TÍTULO V DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Flashcards
O decreto que instituir o ESTADO DE DEFESA determinará o tempo de sua duração, especificará as áreas a serem abrangidas e indicará, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes: (URRSS)
I - Restrições aos direitos de:
a) Reunião, ainda que exercida no seio das associações;
b) Sigilo de correspondência;
c) Sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
II - ocupação e Uso temporário de bens e serviços públicos, na hipótese de calamidade pública, respondendo a União pelos danos e custos decorrentes.
O tempo de duração do ESTADO DE DEFESA não será superior a ___ dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
30
Decretado o ESTADO DE DEFESA ou sua prorrogação, o Presidente da República, dentro de ______________ horas, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Congresso Nacional, que decidirá por maioria ______.
24
ABSOLUTA
O Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de ____ dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.
DEZ
certo ou errado: Na vigência de estado de sítio, admite-se a imposição de restrições à liberdade de imprensa, de radiodifusão e de televisão.
Art. 139. Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:
I - obrigação de permanência em localidade determinada;
II - detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
III - restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;
IV - suspensão da liberdade de reunião;
V - busca e apreensão em domicílio;
VI - intervenção nas empresas de serviços públicos;
VII - requisição de bens.