Sistemas Políticos Flashcards
Estudo dos Sistemas Políticos
O estudo dos sistemas políticos procura compreender como são tomadas e executadas as decisões autoritativas numa determinada sociedade
Abordagem de Easton - Dinamismo do Sistema
De acordo com Easton, o que confere dinamismo ao sistema político são os inputs de vários tipos, que são convertidos pelos processos do sistema em outputs que, por sua vez, têm tanto consequências internas ao sistema como sobre o contexto em que este se insere
Abordagem de Easton - Propriedades de Identificação
As propriedades de identificação concebidas por Easton são as unidades do sistema, ou seja, as ações políticas que tenham alguma influência sobre o processos de tomada de decisões autoritativas numa sociedade, e as fronteiras, que distinguem os elementos do sistema político do contexto em que este se insere.
Importa ainda salientar a dimensão de integração - o sistema deve prever mecanismos que assegurem uma cooperação mínima entre os respectivos membros.
Abordagem de Easton - Inputs
Easton distingue dois tipos de inputs - as exigências e o apoio
Abordagem de Easton - Exigências
As exigências podem ser internas (quando são provocadas por alterações nas relações políticas) ou externas (quando os restantes sistemas inseridos no mesmo contexto - ex. sistema ecológico - introduzem variáveis que moldam o tipo de exigências que entram no sistema político)
Abordagem de Easton - Apoio
O apoio pode surgir na forma de ações que promovem interesses, objetos e indivíduos ou na forma de predisposições profundamente enraizadas ou não observáveis.
Tem como objeto as comunidades políticas, os regimes e os governo.
Um sistema não precisa de responder a todas as exigências, desde que mantenha uma “reserva mínima” de apoio.
Os mecanismos de apoio são o feedback em relação ao output e o processo de politização.
Abordagem de Almond - Dinamismo do Sistema
Sistema político como a interação padronizada dos papéis políticos e a forma como essa interação afeta as decisões políticas.
Sistemas caracterizados pelo tipo de cultura política: anglo-saxónica, totalitária, pré-industrial e da Europa Central