Tuberculose Flashcards

1
Q

A tuberculose é causada por qual bactéria?

A

MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS (bacilo de Koch esse nome vem do médico que primeiro identidade esse bacilo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Oque é uma pessoa bacilifero?

A

É a pessoa capaz de transmitir a tuberculose para o meio ambiente.
Cada pessoa bacilifero pode contaminar de 10 a 15 pessoas ao ano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Na primoinfecçao (primeiro contato com o bacilo de Koch) o corpo humano não há uma resposta específica durante oito semanas verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro. A resposta imune ( no caso aqui é uma resposta celular e não humoral que seria por anticorpos) só aparece depois de oito semanas após o primeiro contato com o bacilo (primoinfecçao) por isso que durante essas 8 semanas ele pode ser disseminada para todos os órgãos do organismo.
Por ser uma resposta celular e não uma resposta humoral é uma resposta mais sofisticada e por isso demora mais tempo no caso até 8 semanas, essas células se juntam contra o bacilo se organizando ao redor do bacilo formando um cordão de isolamento CHAMADO DE GRANULOMA CASEOSO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Defina o que é infecção latente ;tuberculose primária e tuberculose pós primária…

A

Infecção latente ocorre 90% das vezes ou seja é quando a pessoa tem o primeiro contato com o bacilo de Koch e consegue formar o granuloma CASEOSO ao seu redor pela imunidade celular.
Tuberculose primária ocorre nos outros 10% que é quando a pessoa tem o primeiro contato (primoinfecçao) com bacilo de Koch porém já forma a doença ou seja ela não conseguiu fazer o granuloma cacioso da imunidade celular.
Tuberculose pós primária é a pessoa que era latente e após algum adoecimento o baixo da imunidade ela entra na doença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A tuberculose pode ser pulmonar ou extrapulmonar dentro da pulmonares estão as formas TB primaria e pós primária. Qual é o principal público alvo delas?

A

TB primária ➡️ Afeta principalmente as crianças pois como ela tem uma unidade não madura geralmente ao contato com o bacilo de Koch já causa a doença. Por ser um bacilo não agressivo ele gera um quadro mais arrastado então a criança vai apresentar tosse tosse tosse e um pouco de febre.
Tuberculose pós primária ➡️ Principalmente em adolescente e adulto. Os sintomas aqui é tosse por mais que 3 semanas, febre vespertino e perda ponderal. Essa tuberculose pós primária ocorre quando o granuloma CASEOSO ao redor do bacilo ele fica fragilizado com o crescimento novamente do bacilo (seja pela imunidade baixa do paciente ou por novo contato com o bacilo de Koch) que se rompe e vai para via aérea podendo ser transmitida ao tossir por exemplo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o principal achado radiológico na pediatria com tuberculose primária?

A

ADENOPATIA HILAR UNILATERAL.
Lembrar que o bacilo de Kochs replica dentro da alvéolo pois é rico em oxigênio, isso gera uma inflamação e qualquer microorganismos que replica dentro do alvéolo é drenado para os linfonodos -mediastinal causando a adenopatia Hilar unilateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Criança consegue transmitir tuberculose para outra criança?

A

Não. Pois crianças são PAUCIBACILIFERA, ou seja, tem pouco bacilo de Koch livre para ser transmitido, isso ocorre porque na tuberculose primária as crianças fazer a adenopatia Hilar que contém esses bacilos (Claro se for uma criança imunocompetente caso contrário ela faz tuberculose miliar, que é a sepse a tuberculose sistêmica pois ela não teve imunidade o suficiente para conter o bacilo dentro da adenopatia Hilar, pode ocorrer quando a criança é imunodeprimida ou com sistema imune muito imatura como em menores de 2 anos de idade ou não vacinada.).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o principal característica radiológica da tuberculose pós primária?

A

CAVITAÇÃO EM LOBOS SUPERIORES pois é no ápice pulmonar que mais tem oxigênio para a alegria dos bacilos de Koch. Após o granuloma cacioso se rompido gera uma resposta inflamatória muito agressiva sendo capaz de até mesmo derreter o próprio pulmão durante essa reação inflamatória extrema, isso faz com que o paciente às vezes tussa até mesmo pulmão derretido, isso causa a famosa cavitação.
⚠️⚠️ Nessa cavitação formada pode acontecer uma complicação chamada bola fúngica causada por ASPERGILLUS causado tosse com sangue (hemoptise).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é feito o diagnóstico de tuberculose pulmonar em pacientes acima ou igual a 10 anos de idade?

