Estrutura e Estratégia Organizacional (bloco 1) Flashcards
A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados altamente treinados, o administrador altamente capacitado, os cargos similares e as medidas de desempenho comparáveis.
Não procede, pois uma organização reduzida tem muito controle. Já numa organização deste tipo, nos casos em que o trabalho seja rotineiro, subordinados altamente treinados, não necessita de tanto controle. Desta forma, o indicado seria uma organização ampla e aberta, com menos hierarquia. Com menor hierarquia.
Quanto mais níveis hierárquicos existirem em uma organização, maior será a amplitude de controle prevista para os cargos de comando ou chefias.
Não procede, pois quanto mais níveis hierárquicos existirem em uma organização, menor será a amplitude. Ou seja, imagine um organograma com amplitude menor e fechada. Aí sim, será prevista para os cargos de comando ou chefias.
O número de pessoas subordinadas a um gerente define a amplitude de controle ou de comando. A amplitude de controle é maior quando o número de escalões subordinados é menor. Quando há muitos chefes e poucos subordinados, a amplitude de controle é reduzida.
Certo. Pois a amplitude de controle é maior quando a quantidade de níveis hierárquicos é menor. Por outro lado, a amplitude de controle é menor quando a quantidade de níveis hierárquicos é maior.
Uma estrutura organizacional alta apresenta uma amplitude gerencial reduzida, mas com vários níveis hierárquicos estabelecidos na cadeia de comando.
Certo
À medida em que um funcionário ascende na estrutura organizacional, torna-se menor a sua amplitude de controle sobre seus subordinados.
Certo
A descentralização é natural nas organizações em crescimento, uma vez que o aumento da estrutura organizacional estimula a tomada de decisões por níveis hierárquicos intermediários.
Certo
Na administração moderna, o modelo de gestão centralizado é o mais adequado para as empresas do ramo hospitalar.
Errado. Moderna—> descentralização
Uma desvantagem da centralização das atividades de uma organização em um só departamento é o aumento dos custos operacionais dessa organização.
Errado, pois com a centralização de atividade, ocorreria uma redução dos custos e seria uma vantagem.
Nas organizações em que o nível de centralização é elevado, a tomada de decisões fica concentrada no topo, ou seja, no nível institucional, com pouca ou nenhuma delegação de decisões a outros níveis.
Certo
Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional, que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores
Decentralização
Indica até qual ponto a estrutura deve ou não ser regida por normas e regulamentos.
Formalização
No que se refere à especialização do trabalho, decorre da divisão do trabalho, ou seja, o grau em que as atividades podem ser divididas, aumenta a eficiência e a produtividade e possibilita a padronização do trabalho. No entanto, a superespecialização, ou seja, o excesso de especialização, gera a insatisfação do operário.
Certo
Ao elaborar uma estrutura organizacional, é fundamental que o gestor tenha em mente o trade-off existente entre os ganhos de produtividade da especialização e as perdas de produtividade causadas pelas deseconomias humanas e pelos efeitos alienadores da divisão do trabalho.
Certo
Para se tornar eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, ou seja, na maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituam.
Certo
Trata-se da diferenciação e agrupamento de recursos, pessoas e atividades em departamentos:
Departamentalização