TUDO Flashcards
Conceitue efetividade
É a capacidade de produzir o efeito esperado.
O uso de indicadores de impacto das políticas públicas tem por finalidade expressar os benefícios diretos que o público-alvo de determinada política obteve em decorrência das ações empreendidas, assim como medir os efeitos de curto prazo das estratégias governamentais.
E
O uso de indicadores é utilizado para medir efeitos a longo prazo de uma política pública sobre o público alvo.
Esse indicadores estão mais focados em melhorias estruturais ou sistêmicas como qualidade de vida, educação, saúde como um todo…
A eficiência indica quanto tempo e quantos sujeitos necessitaram ser mobilizados na realização de uma tarefa.
Eficiência tem a ver com os meios, com os recursos depreendidos para atingir determinado fim. Esses recursos podem ser tempo, energia, dinheiro, material, pessoas.
Disciplinar a execução do trabalho é uma prática associada ao princípio da execução, típico da teoria da administração científica.
Para Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios:
-Planejamento;
-Preparo;
-Controle
-Execução.
O estudo dos tempos de movimentos foi o fundamento da teoria da burocracia, baseada nos estudos de Weber.
E
Na verdade, esse estudo teve a ver com a teoria da administração científica de Frederick Taylor.
Esse estudo buscou otimizar a produção, no menor tempo possível e da melhor maneira possível, evitando movimentos inúteis.
O resultado disso foi a especialização do operário e a divisão do trabalho, a fim de aumentar a sua produtividade.
No âmbito da administração científica, a lógica de substituir os critérios de julgamento individuais dos operários sobre a execução de suas tarefas por métodos baseados em parâmetros científicos corresponde ao princípio do planejamento.
C
Na teoria de Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios (PPEC):
Planejamento
Preparo
Execução e
Controle.
O planejamento diz respeito a métodos baseados por procedimentos científicos. Substitui a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.
O experimento de Nathaniel Hawthorne apontou para a efetiva influência da liderança formal sobre o comportamento dos trabalhadores.
E
Na verdade, esse experimento apontou a influência da liderança informal e foi pioneira no desenvolvimento da teoria das relações humanas.
Na realidade, o experimento de Hawthorne apontou para a influência da INFORMALIDADE!
Foi essa experiência, coordenada por Elton Mayo, inclusive, que inaugurou a Escola das Relações Humanas, e mostrou que o nível de produção dos funcionários é influenciado pelos aspectos psicológicos.
As experiências de Hawthorne evidenciaram a prevalência da remuneração como principal fator motivacional para os trabalhadores do chão de fábrica.
E
Não, pelo contrário. Os experimentos de Hawthorne demonstraram que a motivação vai muito além do dinheiro. Está muito mais associada a fatores sociais e psicológicos e de reconhecimento, do que a aspectos salariais.
De acordo com a teoria neoclássica, o trabalho é entendido como uma atividade influenciada por normas grupais.
E
A teoria neoclássica tem como foco a eficiência organizacional e o papel das funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle). Embora reconheça a importância dos grupos e da interação humana dentro das organizações, ela não dá ênfase às normas grupais como principal influenciador do comportamento de trabalho. Esse conceito está mais alinhado ao enfoque comportamental ou à Teoria das Relações Humanas, que surgiu como reação à rigidez dos modelos clássicos.
Foi Elton Mayo, por meio dos estudos de Hawthorne, que identificou a influência das normas informais e grupais no comportamento dos trabalhadores, mostrando como os grupos podem influenciar o desempenho individual e as atitudes dos trabalhadores dentro das organizações. Dessa forma, as normas grupais são mais associadas ao enfoque comportamental do que à teoria neoclássica.