A

CLINICA SUGESTIVA + RAIO X DE TORAX SUGESTIVO + ESCARRO (principalmente o teste rápido). O diagnóstico é feito com 2/3 critérios positivos já está autorizado o início do tratamento.
⚠️Teste rápido molécular (TRM-TB) é o de primeira escolha pois precisa de apenas uma amostra e que fica pronta em 2 horas e avalia resistência do bacilo de Koch a rifampicina que é o principal medicamento usado para tratar tuberculose pulmonar. A baciloscopia (BAAR) é a segunda escolha pois é mais demorada e precisa no mínimo 2 amostras. A cultura é feita mais para documentar a presença de bacilo de Koch, caso não haja encontrado durante o tratamento ou durante dúvida diagnóstica ou após TRM-TB vim positivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como que é feito o diagnóstico tuberculose pulmonar e menores de 10 anos de idade?

A

Com pontuação maior igual que 40 pontos. Sendo clínica sugestivo 15, RX de tórax sugestivo 15, contato com tuberculose 10, prova tuberculínica 5, e desnutrição 5 pontos.
Uma outra opção que existe é a cultura do lavado gástrico pois a criança ela não tosse e espele o conteúdo ela engole e por isso que faz esse exame.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é a tuberculose extrapulmonar mais comum no Brasil? E quais suas características?

A

TB pleural. {⚠️Em Pacientes com HIV positivo a tuberculose extrapulmonar mais comum é a ganglionar.}
Sintomas ➡️ Tosse seca, febre baixa, arrastado. Apos raio X de tórax e ver o derrame devemos drenar com a toracocentese e analisar esse líquido.
Laboratório ➡️ O líquido da toracocentese vai vim com aspecto transparente, a bioquímica vem exudativo ( pois é um líquido que vem da inflamação a inflamação aumenta permeabilidade vascular o líquido extravasa para a cavidade pleural e fica um líquido em proteínas e glicose baixa.). A parte celular vem com predomínio de linfomononuclear sem eosinófilos e sem células mesoteliais (célula que reveste o interior da pleura, ela geralmente está presente em cancer pleural).
ADA (ADENOSINA DEAMIMASE) >40 (enzima liberada pelo linfócitos quando está combatente um microorganismos) ➡️ Fala muito a favor de TB pleural. Só com ela acima de 40 + essas características bioquímicas e celular anterior = poder iniciar o tratamento para TB pleural.
Na dúvida diagnósticas ➡️ Pode se fazer o exame padrão ouro que é a biópsia pleural

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em quem é mais comum a tuberculose meningea?

A

Ocorre mais em crianças não vacinadas ou imunodeprimidas. É a forma mais sequelante da tuberculose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual o tratamento para tuberculose pulmonar?

A

Rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual o tratamento básico mais usado para tratar tuberculose?

A

Esquema básico ➡️ RIPE por 6 meses, sendo 2 meses com o esquema das 4 drogas ( rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, são os chamados etapa de ataque) + 4 meses com somente rifampicina + isoniazida no chamado etapa de manutenção.
⚠️⚠️ Lembrar que em menores de 10 anos não se faz etambutol por risco de neurite óptica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como é o esquema terapêutico da meningite tuberculínica ou da tuberculose osteoarticular?

A

12 meses (2 meses de ataque com as 4 drogas: rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol + 10 meses de manutenção com 2 drogas: rifampicina e isoniazida.).
⚠️⚠️ Na tuberculose meningea fazemos também corticoide em dose anti- inflamatoria com predinisona 40mg/dia durante os primeiros 3 meses do tratamento acima. Isso deve ser feito porque o bacilo de Koch fica grudado na meninge e quando começamos o tratamento para meningite tuberculínica acabamos por expor essa bactéria de uma maneira que o sistema imune vai agredir aquele local gerando uma grande inflamação, que no contexto da meninge é extremamente perigoso, então para evitar esse efeito maléfico da inflamação fazemos o melhor anti-inflamatório que existe que é o corticoide. Por isso que a tuberculose meningea é a mais sequelante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a ideia do conceito tratamento diretamente observado (TDO)?

