Trauma Flashcards
três picos de incidência de mortalidade decorrente do trauma
primeiro: ocorre imediatamente após o trauma, é devido a lesões graves como ruptura de aorta ou lacerações do SNC. Atendimento médico mesmo que imediato não consegue salvar essas vítimas, sendo indicado então medidas de prevenção com o objetivo de evitar que os acidentes aconteçam: exemplo lei seca, fiscalização de rodovias, medidas para educação no trânsito.
segundo: minutos a horas após o evento (dentre elas hemorragias, pneumotórax), também chamado de hora de ouro no atendimento
terceiro: dias a semanas após, geralmente por complicações intrahospitalares (sepse, disfunção multiorgânica).
primeiro pico de morte
abrange os óbitos praticamente irreversíveis, ocorrendo segundos ou minutos depois do trauma, como no TCE grave, trauma raquimedular alto, afundamento maciço de tórax e trauma de grandes vasos.
objetivo do ATLS
é centrado em prevenir óbito no segundo pico das mortes por trauma; no primeiro pico, considerando-se a dificuldade de manter vivo um paciente grande traumatizado, pouco pode ser feito.
diagnóstico definitivo não é estabelecido no primeiro momento.
sequência recomendada pelo ATLS
seguimos uma ordem de prioridade no atendimento guiada pelo método mnemônico ABCDE. Seguindo esse método nossa primeira prioridade é avaliar a via aérea e a respiração do nosso paciente (A e B).