Abdome Flashcards
Localização do abdome
Situado entre o tórax e a pelve
Localização do abdome - IMAGEM
Estruturas que realizam a contenção do abdome
Superiormente é contido pelo diafragma;Inferiormente pelos músculos da pelve;Anterolateralmente pelas paredes musculoaponeuróticas.
A contração voluntária ou reflexa, os músculos do teto, das paredes anterolaterais e do assoalho permitem…
Aumentar a pressão intra-abdominal para facilitar a expulsão de ar da cavidade torácica (pulmões e brônquios) ou de líquido (p. ex., urina ou vômito), flatos, fezes ou fetos da cavidade abdominopélvica.Obs: As paredes abdominais musculoaponeuróticas também podem se distender acomodando expansões causadas pela ingestão de alimentos etc.
Divisão da região abdominal em quadrantes
Realizada pela demarcação de dois planos:- Plano transumbilical, que atravessa o umbigo e divide em metade superior e inferior- Plano mediano (atravessa o corpo longitudinalmente) separando metade esquerda e direita.- Assim, temos: quadrantes superior direito e esquerdo e quadrantes inferior direito e esquerdo
Quadrantes do abdome - IMAGEM
Estruturas localizadas no quadrante superior direito
Estruturas localizadas no quadrante superior esquerdo
Estruturas localizadas no quadrante inferior esquerdo
Divisão do abdome em nove regiões
Epigástrio, mesogástrio, hipogástrio, hipocôndrios (D e E), flancos (D e E) e fossa ilíaca (D e E)
Parede anterolateral do abdome - limites
O limite superior da parede anterolateral do abdome é formado pelas cartilagens das VII a X costelas e o processo xifoide do esterno;Já o limite inferior é o ligamento inguinal e as margens superiores das faces anterolaterais do cíngulo do membro inferior (cristas ilíacas, cristas púbicas e sínfise púbica);
Parede anterolateral do abdome - composição
Pele e tela subcutânea, composta principalmente por tecido adiposo, músculos, suas aponeuroses e fáscia muscular, gordura extraperitoneal e peritônio parietal
Parede lateral do abdome - IMAGEM
Músculos que compõem a parede anterolateral do abdome e suas funções
1 - Oblíquo externo do abdome - Comprime e sustenta as vísceras abdominais, flexiona e roda o tronco2 - Oblíquo interno do abdome e transverso do abdome - Comprime e sustenta as vísceras abdominais3 - Reto do abdome - Flexiona o tronco, comprime as vísceras abdominais e estabiliza e controla a inclinação da pelve4 - Músculo piramidal (Situa-se anteriormente à parte inferior do músculo reto do abdome e está ausente em cerca de 20% das pessoas) - “Quando presente, os cirurgiões usam a fixação do músculo piramidal à linha alba como ponto de referência para a incisã abdominal mediana”
Peritônio - definição
O peritônio é uma membrana serosa que forra as paredes da cavidade abdominal e os órgãos nela contidos.O local em que ele reveste a parede abdominal é denominado de peritônio parietal e é refletido sobre as vísceras como peritônio visceral.Entre as camadas parietal e visceral existe um espaço virtual (a cavidade peritoneal).
Peritônio - IMAGEM
Peritônio e sua relação com as vísceras abdominais
As vísceras abdominais são suspensas na cavidade peritoneal por dobras do peritônio (mesentérios e mesocolos)
Esôfago - localização
Localizado no quadrante superior esquerdo, penetrando nessa região por meio do hiato esofágico.
Esôfago - irrigação
É suprido pelas artérias gástrica esquerda e frênica inferior esquerda
Estômago - localização
Na posição de decúbito dorsal, o estômago costuma estar nos quadrantes superiores direito e esquerdo, ou no epigástrio, região umbilical, hipocôndrio e flanco esquerdos.Na posição ereta, o estômago desloca-se para baixo. Em indivíduos astênicos (magros), o corpo gástrico pode estender-se até a pelve.
Estômago - localização - IMAGEM
Estômago - irrigação
Artéria gástrica esquerdaArtéria gástrica direitaArtéria gastromental esquerdaArtéria gastromental direitaArtérias gástricas curtas
Irrigação do estômago - IMAGEM
Intestino delgado - Duodeno
O duodeno segue um trajeto em formato de C ao redor da cabeça do pâncreas; começa no piloro no lado direito e termina na flexura (junção) duodenojejunal no lado esquerdo. Essa junção ocorre aproximadamente no nível da vértebra L II, 2 a 3 cm à esquerda da linha mediana
Intestino delgado - Duodeno - IMAGEM
Duodeno - irrigação
O tronco celíaco, por intermédio da artéria gastroduodenal e seu ramo, a artéria pancreaticoduodenal superior, supre a parte do duodeno proximal à entrada do ducto colédoco na parte descendente do duodeno.A artéria mesentérica superior, por meio de seu ramo, a artéria pancreaticoduodenal inferior, supre o duodeno distal à entrada do ducto colédoco. As artérias pancreaticoduodenais situam-se na curvatura entre o duodeno e a cabeça do pâncreas e irrigam as duas estruturas.
Jejuno e íleo - localização
A maior parte do jejuno está situada no quadrante superior esquerdo (QSE) do compartimento infracólico, ao passo que a maior parte do íleo está no quadrante inferior direito (QID).A parte terminal do íleo geralmente está na pelve, de onde ascende, terminando na face medial do ceco.