A

Pelo risco dos pacientes não está totalmente aderido ao tratamento da tuberculose, fazemos o tratamento diretamente observado que consiste em ver o paciente tomando comprimido diariamente do esquema terapêutico da tuberculose e aproveitar ter conversas e acolhimento e explicar a importância do tratamento completo.

17
Q

Qual exame é ideal para fazer a dosagem do bacilo de Koch durante o acompanhamento do paciente em tratamento de tuberculose?

A

Baciloscopia mensal que é ver diretamente o bacilo e sua vitalidade. Não é feito o teste rápido molecular porque ele vê o código genético do bacilo seja ele vivo ou morto então não serve como acompanhamento.

18
Q

Quais efeitos adversos o tratamento para tuberculose tem a exceção da intolerância gástrica?

A

Rifampicina ➡️ Gripe (tem reação alérgica do meio do sistema imune), suor laranja. Devemos avisar esses efeitos ao paciente. Lembrar do mnemônico a piscina gripa / rifampicina gripa 😃
Isoniazida ➡️ neuropatia periférica a isoniazida por si só não faz neuropatia periférica diretamente, mas ela baixa o valor da vitamina B6 (⬇️piridoxina) que é muito importante para o metabolismo neuronal.
Pirazinamida ➡️ hiperuricemia ou seja pode precipitar uma crise de gota, isso não significa que pacientes que tem gota não pode usar pirazinamida, porém temos que alerta que isso pode acontecer.
Etambutol ( etambutolho) ➡️ pode fazer neurite óptica.

19
Q

Quais medicamentos do tratamento para tuberculose é hepatotóxico?

A

Pirazinamida, isoniazida e rifampicina. A pirazinamida é o mais hepatotóxico (lembrado P de pior.).
O tratamento só deve ser interrompido caso houve icterícia ou aumento de três vezes o limite superior das transaminases + sintomas (gastrointestinais por exemplo) ou aumento 5 vezes o limite superior da transaminases. **E nesses casos devemos interromper o RIPE por 30 dias e reavaliar depois, se melhorou reintroduzimos com rifampicina + etambutol e após 3-7 dias reintroduzimos isoniazida e após 3-7 dias reintroduzimos a pirazinamida. Caso não melhorar fazemos outro esquema “para o fígado não ir para o cél” com capreomicina, etambutol e levofloxacino.

20
Q

Como deve ser o controle dos contactantes de tuberculose?

A

Anamnese + exame físico+ exame de raio X de tórax.
⚠️E caso a pessoa contactante tiver sintomas e ou raio-x de torax alterado devemos pensar em tuberculose doença, e assim então completar o tripé do diagnóstico de TB doença (clínica + imagem + escarro) que é fazendo o escarro com O teste rápido molécular TRM-TB.
⚠️Caso a pessoa contactante estiver assintomático investigamos tuberculose latente. Lembrar que o paciente tuberculose latente é aquele que tá assintomático exame de imagem normal porém prova tuberculínica (PPD) positivo (> igual que 5mm).

21
Q

A vacina BCG pode alterar o teste tuberculínico PPD?

A

Não.

22
Q

Qual é o tratamento para tuberculose latente?

A

1° escolha ➡️ Isoniazida 270 doses entre 9-12 meses. O importante aqui é o paciente tomar todas as 270 doses.
A alternativa é a Rifampicina para extremos de idade como menores de 10 anos ou >50 anos. Fazer 120 doses entre 4 - 6 meses.

23
Q

Pode se vacinar recém-nascido contactante de bacilifero (pessoa que transmite TB)?

A

Não. O ideal nessa situação é fazer isoniazida ou rifampicina por 3 meses + PPD, porque caso o recém-nascido aspire o bacilo de Koch ele já vai estar preparado medicamentosamente falando contra esse agente.
🟢Após os 3 meses do medicamento (isoniazida ou rifampicina) fazemos o PPD, caso ele venha maior igual que 5mm então não vacinamos e fazemos mais 3 meses de isoniazida ou 1 mês de Rifampicina ( pois o correto é 4 meses de rifampicina ou 6 meses de isoniazida nessa situação).
🟢 Agora caso o PPD tivesse vindo menor que 5mm então poderíamos vacinar e suspender o tratamento inicial.
🔵Fazer BCG é contraindicado porque essas medicações inibem o efeito dessa vacina.