Ubirajara Flashcards
Quem é o autor?
Jose de Alencar.
Quem é Ubirajara?
Protagonista, índio araguaia que inicialmente aparece como Jaguarê, nome de caçador, adotando posteriormente o nome de Ubirajara, ao se tornar guerreiro. Seu nome torna-se o da nação resultante da fusão dos araguaias com os tocantins.
É um herói romântico e, portanto, idealizado.
Quem é Jandira?
Virgem araguaia, filha de Majé, prometida de Jaguarê, mas por ele desprezada quando se torna guerreiro. A noiva desprezada tenta matar a rival, mas é surpreendida por Ubirajara que a entrega como escrava a Araci. Esta, afinal, entrega-a ao guerreiro como segunda esposa, considerando isso justo já que ele uniu os arcos das duas nações. Inicialmente Jandira era da opinião de que não se deve dividir o marido, mas no final da narrativa aceita a proposta de Araci, dividindo com ela o amor de Ubirajara.
Quem é Araci?
Virgem filha do chefe tocantim, Itaquê, conquistada por Ubirajara, que é obrigado a lutar e vencer todos ou outros pretendentes. Araci aceita dividir o esposo com outras, conforme a tradição de seu povo.
Quem é Pojucã?
Guerreiro tocantim, filho de Itaquê, irmão de Araci. Guerreiro forte e invencível até conhecer Ubirajara, de quem se torna prisioneiro.
Quem é Itaquê?
Pai de Araci ePojucã, velho chefe dos tocantins.
Quem é Jacamim?
Mulher de Itaquê, mulher que não exige exclusividade no amor, conforme tradição de seu povo. Assim como em outros povos, é ela quem planta, como também as outras mulheres casadas, pois, segundo suas crenças, a mulher transmite à terra sua própria fertilidade, possibilitando melhores colheitas do que se as sementes fossem plantadas pelos homens ou pelas virgens.
Quem é Camacã?
Pai de Ubirajara.
Quem é Canicran?
Terrível chefe dos tapuias, vencido por Itaquê, que rompe sua cabeça em dois pedaços como se fosse um coco.
Quem é Pahã?
É o filho mais moço do chefe tapuia, Canicran. Importante para o relao, pois é ele quem cega com duas flechadas o chefe Itaquê. A sua função na estruturação da trama é facil de ser percebida, deixar a nação tocantim sem o líder para que Ubirajara possa assumir o posto e unir as nações araguaia e tocantim, objetivo fundamental do romance.
Qual é o foco narrativo?
O relato é feito em terceira pessoa por um narrador onisciente.
Qual é o tempo da narrativa?
Remonta ao século XV, o que pode ser determinado pela ausência do homem branco.
Qual é o espaço da narrativa?
A natureza, região do rio Tocantins.
Como é a ação da narrativa?
- Predomina a ação externa.
- Estrutura simples da obra.
- Tom épico presente nos feitos guerreiros e caçadas.
- Tom lírico aparece sempre.
- O tempo é cronológico.
Como é o início da narrativa?
O jovem caçador araguaia, Jaguarê, procura em terras alheias um inimigo para desafiar e combater. Levando um prisioneiro para sua taba, ele conseguirá seu título de guerreiro.