Toxicidade ocular à drogas Flashcards
Qual o uso das drogas derivadas da cloroquina?
Cloroquina e hidroxicloroquina são usadas no tratamento de várias doenças do colágeno, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico. Também usado na profilaxia e tratamento da malária. Ambas as medicações podem causar toxicidade ocular, sendo está relacionada com a duração do tratamento, a dose total administrada e a idade do paciente. Dificilmente a toxicidade ocorre com dose menor do que 300mg. A hidroxicloroquina tem menor toxicidade.
Qual a toxicidade ocular relacionados à medicamentos derivados da cloroquina?
A retina é a estrutura ocular que pode apresentar toxicidade a essas medicações, quando esta estrutura é acometida, o paciente pode apresentar sintomas como visão “borrada”, defeito da visão de cores e dificuldade de adaptação ao escuro.
A detecção precoce da reação tóxica da medicação à retina pode ser difícil. Mesmo após a suspensão da droga quando detectada a toxicidade, os efeitos tóxicos ainda podem continuar progredindo.
Recomenda-se exame oftalmológico a cada 6 a 12 semanas, que pode incluir oftalmoscopia binocular indireta, teste de visão de cores, tela de amsler, campo visual e angiografia ocular.
Qual a toxicidade ocular relacionada aos corticoesteroides?
O desenvolvimento de catarata e de glaucoma.
Por que os derivados da cloroquina tem toxicidade ocular relacionada aos tecidos com melanina?
Porque a cloroquina se deposita nesses tecidos, causando alteração na íris, coroide, epitélio pigmentar da retina. Os dois principais efeitos são a ceratopatia vercillata e a maculopatia anular.
A retinopatia que pode ocorrer decorrente ao uso de cloroquina é caracterizada como?
Bilateral, perda assimétrica de campo visual e escotoma paracentral em anel. Frequentemente defeito na percepção de cores
Qual a dose recomendada no uso da cloroquina?
Não ultrapassar 4mg/kg/dia