Transcrição Flashcards
Anotações/revisão da semana anterior
Duplicação acontece na fase S
Duplicação do Dna: semi- conservativa.
Dupla élise ligada atravéz de lig de hidrogênio entre as bases nitrogenadas das cadeias opostas que une duas bases de ácidos nucleicos.
Padrão de interação das bases nitrogênadas: agnaldo timótio, gal costa.
A -t: dupla ligação de hidrogênio.
G- c: dupla ligação de hidrogênio.
Quais as enzimas que participa da replicação do dna? Elicase, toposzomerase, girasse, dna polimerasse, primasse e Dna ligasse.
DNA Polimerasse; sequencia 5 linha 3 linha.
Dna polimerasse III: sintetiza a cadeia nova
Dna polimerasse I: substitui os nucleotideoa de Rna no Primer por nucleotídeos de Dna além de checar erros no pareamento de bases nitrogeladas.
Para ser um ser vivo:
No mínimo uma célula, acido nucleico, dna com capacidade de transmitir característica para as próximas gerações, metabolismo próprio- produção de Atp por glicólise e capacidade de produzir proteínas.
Anotações
Célula beta; insulina
Célula alfa; glucagon
Gene: uma sequencia de nucleotídeos do Dna que contem a informação de como a célula vai produzir uma proteína. Qual a sequencia de aminoácidos correta que deve ser formada para formar criar aquela proteína em específico.
Procarionte: bactéria.
Splicing:preparar o RNAm imaturo, ou seja, que ainda tem sequencias de informações que não vão fazer parte da proteina final, que não vão contribuir para formação da proteina final, remover essas sequencias e manter apenas a mensagem proveniente do gene que realmente vão contrubuir com a sequencia de aminoácidos que deve ser utilizada para fazer a proteína.o que determina qual ribossomo vai estar fazendo a tradução?
Translação: quando o RNAm pós splincing atravesa a carioteca e vai para o ribosomo.
Região promotora: chama e avisa a Rna polomerasse onde deve começar o processk de transquição. Além da região promotora e da sequencia do gene que realmente vai contribuir com a proteína, existe regiões moduladoras que podem ativar a ação da Rna polimerasse e havera mais transquição acontecendo. Ou a região moduladora pode inibir a ação da Rna polimerasse, tendo uma redução do processo de transquição. Ai aquele gene vai ser menos transquito e consequentemente a proteína vai ser menos produzida.
Intros: sequencia do Dna e Rnam imaturo que nn vam contrubuir na tradução e seram removidos pelo splincy.
Éxons: sequencias do gene e Rna mensageiro que realmente vão contribuir com a proteína final e seram mantidas nesse Rna mensageiro maduro após o splincy.
ACT GGC ACG AAA TGA
ACT GGC ACG AAA TGA
UGA CCG UGC UUU ACU
A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denomimados a, b e c.
É possível obter diferente variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição.
O (1) entra em contato com o RNAi pulverizado, que atua em seu processo celular, impedindo que o (2) seja traduzido como proteína. Como o (3) esta associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasionando a morte de organismo.
1 inseto
2 RNAm
3 gene
Base púrica e base perimídicas
Base púrica: adenina e guanina
Base perimídica: uracila e guanina
Síntese de proteínas/polipepedídicos
Tradução do Rna mensageiro
Nucleotídeos forma
Ácido nucleico- Dna e Rna
Sobre os ácidos nucleicos( Dna e Rna)
Dna é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato, sendo suas quatro bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
Formado por segmentos: Dna
Tradução: produção de uma proteina apartir da leitura do Rna mensageiro.
Transcrição: formação do Rna apartir do Dna
O formato das células de organismos pluricelulares é extretamente variado. Existem célulaa discoides. Como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.
Expressam porções distintas do genoma.
No mecanismo de transcrição, uma fita do Dna ( a fita molde) é transcrita em Rna mensageiro pela ação de
Uma enzima denomimasa Rna polimerase dependendo de Dna.
Dna para Rna: transcrição
Dna para dna: replicação semi conservativa do Dna.
Rna para proteínas: tradução.
Nos eucariontes a transcricão ocorre no nucleo, ja os procariontes por nn terem núcleo, a transcrição ocorre no citoplasma.
Replicação do Dna ocorre na fase S da intérfase, a profase é divisão celular.
Nas eucariotas a formação da proteína ocorre no retículo endoplasmático granular.