Regimes Militares Flashcards
Definição & Tipologia
Geddes et al (2014) definem regimes militares como autocracias lideradas por militares.
Existem dois tipos:
-Governo dos militares como instituição (junta militar);
-Governo de um homem só (personalistas)
Origem
Normalmente, os regimes militares resultam de um golpe militar, que pode ter origem em motivos corporativos e, por isso, não envolver grande parte dos setores da sociedade.
Antes da tomada do poder, é frequente distribuir-se o poder entre os membros do Caesar Group, numa altura em que também se tende a nomear um líder mais proeminente.
Nomenclatura
O grupo de militares que toma o poder adquire, geralmente, uma nomenclatura que remete às ideias de salvação e de restauração, projetando-se acima da política partidária.
Partilha do Poder com Civis
A delegação de poder a civis é frequente, nomeadamente em pastas ministeriais que exigem competências técnicas muito específicas.
As pastas mais significativas para o país permanecem sobre a alçada dos militares
Burocracia & Violência
Os regimes militares são altamente burocráticos, na medida em que a burocracia é utilizada para efetivar o aparelho estatal (violência, vigilância, sanções, etc.).
Contudo, tratam-se de regimes que têm alguma cautela no uso generalizado da repressão.
Fim do Regime
Geralmente, os regimes militares têm um horizonte de regresso à democracia e à ordem civil e, por isso, tendem a abandonar o poder após supervisionar uma eleição entre candidatos civis.
Ademais, o faccionalismo dentro das forças armadas pode antecipar o “retorno aos quartéis”, uma vez que os oficiais militares se preocupam mais com a unidade das forças armadas do que com a permanência no poder.
Neste sentido, como falamos de uma saída do poder negociada, os militares são menos propensos a serem removidos violentamente.
No entanto, de acordo com Geddes, quando nos referimos a ditadores militares personalistas, há uma maior possibilidade de prisão, execução, assassinato ou exílio aquando do derrube do regime e, consequentemente, este tipo de liderança é mais propenso a iniciar uma guerra de diversão ou se recusar a negociar um “retorno ao quartel”.