Tipos De Estruturas Organizacionais/ Departamentalização (bloco 2) Flashcards
É importante diferenciar estrutura de departamentalização, pois estrutura é mais abrangente que a departamentalização, pois envolve aspectos verticais e horizontais, e possui alguns tipos, tais como linear, funcional, linha-staff, divisional. Já a departamentalização é uma divisão horizontal.
Certo
A estrutura _________ é caracterizada por hierarquia vertical, amplitude fechada, centralização, formalismo, cultura conservadora e unidade de comando. Nela, cada pessoa se reporta a um chefe, com autoridade e responsabilidade claramente definidas, sendo comum em organizações militares.
linear
A estrutura organizacional do tipo linear ou em linha apresenta como vantagens a definição clara de responsabilidades, a flexibilidade e a clareza das linhas de comando.
Errado, pois na estrutura linear não há flexibilidade, e sim rigidez.
As desvantagens da organização linear incluem a estabilidade e a constância das relações formais.
Certo. Em razão do excesso de rigidez, a estrutura linear inclui a estabilidade e constância nas relações formais, ocasionando uma enorme resistência às mudanças que ocorrem no ambiente externo.
A estrutura ___________ se concentra na especialização de funções, rompendo com a ideia de uma única cadeia de comando. Aqui, há a possibilidade de múltiplos relatórios a diferentes chefes especializados, descentralizando decisões e permitindo comunicação direta.
funcional
Na estrutura funcional, há a quebra do princípio da unidade de comando. Ou seja, há uma múltipla reportação a vários chefes.
Certo
Na estrutura funcional, devido à ênfase na especialização, trata-se de uma visão micro, restrita, verticalizada e funcional.
Certo
Na estrutura funcional, podem surgir barreiras entre as áreas funcionais, ou seja, uma maior dificuldade na coordenação interdepartamental e alto grau de introversão, além de ter pouca flexibilidade, que é a dificuldade de adaptação a mudanças. No entanto, é indicada para ambientes estáveis e induz à competição.
Certo
A organização do trabalho e dos funcionários em áreas de especialização distintas facilita a cooperação interdepartamental na medida que induz a colaboração entre especialistas e a coordenação de seus esforços para melhor desempenho.
Errado. Na verdade não facilita e sim dificulta
As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, matriciais, por terem a especialização do trabalho como elemento central.
Errado. As organizações que buscam economia de escala e têm a especialização do trabalho como elemento central, adotam uma estrutura funcional.
Em uma estrutura departamentalizada, fundamentada no princípio da organização funcional, a autoridade é orientada pelo conhecimento e pela especialização da função a ser exercida, o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação.
Certo. Pois nesse tipo de estrutura ocorre a quebra do princípio da unidade de comando, permitindo a comunicação direta entre as unidades da organização.
A estrutura do tipo linha- staff mistura a estrutura linear com a funcional, ou seja, é possível utilizar recursos especializados sem que haja perda do comando.
Certo
A organização linha-assessoria, um dos tipos de arquitetura organizacional, permite a coexistência eficiente da estrutura linear com a funcional.
Certo
O conflito entre unidades e entre dirigentes de unidades constitui uma desvantagem da estrutura organizacional do tipo linha e assessoria.
Certo, uma das principais desvantagens da estrutura linha Staff é o risco de conflitos entre a autoridade de linha e o Staff.
O tipo de estrutura denominado divisional se subdivide, em por produtos/ serviços; por região; por processos; por clientes.
Certo
A estrutura organizacional do tipo divisional é baseada na criação de divisões independentes e autônomas, altamente descentralizadas, com alta flexibilidade, com ambientes dinâmicos e com duplicidade de esforços (mesmo departamento, várias vezes, gerando um alto custo operacional.)
Certo
Um órgão público necessita atender seus clientes de maneira que os departamentos possam prestar informações e se responsabilizar pela execução integral dos serviços prestados, mediados por um sistema de gestão eficaz. Nessa situação, a modalidade de desempenho departamental que atende a essa necessidade é a
Divisional