TGI Flashcards
Composição do Sistema Digestório
Trato gastrintestinal e órgãos acessórios da digestão
TGIDefinição
Tubo contínuo que se estende da boca ao ânus sendo composto por boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Quais os órgãos acessórios da digestão?
- Dentes;
- Língua;
- Glândulas salivares;
- Fígado;
- Pâncreas; e
- Vesícula biliar.
Composição do Trato Digestório Superior
- Boca;
- Esôfago;
- Estômago;
- Duodeno.
Obs.: toda hemorragia que acontece desde o esôfago até a 2ª porção duodenal, na altura da papila é classificada como hemoragia digestiva alta.
BOCAComposição
Formada pelas bochechas, pelos palatos duros e mole e língua.
Glândulas salivares
A maior parte da saliva é secretada pelas glândulas salivares maiores que são: glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais.
GLÂNDULAS SALIVARESFunção
Secretam água (99,5% da secreção liberada) e solutos (enzimas - como a lisozima, lipase lingual e amilase salivar- e sais, proteínas e outras substâncias orgânicas).
LÍNGUAComposição
Órgão acessório da digestão constituído por músculo esquelético recoberto por mucosa.
LÍNGUAFunção
Movimentar o alimento na cavidade oral, auxiliar no beijo e …
ESÔFAGODescrição
- Tubo muscular (aproximadamente 25 cm de comprimento) com um diâmetro médio de 2cm, que conduz alimento da faringe para o estômago.
- Tem lâminas musculares circulares internas e longitudinais externas. Em seu terço superior, a lâmina externa consiste em músculo estriado voluntário; o terço inferior é formado por músculo liso, e o terço médio tem os 2 tipos de músculo.
Constrições esofágicas
Constrição cervical (esfíncter superior do esôfago): em seu início na junção faringoesofágica, a aproximadamente 15 cm dos dentes incisivos; causada pela parte cricofaríngea do músculo constritor inferior da faringe.Constrição broncoaórtica (torácica): uma constrição combinada, no local onde ocorre primeiro o cruzamento do arco da aorta, a 22,5 cm dos dentes incisivos, e depois o cruzamento pelo brônquio principal esquerdo, a 27,5 cm dos dentes incisivos; a primeira constrição é observada em vistas anteroposteriores, a segunda em vistas laterais.Constrição diafragmática (Esfíncter esofágico inferior): no local onde atravessa o hiato esofágico do diafragma, a aproximadamente 40 cm dos dentes incisivos.
ESTÔMAGORegiões
Cárdia: a parte que circunda o óstio cárdico, a abertura superior do estômago.Fundo gástrico: a parte superior dilatada que está relacionada com a cúpula esquerda do diafragma, limitada inferiormente pelo plano horizontal do óstio cárdico.Corpo gástrico: a parte principal do estômago, entre o fundo gástrico e o antro pilórico.Parte pilórica: a região afunilada de saída do estômago; sua parte mais larga, o antro pilórico, leva ao canal pilórico, sua parte mais estreita.
ESTÔMAGOIrrigação arterial
- A abundante irrigação arterial do estômago tem origem no tronco celíaco e em seus ramos.
- A maior parte do sangue provém de anastomoses formadas ao longo da curvatura menor pelas artérias gástricas direita e esquerda, e ao longo da curvatura maior pelas artérias gastromentais direita e esquerda.
- O fundo gástrico e a parte superior do corpo gástrico recebem sangue das artérias gástricas curtas e posteriores
Principais estruturas do estômago e sua atividade
- Células mucosas → secretam muco
- Células parietais → secretam HCl e fator intrínseco
- Células principais → secretam pepsinogênio, lipase gástrica
- Células G → secretam gastrina
- Túnica muscular → produz os movimentos peristálticos
- Músculo esfíncter do piloro → abre-se para permitir a entrada do quimo no duodeno
Absorção de substâncias no estômago
No estômago há absorção de água, eletrólitos, fármacos e álcool.