Unidade de Estudo 2 Flashcards
É uma “entidade social orientada a metas e deliberadamente estruturada”. Os quatro elementos de uma ….. foram definidos como segue:
1) Coordenação de esforço em um arranjo social cooperativo
2) Busca de um objetivo ou propósito em comum
3) Divisão de mão de obra (especialização de trabalho eficaz)
4) Hierarquia de autoridade
Organização
É o direito legitimo de dirigir, e esperar o desempenho de, outras pessoas para alcançar os objetivos da organização. Essas pessoas são responsáveis perante seus superiores na hierarquia.
Autoridade
Em um escopo reduzido, é o alcance de metas, fornecendo valor aos clientes com o passo do tempo. Ela deve ser contrastada com a eficiência, a relação entre a saida e a entrada. Em um sentido amplo, a organização deve alcançar suas metas de modo eficiente para ser considerada eficaz.
Eficácia
Os economistas definem como a relação entre uma saida real e uma unidade de entrada.
a) Por exemplo, em uma loja de varejo, uma saida critica é o lucro por metro quadrado. Portanto, deve ser analisada a …… do espaço da loja, que é um recurso limitado.
Produtividade (Eficiência)
Critérios óbvios de medir a eficácia e eficiência de uma empresa
Lucratividade e crescimento
representam a estrutura organizacional formal em duas dimensões: hierarquia vertical e especialização horizontal. Eles muitas vezes se assemelham a uma pirâmide, com o diretor no topo e a força de trabalho operacional na parte inferior.
Organogramas
Abordagem que enfatizava o processo de produção e modos de torná-lo mais eficiente. Era uma abordagem sistemática e quantitativa baseada no perfil de cargos especificos, que ignorava o ambiente social e as necessidades dos individuos.
Perspectiva Clássica
é a organização clássica final. Ela é baseada em principios militares eficientes, incluindo as decisões de pessoal baseadas no mérito.
Burocracia
Teoria que alega que as necessidades humanas são uma hierarquia, da mais
baixa até a mais alta. As necessidades de nivel mais baixo devem ser satisfeitas
antes que as necessidades de nivel mais alto possam influenciar (motivar) o
individuo.
Pirâmide de necessidades de Maslow
Uma versão simplificada da hierarquia de necessidades de Maslow. As classificações são as seguintes:
a) Existência (necessidades fisicas)
b) Afinidade (relações satisfatórias)
c) Crescimento (necessidade de desenvolvimento do potencial humano)
Teoria ERG
Teoria que tem base na satisfação. As duas classes de fatores motivacionais abaixo existem na situação de trabalho:
1) Insatisfeitos (fatores de manutenqäo ou higiene) são encontrados no contexto do trabalho. Sua presenqa não motivará especialmente as pessoas, mas sua ausência
levará a um menor desempenho.
2) Satisfeitos (fatores motivacionais) relacionados ao conteúdo do trabalho. Sua ausência não diminuirá o desempenho, mas sua adição ou disponibilidade motivará os funcionários.
Teoria de dois Fatores
modelos que definem os extremos das opiniões de gerentes sobre a conduta do funcionário. Elas permitem que um gerente avalie as suas próprias tendências.
1) A Teoria X é a perspectiva do gerente autocrático.
2) Teoria Y é o oposto da Teoria X. O gerente é permissivo.
Teorias X e Y de Douglas McGregor
Teoria em que algumas necessidades são aprendidas, e não inerentes.
1) A necessidade de realização
2) A necessidade de afiliação
3) A necessidade de poder
Teoria das Necessidades Adquiridas
Teoria aonde metas especificas e dificeis aos quais o trabalhador estå comprometido
fornecem a melhor ferramenta de motivação.
Teoria de definição de objetivos
Teoria que baseia-se no processo de pensamento que envolve (1 ) expectativas subjetivas de recompensas, (2) crenças sobre o que é valioso e (3) expectativas de receber essas recompensas se for realizado algum esforço.
A teoria da expectativa
Segundo a lei do efeito, o reforço positivo de um comportamento tende a resultar na sua repetição. A falta de reforço positivo tem o efeito oposto.
Teoria de reforço
Abordagem para adaptar as pessoas às funções em que há mudança em funções maçantes e extremamente especializadas. Ela também pode ter beneficios, como o treinamento cross funcional.
Rotatividade de funções
visa principalmente reduzir o tédio em trabalhos repetitivos ou acelerados, através da atribuição de várias tarefas simples como parte de um trabalho. Esses trabalhos säo carregados horizontalmente.
A ampliação do trabalho
Estrutura o trabalho de modo que cada trabalhador participe do planejamento e controle. O objetivo é a satisfação de necessidades sociais e de ego e evitar o trabalho de rotina.
Enriquecimento de trabalho