Pneumonia Flashcards
Que parâmetros são utilizados no score News?
🟡 Frequência respiratória.
🟡 Pressão arterial sistólica.
🟡 Escala de coma se glasglow.
🟡 Saturação se oxigênio.
🟡 Temperatura.
🟡 Frequência cardíaca.
⚠️⚠️Usado para avaliar a disfunção orgânica no paciente com sepse. 1-4 pontos = atenção. 5-6 pontos = código vermelho. Maior igual a 7 = emergência.
Qual a definição de sepse?
Disfunção orgânica com resposta imune desregulada a uma infecção.
🟡 Para analisarmos a disfunção orgânica existe vários critérios o mais utilizado e o mais novo atualmente é o critério de News.
Qual a definição de choque séptico?
Paciente que tem disfunção orgânica + sinais de hipoperfusão. Choque séptico é aquele paciente que precisa de vasopressor para manter uma PAM maior igual a 65 mmHg e lactato maior igual a 2mmol/L (18mg/dl) após reposição volêmica.
⚠️⚠️ Do ponto de vista hemodinâmico paciente tem choque séptico quando tem produção de marcadores inflamatórios em demasia e por isso eles fazem uma vasodilatação periférica, com isso a resistência vascular sistêmica despenca ( e quando isso acontece automaticamente o débito cardíaca aumenta). Tudo isso ocorre ainda no começo do choque séptico no chamado fase quente 🥵 ➡️ após esse fase acontece a disfunção miocardíaca entrando assim na fase fria 🥶 onde o paciente vai está mau perfundido, pele pegajosa.
Como tratamos paciente com sepse?
Golden hour ➡️ 1°- Medir lactato e tempo de enchimento capilar (o lactato é um bom marcador de perfusão tecidual). A meta é reduzir o lactato desse paciente. 2°- 30 ml kg de cristaloide se choque ou hipoperfusão nas primeiras 3 horas (começar na primeira hora porém tem até 3 horas para terminar, porém é importante indivídualizar pois se o paciente for por exemplo cardiopata ele não tolera esse volume todo). 3°- Se o paciente continuar hipoativo após a reposição volêmica, temos que fazer vasopressor como a noradrenalina (pois é um medicamento com potente efeito Alfa, ele vai no endotélio dos vasos e causa vasoconstrição, que é justamente o oposto do efeito da sepse que gera vasodilatação sistemica.) ⚠️ Não é necessário esperar o volume de cristalóide anterior correr totalmente para iniciar a vasopressor. E pode fazer via periférica essa droga. Caso Paciente não responder a noradrenalina podemos entrar com vasopressina e ou adrenalina. 4°- Antibiótico + hemocultura (não atrasar o antibiótico >45 minutos). ⚠️ Atualização podemos fazer tardar o antibiótico até 3 horas caso houver um paciente com “possível” sepse ou na ausência de choque. Agora em pacientes com provável sepse ou apresenta choque o antibiótico deve ser feito na primeira hora.
Paciente com choque séptico pode receber corticoide?
Sim porque o corticoide tem um efeito permissivo em relação às catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina) porque ele meio que potencializa seus efeitos. Isso é muito útil no choque séptico porque esses pacientes necessitam e vasoconstrição das periferias porque é exatamente o efeito contrário da sepse ( vasodilatação periférica).
Quais são os parâmetros qSOFA?
🔵 Frequência respiratória.
🔵 Pressão arterial sistólica.
🔵 Escala de coma de glasglow.
Qual pulmão é mais acometido por pneumoniae?
Pulmão direito porque anatomicamente o brônquio direito é mais angulado e isso faz que tenha mais entrada de microorganismos por microaspiraçao.
Quais os dois principais tipos de pneumonia?
🟡Pneumonia adquirida na comunidade (PAC).
🟡 Pneumonia hospitalar.
Na pneumonia adquirida da comunidade qual a sua principal etiologia?
🏆🥇Streptococcus pneumoniae (pneumococo Diplococo Gran positivo) é o principal, ele causa pneumonia típica.
🥈 Mycoplasma pneumoniae pode ser considerado a segunda etiologia mais frequente, ela causa pneumonia atípica.
Outros ➡️ Clamydia pneumoniae (causa pneumonia atípica), influenzae (atípico), Haemophylus influenzae (pneumonia típica é um coco-bacilo gram negativo), Legionella ( é um germe atípico porém que causa pneumonia típica). Klebsiella pneumoniae (bastonete gram negativo, também causa pneumonia típica)
Qual o quadro clínico da pneumonia adquirida da comunidade típica?
⏰ Quadro agudo.
🤒 Febre alta / tosse produtiva.
🦠 Germe típicos + Legionella (que é um germe atípico porém que causa pneumonia típica).
Qual o quadro clínico da pneumonia adquirida na comunidade atípica?
⏰ Quadro subagudo (mais ou menos 10 dias).
🤒 Síndrome gripal (febre / tosse seca / mialgia / dor de garganta).
🦠Germe atípicos (exceto Legionella).
Qual é o padrão radiográfico da pneumonia tipica adquirida da comunidade ?
Pneumonia Lobar
Broncopneumonia
Qual o padrão radiológico da pneumonia atipica adquirida na comunidade ?
Pneumonia intersticial
Qual o padrão radiológico do pneumococo na pneumonia adquirida na comunidade?
☢️QUALQUER PADRÃO RADIOLÓGICO. Porém é mais comum o padrão da broncopneumonia. Mais específico o padrão pneumonia Lobar (aquela que cai na prova até que se prove o contrário é por pneumococo). Porém ela também pode causar o padrão intersticial, derrame é até a forma redonda
Qual bactéria tem relação com pneumonia e DPOC?
Haemophylus influenzae (coco-bacilo gram negativo), ela causa a pneumonia na forma clínica típica.
Paciente etilista ou diabéticos tendem a ter uma etiologia diferente para pneumonia. Qual?
🦠Klebsiella pneumoniae (bastonete gram negativo) causa a pneumonia típica.
☢️Imagem radiologica clássica de “friedlander” (lobo pesado).