Tuberculose Flashcards
A tuberculose é causada por qual bactéria?
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS (bacilo de Koch esse nome vem do médico que primeiro identidade esse bacilo).
Oque é uma pessoa bacilifero?
É a pessoa capaz de transmitir a tuberculose para o meio ambiente.
Cada pessoa bacilifero pode contaminar de 10 a 15 pessoas ao ano.
Na primoinfecçao (primeiro contato com o bacilo de Koch) o corpo humano não há uma resposta específica durante oito semanas verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A resposta imune ( no caso aqui é uma resposta celular e não humoral que seria por anticorpos) só aparece depois de oito semanas após o primeiro contato com o bacilo (primoinfecçao) por isso que durante essas 8 semanas ele pode ser disseminada para todos os órgãos do organismo.
Por ser uma resposta celular e não uma resposta humoral é uma resposta mais sofisticada e por isso demora mais tempo no caso até 8 semanas, essas células se juntam contra o bacilo se organizando ao redor do bacilo formando um cordão de isolamento CHAMADO DE GRANULOMA CASEOSO
Defina o que é infecção latente ;tuberculose primária e tuberculose pós primária…
Infecção latente ocorre 90% das vezes ou seja é quando a pessoa tem o primeiro contato com o bacilo de Koch e consegue formar o granuloma CASEOSO ao seu redor pela imunidade celular.
Tuberculose primária ocorre nos outros 10% que é quando a pessoa tem o primeiro contato (primoinfecçao) com bacilo de Koch porém já forma a doença ou seja ela não conseguiu fazer o granuloma cacioso da imunidade celular.
Tuberculose pós primária é a pessoa que era latente e após algum adoecimento o baixo da imunidade ela entra na doença.
A tuberculose pode ser pulmonar ou extrapulmonar dentro da pulmonares estão as formas TB primaria e pós primária. Qual é o principal público alvo delas?
TB primária ➡️ Afeta principalmente as crianças pois como ela tem uma unidade não madura geralmente ao contato com o bacilo de Koch já causa a doença. Por ser um bacilo não agressivo ele gera um quadro mais arrastado então a criança vai apresentar tosse tosse tosse e um pouco de febre.
Tuberculose pós primária ➡️ Principalmente em adolescente e adulto. Os sintomas aqui é tosse por mais que 3 semanas, febre vespertino e perda ponderal. Essa tuberculose pós primária ocorre quando o granuloma CASEOSO ao redor do bacilo ele fica fragilizado com o crescimento novamente do bacilo (seja pela imunidade baixa do paciente ou por novo contato com o bacilo de Koch) que se rompe e vai para via aérea podendo ser transmitida ao tossir por exemplo.
Qual o principal achado radiológico na pediatria com tuberculose primária?
ADENOPATIA HILAR UNILATERAL.
Lembrar que o bacilo de Kochs replica dentro da alvéolo pois é rico em oxigênio, isso gera uma inflamação e qualquer microorganismos que replica dentro do alvéolo é drenado para os linfonodos -mediastinal causando a adenopatia Hilar unilateral.
Criança consegue transmitir tuberculose para outra criança?
Não. Pois crianças são PAUCIBACILIFERA, ou seja, tem pouco bacilo de Koch livre para ser transmitido, isso ocorre porque na tuberculose primária as crianças fazer a adenopatia Hilar que contém esses bacilos (Claro se for uma criança imunocompetente caso contrário ela faz tuberculose miliar, que é a sepse a tuberculose sistêmica pois ela não teve imunidade o suficiente para conter o bacilo dentro da adenopatia Hilar, pode ocorrer quando a criança é imunodeprimida ou com sistema imune muito imatura como em menores de 2 anos de idade ou não vacinada.).
Qual o principal característica radiológica da tuberculose pós primária?
CAVITAÇÃO EM LOBOS SUPERIORES pois é no ápice pulmonar que mais tem oxigênio para a alegria dos bacilos de Koch. Após o granuloma cacioso se rompido gera uma resposta inflamatória muito agressiva sendo capaz de até mesmo derreter o próprio pulmão durante essa reação inflamatória extrema, isso faz com que o paciente às vezes tussa até mesmo pulmão derretido, isso causa a famosa cavitação.
