TOSSE Flashcards
O reflexo da tosse apresenta fase _________________ - inalação do gás ou alérgeno -, fase _________________ com fechamento da glote logo após esta inalação e fase _________________ forçada contra a glote fechada, gerando som característico.
O reflexo da tosse apresenta fase inspiratória - inalação do gás ou alérgeno -, fase compressiva com fechamento da glote logo após esta inalação e fase expiratória forçada contra a glote fechada, gerando som característico.
Na tosse, o fechamento da glote promove ______________________ dos ______________________, levando a aumento da ___________________________ e ______________________. Quando a glote se abre na fase expiratória, mobiliza-se altos fluxos respiratórios.
Na tosse, o fechamento da glote promove contração isométrica dos músculos expiratórios, levando a aumento da pressão intratorácica e intra-abdominal. Quando a glote se abre na fase expiratória, mobiliza-se altos fluxos respiratórios.
A principal característica clinica da tosse para correlação com sua hipótese diagnóstica é o tempo de duração. Com base nisso, quais são as principais causas de tosse?
As principais causas de tosse aguda são as _________________________________ e _________________________________, sendo os _______________________ os agentes etiológicos mais frequentes, portanto, o quadro resolve-se espontaneamente na maioria dos casos, sem necessidade de tratamento específico para tosse. Outras causas comuns são ___________________________, ________________________________ e _________________________________.
As principais causas de tosse aguda são as Infecções das Vias Aéreas Superiores (IVAS) e inferiores (traqueobronquites agudas), sendo os vírus respiratórios os agentes etiológicos mais frequentes, portanto, o quadro resolve-se espontaneamente na maioria dos casos, sem necessidade de tratamento específico para tosse. Outras causas comuns são sinusites bacterianas agudas, exposição a alérgenos e irritantes e exacerbações de doenças crônicas.
No contexto da tosse aguda, ________________________________ e ___________________________ sugerem etiologia bacteriana, devendo o uso de antibióticos ser considerado.
No contexto da tosse aguda, febre persistente por mais de 3 dias e purulência de escarro sugerem etiologia bacteriana, devendo o uso de antibióticos ser considerado.
No contexto da tosse subaguda, a sua principal causa é: a tosse pós-infecciosa, sendo o diagnóstico de exclusão com base em 3 critérios:
T osse com duração > 3 e < 8 semanas
A valiação clínica detalhada sem identificação de uma causa
H istória de infecção das vias aéreas nas últimas 3 semanas
A história de tosse na vigência de terapia com IECA se dá em razão da inibição da degradação de bradicinina, com acúmulo no epitélio brônquico que promove irritação local e tosse. No contexto da tosse crônica, se presente o uso de IECA, deve-se
retirar a medicação, com o quadro resolvendo-se em 1 a 4 semanas após a retirada do fármaco.
Tratamento específico para quando a etiologia da tosse crônica é: tosse reativa de vias aéreas superiores (gotejamento pós-nasal - rinossinusite crônica)
Tratamento específico para quando a etiologia da tosse crônica é: hiper-reatividade brônquica (asma)
Tratamento específico para quando a etiologia da tosse crônica é: doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)