Transporte Celular - Semana 2 Flashcards
Quais são os tipos de moléculas que precisam de um transporte celular, seja ele passivo ou ativo?
Moléculas polares pequenas e não carregadas (passam sem transporte, mas muito devagar), moléculas polares maiores não carregadas (poucas ainda passam sem) e íons.
Diferencie o transporte ativo do transporte passivo de moléculas.
No transporte passivo, seja por difusão simples (pela membrana) ou facilitada (com auxílio de proteína), a molécula passa sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração.
Já no transporte ativo, a molécula passa com gasto de energia e contra o gradiente de concentração.
O que é o gradiente eletrolítico e como suas variantes interferem na passagem dos solutos?
Gradiente eletrolítico é o gradiente de concentração + potencial de membrana, essas variantes interferem na passagem dos solutos de forma que se as duas estiverem fortes no mesmo sentido há um maior fluxo de soluto e se estiverem em sentidos opostos há uma diminuição do fluxo.
Cite os tipos de proteínas que realizam o transporte celular e quais transportes fazem.
São as proteínas canais, que fazem transporte passivo, e transportadoras, que fazem transporte passivo e ativo (proteínas diferentes, bombas), ambas são transmembrânicas e de múltiplas passagens.
Diferencie os tipos de canais iônicos.
Podemos ter canais iônicos dependentes de voltagem (que se abrem/fecham conforme a polaridade da membrana), dependente de ligantes (sejam esses externos ou internos) e disparados mecanicamente (são sensíveis à estímulos mecânicos, ex: cóclea).
Diferencie os tipos de bombas (transporte ativo) dependentes de ATP.
- TIPO P: se autofosforilam e trabalham mais com íons.
- TRANSPORTADORES ABC: estrutura diferente, usa 2 atps e bombeiam moléculas pequenas.
- TIPO V: são turbinas, principal é de prótons que acidifica os meios.
- TIPO F: subtipo de V, porém em reverso, usa o gradiente de prótons para fosforilar ADP em ATP.
Classifique os tipos de transportes ativos.
Transporte acoplado (utiliza a energia de um transporte para fazer outro) e bombas de atp ou dirigidas por luz/reações redox.
Quais são os tipos de fluxo pelas proteínas carreadoras/transportadoras?
Uniporte (fluxo de 1 molécula em 1 sentido), simporte (fluxo de 2 moléculas, porém no mesmo sentido) e antiporte (fluxo de 2 moléculas em sentidos opostos).
Como ocorre o fluxo de glicose na célula intestinal, durante o jejum (mais glicose dentro da célula que fora)?
A glicose extracelular entra na célula pela membrana apical, através de um simporte com Na+ (utiliza-se o potencial gerado pelo transporte de sódio a favor do seu gradiente de concentração para transportar a glicose contra o seu gradiente de concentração para dentro da célula). O sódio é colocado para fora pelas bombas de sódio nas membranas baso-laterais, para manter o gradiente, e a glicose é difundida passivamente para os tecidos adjacentes através dessas mesmas membranas.
O que ocorre no processo de osmose?
Osmose é o movimento passivo da água conforme o gradiente osmótico (vai para onde tem mais soluto). Ela deve der balanceada (com a saída de íons em animais, com a resistência da parede celular em vegetais e com a saída de água pelo vacúolo contrátil de descarte) para que não ocorra o intumescimento da célula e consequente plasmólise.