Senhora Flashcards
Quem é o autor?
José de Alencar.
Quem é Fernando Seixas?
Pessoa de boa índole, naturalmente bom, mas que se deixou levar pelo desejo de subir fácil, como ele mesmo diz.
Órfão aos 18 anos, abandona o terceiro ano de direito em São Paulo, ocupando o cargo de jornalista. Em sociedade, apresenta-se como moço rico, em casa, leva vida simples.
Quem é Lemos?
É um tipo interreseiro, canalha e hipócrita, a quem a sobrinha e tutelada controla porque tem em seu poder uma carta que pode comprometê-lo.
Quem é Aurélia Camargo?
Moça pobre, neta de um fazendeiro rico que não acreditava no casamento do filho. Só muito tempo após a morte dele procurou e reconheceu a neta. Quando morre deixa-a milhonária.
Discorra sobre o tempo da narrativa.
A ação se passa no tempo do Segundo Império, com alusões à Guerra do Paraguai.
O narrador vale-se do tempo cronológico, dinamizando o relato com frequentes flash-backs.
Onde se passa a história?
No Rio de Janeiro.
Qual é o foco narrativo?
Terceira pessoa, onisciente.
Também é intruso, revelando-se mesmo textualmente quando se discute o livro Diva do próprio Alencar.
Qual é o nome da mãe de Aurélia?
Emília.
Com quem Emília se casara?
Com um médico pobre, Pedro Camargo, filho natural de um rico fazendeiro, Lourenço de Sousa Camargo.
Descreva a relação entre Emília e Pedro Camargo até o nascimento de Aurélia.
Lourenço de Sousa Camargo manda buscar o filho sem reconhecer a união. Este parte para a fazenda paterna, mas não tendo coragem para enfrentá-lo, envia cartas amorosas para a esposa e dinheiro para seu sustento. Após um ano de separação, o casal se reencontra, nascendo o primeiro filho, Emílio, que o pai só conhece aos dois meses de idade. Passam a viver algumas semanas juntos e outras separados, temendo que ovelho descubra tudo e não mais os ajude. Nasce a segunda filha, Aurélia.
O que ocorre que dá um desfecho ao relacionamento de Emília a e Pedro Camargo?
O pai lhe apresenta uma noiva de quinze anos, filha de rico fazendeiro. O moço se esconde em um rancho e aí morre de febre cerebral, deixando três contos de réis a um tropeiro para ser levado a Emília, sem mencionar a dor pela qual etá passando. Emília perde para sempre a alegria de viver.
Descreva a infância de Aurélia.
Leva vida modesta em companhia da mãe e do irmão, criatura fraca que é sempre ajudada em seu trabalho de caixeiro pela moça, sobrecarregada de tarefas. Morto o irmão, a mãe começa a preocupar-se com o destinho da filha, falando-lhe constantmente sobre a necessidade de casar-se e de se colocar à janela, pois bonita como é, logo arranjaria pretendentes.
Fale sobre o primeiro pretendente de Aurélia.
Foi seu tio, Lemos. Ele deixa um bilhete galanteador e a menina rompe de vez a amizade.
Fale sobre o segundo pretendente de Aurélia.
Foi Fernando Seixas que, conquistando a atenção da moça, passa a frequentar-lhe a casa, sentindo-se constrangido em namorar moça tão pobre.
Fale sobre Eduardo Abreu.
Foi um outro pretendente de Aurélia, rapaz rico que pede sua mão em casamento, mas Aurélia ama Seixas.
Qual era o nome do pretendente rico de Aurélia?
Eduardo Abreu.
O que Seixas faz ao saber do interesse de Abreu por Aurélia?
Ele prefere perdê-la a fazê-la sofrer com sua pobreza, mas sabendo da recusa de Aurélia, volta e a pede em casamento.
O que ocorre após Fernando Seixas pedir Aurélia em casamento?
Lemos resolve interferir nos acontecimentos e ao encontrar o pai de Adelaide Amaral lhe fala sobre as vantagens do casamento da moça (já prometida a outro) com Seixas. O pai não gosta do pretendente da filha, Dr. Torquato Ribeiro, porque ele é pobre e não tem muito futuro pela frente. Passa a se interessar em Seixas e por isso o apresenta em casa. O rapaz começa a calcular as vantagens do casamento com Adelaide e, por fim, quando o chefe da casa lhe oferece o dote de 30 contos de réis, o aceita imediatamente. Amélia recebe uma carta anônima dizendo que Fernando a trocou pelo dote de 30 contos de réis.