⚠️⚠️ Nessa cavitação formada pode acontecer uma complicação chamada bola fúngica causada por ASPERGILLUS causado tosse com sangue (hemoptise).
Como é feito o diagnóstico de tuberculose pulmonar em pacientes acima ou igual a 10 anos de idade?
CLINICA SUGESTIVA + RAIO X DE TORAX SUGESTIVO + ESCARRO (principalmente o teste rápido). O diagnóstico é feito com 2/3 critérios positivos já está autorizado o início do tratamento.
⚠️Teste rápido molécular (TRM-TB) é o de primeira escolha pois precisa de apenas uma amostra e que fica pronta em 2 horas e avalia resistência do bacilo de Koch a rifampicina que é o principal medicamento usado para tratar tuberculose pulmonar. A baciloscopia (BAAR) é a segunda escolha pois é mais demorada e precisa no mínimo 2 amostras. A cultura é feita mais para documentar a presença de bacilo de Koch, caso não haja encontrado durante o tratamento ou durante dúvida diagnóstica ou após TRM-TB vim positivo.
Como que é feito o diagnóstico tuberculose pulmonar e menores de 10 anos de idade?
Com pontuação maior igual que 40 pontos. Sendo clínica sugestivo 15, RX de tórax sugestivo 15, contato com tuberculose 10, prova tuberculínica 5, e desnutrição 5 pontos.
Uma outra opção que existe é a cultura do lavado gástrico pois a criança ela não tosse e espele o conteúdo ela engole e por isso que faz esse exame.
Qual é a tuberculose extrapulmonar mais comum no Brasil? E quais suas características?
TB pleural. {⚠️Em Pacientes com HIV positivo a tuberculose extrapulmonar mais comum é a ganglionar.}
Sintomas ➡️ Tosse seca, febre baixa, arrastado. Apos raio X de tórax e ver o derrame devemos drenar com a toracocentese e analisar esse líquido.
Laboratório ➡️ O líquido da toracocentese vai vim com aspecto transparente, a bioquímica vem exudativo ( pois é um líquido que vem da inflamação a inflamação aumenta permeabilidade vascular o líquido extravasa para a cavidade pleural e fica um líquido em proteínas e glicose baixa.). A parte celular vem com predomínio de linfomononuclear sem eosinófilos e sem células mesoteliais (célula que reveste o interior da pleura, ela geralmente está presente em cancer pleural).
ADA (ADENOSINA DEAMIMASE) >40 (enzima liberada pelo linfócitos quando está combatente um microorganismos) ➡️ Fala muito a favor de TB pleural. Só com ela acima de 40 + essas características bioquímicas e celular anterior = poder iniciar o tratamento para TB pleural.
Na dúvida diagnósticas ➡️ Pode se fazer o exame padrão ouro que é a biópsia pleural
Em quem é mais comum a tuberculose meningea?
Ocorre mais em crianças não vacinadas ou imunodeprimidas. É a forma mais sequelante da tuberculose.
Qual o tratamento para tuberculose pulmonar?
Rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol.
Qual o tratamento básico mais usado para tratar tuberculose?
Esquema básico ➡️ RIPE por 6 meses, sendo 2 meses com o esquema das 4 drogas ( rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, são os chamados etapa de ataque) + 4 meses com somente rifampicina + isoniazida no chamado etapa de manutenção.
⚠️⚠️ Lembrar que em menores de 10 anos não se faz etambutol por risco de neurite óptica.
Como é o esquema terapêutico da meningite tuberculínica ou da tuberculose osteoarticular?
12 meses (2 meses de ataque com as 4 drogas: rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol + 10 meses de manutenção com 2 drogas: rifampicina e isoniazida.).
⚠️⚠️ Na tuberculose meningea fazemos também corticoide em dose anti- inflamatoria com predinisona 40mg/dia durante os primeiros 3 meses do tratamento acima. Isso deve ser feito porque o bacilo de Koch fica grudado na meninge e quando começamos o tratamento para meningite tuberculínica acabamos por expor essa bactéria de uma maneira que o sistema imune vai agredir aquele local gerando uma grande inflamação, que no contexto da meninge é extremamente perigoso, então para evitar esse efeito maléfico da inflamação fazemos o melhor anti-inflamatório que existe que é o corticoide. Por isso que a tuberculose meningea é a mais sequelante.