Membrana Plasmática - Semana 1 Flashcards
Quais as principais funções da membrana plasmática?
A membrana plasmática serve para separar o ambiente extracelular do citosol, além de fazer a comunicação entre estes e no crescimento celular.
Quais os principais constituintes da membrana? E quais os principais lipídios que compõem a membrana plasmática?
Os principais componentes são os lipídios, proteínas e carboidratos (glicolipídios e glicoproteínas). Os principais lipídeos são os fosfolipídios, esteróis e glicolipídios.
Qual a distribuição dos fosfolipídios na membrana?
Na monocamada citosólica, temos fosfatidilnositol, fosfatidiletanolamina e fosfatidilserina (indicadora de morte celular na camada não-citosólica). Já, na monocamada não-citosólica, temos fosfatidilcolina e esfigolamina.
Quais os movimentos realizados pelos fosfolipídios?
1- Rotação (em torno do seu maior eixo).
2- Balanço (de cima para baixo e vice-versa).
3- Difusão lateral (trocar de lugar com fosfolipídios da mesma monocamada).
4- Flexão (das caudas hidrofóbicas).
5- Flip-flop (catalisado pelas flipases, consiste na troca de monocamada para permitir a sinalização celular e a reposição dos fosfolipídios, que são produzidos no RE).
Elabore sobre os principais fatores que influenciam na fluidez da membrana.
1- Temperatura (se em uma temperatura muito baixa, a membrana pode se transformar de fluida para viscosa - transição de fase).
2- Comprimento da cauda hidrofóbica (quanto menor o tamanho da cauda menor a fluidez).
3- Insaturação (quando há ausência ou mudança na instauração da cauda, ligação dupla cis, há diminuição da fluidez da membrana).
4- Presença de colesterol (o colesterol aumenta a fluidez da membrana, impede a transição de fase em altas concentrações e diminui a permeabilidade à pequenas moléculas).
Classifique os tipos de proteínas presentes na membrana.
Temos proteínas intrínsecas (que se ligam diretamente a camada de fosfolipídios e podem até atravessar a membrana, transmembrana) e as proteínas extrínsecas (que precisam se ligar a uma proteína ou lipídio).
Quais as funções das proteínas transmembrana?
Elas podem ser: transportadoras, âncoras, enzimas e receptoras.
Quais as principais funções do glicocálice?
Ele possui as funções de reconhecimento celular, proteção (mecânica e química), lubrificação e adesão.
O que significa e quais as maneiras de restringir a mobilidade das proteínas e lipídios na membrana?
Significa que eles não podem se mover livremente pela membrana, pois para que a célula em questão exerça sua função tais moléculas precisam estar em determinas regiões de membrana. Pode ser feito através de: interação célula-célula, âncora no citoesqueleto, interação com o córtex da célula, separação de domínios e interações com macromoléculas.