capilares e o eritema circundante é o resultado do reflexo axônico, sendo esta reação descrita por Lewis (tríplice reação de Lewis). As lesões costumam apresentar aumento de temperatura local por aumento do fluxo sanguíneo e o prurido é uma característica da urticária. O angioedema afeta a mucosa e a pele mais fina, com predileção por junção mucocutânea, incluindo pálpebras e lábios. O aumento da permeabilidade vascular é abrupto, maciço e localizado profundamente na derme, no tecido subcutâneo e na submucosa. O angioedema em geral é mais doloroso do que eritematoso e/ou pruriginoso. A fisiopatologia da UC ainda não é bem conhecida. O mastócito é a célula mais importante na fisiopatologia da urticária e de alguns tipos de angioedema. Esta célula está distribuída em todo tecido conjuntivo próximo a arteríolas e vênulas terminais. Uma vez ativada ela libera várias substâncias com atividades pró-inflamatórias e inflamatórias, como histamina, prostaglandinas, leucotrienos entre outros. A fisiopatologia da urtica e de alguns tipos de angioedema decorre da desgranulação mastócitária, que pode ocorrer por mecanismos imunológicos e não imunológicos. Como exemplo de mecanismo imunológico, temos a fixação de IgE específica aos receptores de alta afinidade para IgE dos mastócitos (FcεRI) e posterior combinação com o antígeno (p. ex., antígeno proteico) levando à liberação de diversos mediadores farmacológicos com atividades inflamatórias, como histamina, leucotrienos e prostaglandinas. Por outro lado vários medicamentos, como vancomicina, polimixina B, opiáceos, contrastes (iodados, etc.) podem desgranular diretamente o mastócito sem a participação de mecanismos imunológicos, levando ao mesmo processo inflamatório. O infiltrado inflamatório tem papel importante na UCE, mas o mesmo não ocorre na urticária induzida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Diagnóstico das urticárias:

A

O diagnóstico da UCE é essencialmente clínico. A anamnese minuciosa e o exame físico detalhado são importantes para descartar outros quadros urticariformes, encontrar um eventual agente desencadeante e avaliar participação de fatores agravantes. A investigação laboratorial recomendada de rotina é feita com o hemograma, VHS e proteína C-reativa. Outros exames devem ser solicitados apenas se a anamnese, exame físico, ou os exames de rotina indicarem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

DD das urticárias:

A

Apesar da vasta gama de doenças dermatológicas que cursam com lesões urticariformes, a natureza efêmera, não descamativa, bem como a ausência de sintomas sistêmicos, a diferem de quase todas as demais doenças. Algumas doenças cutâneas podem simular UCE: vasculites urticariformes, urticárias induzidas, dermatite urticariforme, urticária pigmentosa, erupção exantematosa por drogas, placas e pápulas urticariformes pruriginosas da gravidez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Tratamento das urticárias:

A

O tratamento da UCE objetiva o controle dos sintomas e a melhor qualidade de vida do paciente. Tem sido sugerida uma dupla abordagem: a primeira representa a tentativa de identificar e eliminar possíveis fatores desencadeantes, e a segunda representada pelo tratamento farmacológico. Os anti-histamínicos H1 são os medicamentos mais utilizados no tratamento da UC.

Em caso de não resposta ao tratamento inicial, a dose de anti-histamínicos H1 pode ser multiplicada em até 4 vezes antes de associar outra classe de medicamentos.

Loratadina 10 mg - 1cp 1x ao dia
Fexofenadina 60 mg - 1cp 12/12h ou 120 ou 180 mg 1x ao dia
Desloratadina 5 mg - 1cp 1 x ao dia

COSTICÓIDES
Indicação: exacerbações não responsivas aos anti-histamínicos H1 de segunda geração, um curso rápido de corticosteroide pode, entretanto, ser necessário. Tem sido recomendado ciclos de 3 a 10 dias de prednisona ou prednisolona, 1 mg/kg/ dia não ultrapassando a dose de 60 mg/dia.

Prednisona 20 mg 8/8h ou 12/12h

ANTILEUCOTRIENOS
Indicação: pacientes com UC não respondem ao tratamento de primeira linha com anti-histamínicos (25-30%), a associação de antileucotrieno pode ser benéfica neste grupo de pacientes.

Montelucaste de sódio 10mg VO 1x ao dia

CICLOSPORINA
Indicação: A ciclosporina é considerada droga de terceira linha, indicada nos casos em que não há controle com doses elevadas dos anti-histamínicos

OMALIZUMABE
O omalizumabe é um anticorpo monoclonal humanizado anti-IgE desenvolvido inicialmente para o tratamento da asma alérgica de difícil controle, que posteriormente mostrou-se útil também para o tratamento da urticária crônica autoimune.
Indicação: e tratamento como terceira ou quarta etapas de tratamento, juntamente com a ciclosporina, quando não há resposta ao uso de anti-histamínicos em doses elevadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly