Junções Celulares - Semana 6 Flashcards
O que são junções ocludentes, ou compactas, e quais as proteínas que auxiliam?
São junções que mantêm as células muito próximas nas partes mais apicais dos domínios baso-laterais, impedindo a comunicação entre as células naquela região. É feita por proteínas transmembranares, como a Claudina e Ocludina, e ocorre principalmente entre as células epiteliais.
O que são junções comunicantes e quais as proteínas que auxiliam?
As junções comunicantes são junções que ocorrem entre os domínios baso-laterias das células, na parte mais basal, que promovem a comunicação entre elas através da passagem de moléculas pequenas e solúveis em água e íons. É feita por proteínas transmembranares, como as conexinas (cada 6 conexinas formam 1 conéxon, e dois conéxons formam a comunicação).
Quais são os tipos de junções de ancoragem?
Existem 2 tipos de junção de ancoragem: a junção entre células (célula-célula), que ocorre ao longo da parede baso-lateral, e a junção célula-matriz extracelular, que ocorre na parede basal das células.
Quais são as proteínas responsáveis pelas junções de ancoragem?
As proteínas que tornam possíveis esse tipo de junção são de duas grandes famílias de proteínas transmembrana, as Caderinas e as Integrinas. As Caderinas fazem as junções célula-célula, podendo se ligar tanto aos filamentos de actina quanto aos filamentos intermediários. Já as Integrinas fazem as junções célula-matriz, podendo se ligar tanto aos filamentos de actina quanto aos intermediários.
OBS: algumas Integrinas podem fazer junções célula-célula.
O que são junções aderentes?
As junções aderentes são junções célula-célula, que conectam firmemente os filamentos de actina de uma célula a outra através das Caderinas, principalmente.
O que são os desmossomos?
Os desossamos são junções célula-célula, entre os filamentos intermediários de duas células adjacentes através das Caderinas, principalmente.
O que são junções célula-matriz ligada à actina?
Essas são junções célula-matriz que promovem o ancoramentos dos filamentos de actina na matriz extracelular na parte basal da célula através das Integrinas.
O que são os hemidesmossomos?
Essas são junções célula-matriz que promovem o ancoramentos dos filamentos intermediários da célula na matriz extracelular na parte basal da célula através das Integrinas.