O Guarani Flashcards
Quem é o autor?
José de Alencar.
Quem é D. Antônio de Mariz?
Um fidalgo português. É personagem histórico, tendo participado na fundação do Rio de Janeiro e na luta contra os invasores franceses.
Alencar idealiza-o.
Quem é D. Lauriana?
Mulher de D. Antônio.
Quem é D. Diogo de Mariz?
Filho de D. Antônio e D. Laureana.
Quem é Cecília?
Apelidada Ceci, é filha de D. Antônio e D. Laureana.
Que é Isabel?
Sobrinha de D. Antônio (na verdade sua filha) (deve ser sua filha com uma índia que ele cativara em uma de suas explorações).
Quem é Aire Gomes?
Fiel empregado de D. Antônio.
Quem é Loredano?
Um aventureiro italiano. É um ex-padre que matou um companheiro para obter um mapa das famosas minas de prata que havia na região, e que alimentava incontido desejo pela filha de D. Antônio.
Quem é Álvaro?
Jovem apaixonado por Ceci que, logo percebendo a indiferença da menina, se entrega aos encantos de Isabel.
Quem é Peri?
Um índio que vivia entre eles, guerreiro goitacá que havia salvo a vida de Ceci e acabou vivendo junto à família, servindo à moça com devoção e paixão.
Como começa a trama?
Diogo, durante uma caçada, mata sem querer uma índia aimoré, o que provoca a ira de toda um tribo.
Após Diogo matar uma índia aimoré, o que essa tribo faz?
Os ataques de vingança não tardam, e pouco tempo depois Ceci e Isabel quase são vítimas de suas flechas, enquanto se banhavam no rio.
Como foi o desfecho do ataque aimoré à Ceci e Isabel?
O ataque tramado por dois selvagens aimorés só não se concluiu devido à coragem e à devoção de Peri, que os matou a tempo.
Além do ataque dos aimorés a Ceci e Isabel, o que Peri também evitou?
Evitou também uma tentativa de rapto que sua jovem senhora sofreria nas mãos de Loredano. O aventureiro italiano, junto a seus comparsas, tramavam o rapto de Ceci e a ruína da família de D. Antônio.
Quando os aimorés apertam muito o cerco contra a casa, o que Peri faz?
Peri descobre um meio de salvar sua amada: ingere uma dose muito forte de veneno e entra na batalha sem defesa alguma. Sua ideia era ser morto ou aprisionado e, por conseguinte, ter sua carne devorada por todos os indígenas, o que causaria a morte em massa da tribo.