Totalitarismo & Autoritarismo Flashcards
Continuum entre Democracia e Totalitarismo
O facto de “democracia” e “totalitarismo” surgirem como polos opostos de um continuum incentivou a categorização dos regimes mundiais num ou noutro tipo.
Contudo, esta formulação do pós-guerra tem vindo a ser contestada. Muitos teóricos, nomeadamente Linz, rejeitam a ideia de um continuum entre democracia e totalitarismo e sublinham o carácter distinto dos autoritarismos.
Comparação Autoritarismo/Totalitarismo - Relação Estado/Sociedade
Totalitarismo - O Estado captura a sociedade;
Autoritarismo - Há uma divisão entre o Estado e a Sociedade
Comparação Autoritarismo/Totalitarismo - Exercício do Poder e Pluralismo
T - O partido totalitário monopoliza o poder;
A - O poder é exercido por um pequeno grupo de indivíduos e as instituições não são responsáveis constitucionalmente perante o povo. Admite um pluralismo limitado (mantém-se um certo grau de disputa pelo poder)
Comparação Autoritarismo/Totalitarismo - Mobilização das Massas
T - O partido totalitário ramifica-se em organizações funcionais, que politizam áreas distantes da política através da disseminação da ideologia dominante e da mobilização das massas (cultura política participativa);
A - Incentivo a uma aceitação pacífica do regime e à despolitização. Não tem uma ideologia dominante, tem antes mentalidades (de acordo com Linz).
Comparação Autoritarismo/Totalitarismo - Forças Armadas
T - A autoridade militar está subordinada ao poder político. Recurso a um aparelho de “terror” robusto (vigilância e violência) e a campos de trabalho forçado.
A - O recurso a organizações políticas e parapolíticas é pouco frequente. A cultura política passiva implica um menor recurso à violência do que no totalitarismo. Contudo, o autoritarismo recorre também ao uso da força e violência, se necessário.