O que ocorre após Lemos interferir no relacionamento de Aurélia e Fernando?
O avô decide reconhecer mãe e filha. Desafortunadamente, tanto a mãe quanto o avô logo falecem. Um comerciante visita Aurélia e lhe traz o testamento de Lourenço de Souza Camargo, reconhecendo-a como herdeira universal, recebendo seus bens e negócios pendentes.
O que ocorre após Aurélia receber a herança?
Os parentes que jamais se aproximaram dela correm para vê-la. Inclusive o tio Lemos, munido de uma nomeação para ser seu tutor. Mas Aurélia sabe muito bem conduzir negócios, sobretudo graças ao aprendizado adquirido com o trabalho do irmão. Ela passa a morar com uma parenta afastada, a viúva D. Firmina.
Como Aurélia procede em relação à proposta de Lemos de ser seu tutor?
Ela pensa em recusar a tutela, mas logo acha interessante ter um tutor que domina. Aceita-o sob a condição de jamais viver com a família que tanto desprezara a mãe.
D. Firmina mora com Aurélia por que?
Ela é uma espécie de mãe de encomenda, forma de não chocar aqueles que se opõem à emancipação feminina.
Após ficar rica, como Aurélia tratava seus admiradores?
Reconhece na sua riqueza um dos motivos para tantos admiradores. Por isso a cada um atribui um valor em contos d réis. Os rapazes sabem disso e se divertem com tanta franqueza da moça.
Como fica o papel de Lemos como tutor de Aurélia?
Vez por outra, é convocado para resolver problemas sem importância.
Certa manha, Aurélia apresenta um negócio a Lemos, qua negócio era esse?
Faz referência a Manuel Tavares do Amaral, empregado da alfândega que ajustou o casamento da filha Aldelaide por um dote de trinta contos com um rapaz recém-chegado ao Rio de Janeiro. Solicita que o senhor Lemos que a auxilie a desmanchar esse casamento, indicando que a moça deve se casar com o Dr. Torquato Ribeiro, seu verdadeiro amor, repelido por ser pobre. Pede ao tutor para dar 50 contos como dote a Ribeiro, porque se deseja casar com o moço prometido a Adelaide. O tio deve procurar o moço e lhe propor 100 contos e casamento com separação de bens, mantendo absoluto segredo sobre quem fez a proposta.
Qual a reação de Seixa à proposta oferecida por Lemos?
Primeiramente nega, dias mais tarde, encontra-o e aceita, desde que sejam adiantados 20 contos de réis, sem dizer em que os aplicará. O adiantamento é aceito. Seixas se decide pelo acordo porque gastou as economias maternas e agora tem de dar à irmã um dote para o casamento. Sente-se ainda mais angustiado quando descobre que Aurélia sabe sobre a mudança do casamento com Adelaide. No trajeto para o casamento, Lemos avisa que a moça nada sabe sobre o acordo.
A sociedade fluminense ficou como ao saber do casamento de Aurélia e Seixas?
Ficou assombrada, não podendo crer que com tantos admiradores ricos a escolha tenha recaído sobre um marido sem fortuna.
Após a oficialização do casamento de Aurélia e Seixas, quando eles ficam a sós, o que ocorre?
A moça se revela de forma cruel, mostrando-lhe desprezo e mencionando o acordo de 100 contos de réis. Ela expõe todo o seu desgosto para com o comportamento anterior do rapaz. Diante da fúria da noiva, afirma não amá-la, só se interessando pelo dote e portanto está pronto para atender sua ordens. Aflita, agustiada e surpresa, ordena que ele se retire.
Como Seixas e Aurélia passam a viver logo após o casamento?
Passam a viver sob a aparência de casal feliz, mas se martirizam com ironias e sarcasmos, levando vidas separadas quando estão longe do convívio social.
Como é o desfecho da obra?
Fernando fica sabendo que tem direito a 20 contos, resultantes de um negócio feito quando solteiro. Pede um encontro reservado com a esposa e lhe restitui com juros os 100 contos de réis, contando-lhe sobre as circunstâncias que o levaram a agir assim. Aurélia declara seu amor, diz que o perdoa, pede que ele a ame e como prova de que não o engana, mostra-lhe seu testamento, passando-lhe tudo o que tem. Por fim, beijam-se e tem-se um final feliz.