Tipos de Media Flashcards
Distingue media estáticos e media dinâmicos
Os media estáticos podem designar-se por discretos ou espaciais, já que a sua apresentação envolve apenas a dimensão espacial e o tempo não faz parte da sua semântica. Por outro lado, os media dinâmicos podem designar-se por contínuos ou temporais, já que a sua apresentação evolui no tempo, podendo também evoluir em ambas as dimensões em simultâneo.
Qual a importância e forma mais correta de utilizar o texto no âmbito da multimédia? Tendo em conta a sua produção e formatação.
O texto permite: trasmitir a informação de modo mais objetivo, o armazenamento de informações e a navegação pelas apps de forma facilitada. É criado através de um processo de codificação e pode conter hipertextos assim como diferentes tipos de letras e fontes. No digital deve-se ter em atenção um estilo textual exclusivo, espaçamento entre os elementos, uso de cores, habilidade e sensibilidade na estruturação da informação e ter em consideração as expectativas e as necessidades do utilizador. Deve-se ainda utilizar uma linguagem muito mais imediata e coloquial, frases curtas e artigos que possam ser divididos em vários, parágrafos curtos e simples, citações importantes. Evitar repetições de ideias ou factos, evitar grandes blocos de texto, optando por exemplo por listas, números ou secções que resumam bem as principais ideias, e acima de tudo ter uma escrita imparcial. As histórias devem ser atraentes para o leitor e não para o produtor. Relativamente à formatação pode-se usar por exemplo o negrito nas principais keywords e destacar partes do texto que possam resumir determinadas ideias.
O que são e qual a importância e formatos dos gráficos e imagens?
São dados pictóricos que são codificados e exibidos por computadores e dispositivos digitais. Existem duas formas distintas para codificar digitalmente: Bitmap ou Vetorial. As bitmap são consideradas mais simples que os modelos gráficos, estão dependentes da cor e brilho dos vários pixéis que constituem a imagem. Existem diversas ferramentas de edição que permitem criar e modificar os pixels que constituem as bitmap, os formatos mais comuns são: TIFF, GIF, JPEG, PNG. Existem ainda vários fatores que devemos ter em conta como a cor e representação da imagem, os padrões da tela de visualização, determinadas ampliações, proporções, orientações de perceção e leitura e padrões para facilitar a experiência.
Explica como funciona a cor.
Cada pixel possui um valor numérico, designado por amplitude, que representa a cor. Esta pode funcionar através de um modelo subtrativo, ou o mais conhecido e utilizado que é o aditivo, mais conhecido como modelo RGB, que consegue obter ma elevada gama de cores realizadas por adição de três componentes primários: vermelho, verde e azul. Este modelo proporciona uma forma útil, simples e eficiente de representar as cores.
Quais são as operações que podem ser utilizadas nas imagens?
Operações de edição, operações sobre pontos (adequar brilho e contraste), operações de composição (alterar fundos), transformações geométricas (rodar, deslocar, inverter) e operações de conversão entre formatos.
O que é o vídeo e quais são as operações de vídeo digital?
O vídeo é uma tecnologia que envolve a captura, gravação armazenamento, processamento, transmissão e reconstrução de uma sequência de imagens estáticas que registam cenas em movimento. As imagens que formam um vídeo são determinadas por frames e os formatos mais comuns de vídeo são: MPEG, AVI, WMV, MOV. As operações de vídeo digital são: o armazenamento, a reprodução, a sincronização, a edição, a aplicação de efeitos especiais e a conversão.
O que é o áudio e que elementos devemos considerar a trabalhar com o mesmo? Quais as operações possíveis com o áudio?
O áudio é o som com uma faixa de frequência. Existem três tipos de sinais de áudio: fala, música e sons/efeitos. Os sinais podem ser produzidos com um microfone ou com um formato sintetizador (digital). O áudio digital é constituído por um grande numero de pedaços de informação designados por amostras. Cada amostra contém informação sobre a amplitude de um determinado som num determinado momento. Os formatos mais comuns são: WAV, WMA, MP3, MP4. Devemos ter em conta a taxa de amostragem uma vez que a utilização de taxas de amostragem mais elevadas permite produzir uma sequência de áudio digital com mais qualidade, a dimensão da amostra já que quanto maior a captação melhor será a qualidade da amostra, o número de canais (relação entre mono e stereo) e os métodos de compressão pois permitem que seja selecionada a melhor opção, tendo em conta o armazenamento possível. As operações que podemos realizar com o áudio são: o armazenamento, a recuperação, a edição, a aplicação de efeitos e a conversão.
Quais são os princípios gerais da fotografia e que elementos devemos ter em consideração?
A fotografia transmite um significado. Uma fotografia é constituída por 3 elementos essenciais: o assunto, o conteúdo e a composição. A composição ou a forma referem-se a todos os elementos pelos quais o assunto e o conteúdo são unificados, apresentados e organizados, inclui ainda os elementos de design tradicional como a linha, forma, textura, padrão e cor. É o processo de combinar os diferentes elementos: o equilíbrio (processo de equilibrar e misturar os elementos), o domínio técnico (combinação de composição com a técnica de captar o momento) e a simplificação (isolar um elemento e concentrar-nos naquilo que é mais importante). A fotografia apresenta uma variedade de grades nas telas de exibição enquanto feramente do fotógrafo para enquadrar e organizar a realidade. Derivado destas grades veio a regra dos terços que é o estabelecimento de uma estrutura composicional da imagem, através da regulação das sua proporções. Para a edição de imagem e conteúdos visuais devem ser utilizados softwares. Existe uma multiplicidade de diferentes programas de edição como o PIXLR X e o Photoshop. A grande maioria destes softwares apresenta uma estrutura em camadas assim como muitas funcionalidades e ferramentas. Deve-se sempre ter em conta a composição e o enquadramento, ou seja, definir os limites externos da fotografia, moldando as eventuais decisões sobre o conteúdo da imagem, e assim definir o que os espectadores irão ver. Para além disto também o ponto de vantagem (distância. posição do dispositivo); justaposição (como os diferentes elementos são dispostos) e planos de imagem (perspetiva da lente). Há que ter ainda outros fatores em conta como: o ponto de vista, a perspetiva, a escala, o ponto, as linhas, os contornos, o tom e tamanhos uniformes, as formas, a textura, os padrões e a cor.