Jejuno e íleo - irrigação
A artéria mesentérica superior (AMS) irriga o jejuno e o íleo via artérias jejunais e ileais
Jejuno e íleo - Irrigação - IMAGEM
Intestino grosso - divisão
Intestino grosso é formado pelo ceco; apêndice vermiforme; colos ascendente, transverso, descendente e sigmoide; reto e canal anal
Ceco - definição e localização
O ceco é a primeira parte do intestino grosso; é contínuo com o colo ascendente. É uma bolsa intestinal cega, que mede aproximadamente 7,5 cm de comprimento e largura.Situa-se na fossa ilíaca do quadrante inferior direito do abdome, inferiormente à sua junção com a parte terminal do íleo.Quando distendido por fezes ou gases, o ceco pode ser palpável através da parede anterolateral do abdome.
Ceco - definição e localização - IMAGEM
ceco - irrigação
A irrigação arterial do ceco é realizada pela artéria ileocólica, o ramo terminal da AMS
Apêndice vermiforme
O apêndice vermiforme é um divertículo intestinal cego (6 a 10 cm de comprimento) que contém massas de tecido linfoide. Origina-se na face posteromedial do ceco, inferiormente à junção ileocecal
Apêndice vermiforme - irrigação
A artéria apendicular, um ramo da artéria ileocólica, irriga o apêndice vermiforme
Cólons - caracterização
Colo ascendente é uma continuação superior, secundariamente retroperitoneal do ceco, que se estende entre o nível da papila ileal e a flexura direita do colo.O colo transverso, suspenso pelo mesocolo transverso entre as flexuras direita e esquerda do colo, é a parte mais longa e mais móvel do intestino grosso. O nível de descida depende principalmente do biotipo.O colo descendente ocupa posição secundariamente retroperitoneal entre a flexura esquerda do colo e a fossa ilíaca esquerda, onde é contínuo com o colo sigmoide.O colo sigmoide, com formato de S típico, suspenso pelo mesocolo sigmoide, tem comprimento e disposição muito variáveis, terminando na junção retossigmoidea.
Cólons - Caraterização - IMAGEM
Cólons - irrigação
A irrigação arterial do colo ascendente e da flexura direita do colo provém de ramos da AMS, as artérias ileocólica e cólica direita.A irrigação arterial do colo transverso provém principalmente da artéria cólica média.A irrigação arterial do colo descendente e do colo sigmoide provém das artérias cólica esquerda e sigmoidea, ramos da artéria mesentérica inferior.
Baço - caracterização
O baço está localizado na parte superolateral do quadrante abdominal superior esquerdo (QSE) ou hipocôndrio, onde goza da proteção da parte inferior da caixa torácicaEmbora seja protegido pelas costelas IX a XI esquerdas sobrejacentes, o baço é relativamente delicado e o órgão abdominal mais vulnerável ao trauma indireto.Golpes fortes no abdome podem causar súbito aumento da pressão intra-abdominal eruptura do órgão, resultando em grande hemorragia intraperitoneal.
Baço - irrigação
A irrigação arterial do baço provém da artéria esplênica, o maior ramo do tronco celíaco
Pâncreas - localização
Situa-se atrás do estômago, entre o duodeno à direita e o baço à esquerda
Pâncreas - irrigação
A irrigação arterial do pâncreas provém principalmente dos ramos da artéria esplênica, que é muito tortuosa. Várias artérias pancreáticas formam diversos arcos com ramos pancreáticos das artérias gastroduodenal e mesentérica superior. Até 10 ramos da artéria esplênica irrigam o corpo e a cauda do pâncreas.As artérias pancreaticoduodenais superiores anterior e posterior, ramos da artéria gastroduodenal, e as artérias pancreaticoduodenais inferiores anterior e posterior, ramos da AMS, formam arcos anteriores e posteriores que irrigam a cabeça do pâncreas.
Pâncreas - Irrigação - IMAGEM
Fígado - localização
O fígado está situado principalmente no quadrante superior direito do abdome, onde é protegido pela caixa torácica e pelo diafragma.O fígado normal situa-se profundamente às costelas VII a XI no lado direito e cruza a linha mediana em direção à papila mamária esquerda.Além disso, ocupa a maior parte do hipocôndrio direito e do epigástrio superior e estende-se até o hipocôndrio esquerdo. O fígado move-se com as excursões do diafragma e na postura ereta sua posição é mais baixa devido à gravidade.
Fígado - localização - IMAGEM
Fígado irrigação
O fígado, como os pulmões, tem irrigação dupla (vasos aferentes): uma venosa dominante e uma arterial menor.A veia porta traz 75 a 80% do sangue para o fígado. O sangue porta, que contém aproximadamente 40% mais oxigênio do que o sangue que retorna ao coração pelo circuito sistêmico, sustenta o parênquima hepático (células hepáticas ou hepatócitos)A veia porta conduz praticamente todos os nutrientes absorvidos pelo sistema digestório para os sinusoides hepáticos. A exceção são os lipídios, que são absorvidos pelo sistema linfático e passam ao largo do fígado.O sangue da artéria hepática, que representa apenas 20 a 25% do sangue recebido pelo fígado, é distribuído inicialmente para estruturas não parenquimatosas, sobretudo os ductos biliares intra-hepáticos.
Fígado irrigação - IMAGEM
Vesícula biliar - localização
A vesícula biliar (7 a 10 cm de comprimento) situa-se na fossa da vesícula biliar na face visceral do fígado e essa fossa rasa está situada na junção das partes direita e esquerda do fígado
Vesícula biliar - irrigação
A irrigação arterial da vesícula biliar e do ducto cístico provém principalmente da artéria cística. A artéria cística normalmente origina-se da artéria hepática direita no triângulo entre o ducto hepático comum, o ducto cístico e a face visceral do fígado, o trígono cisto-hepático
Vesícula biliar - Irrigação - IMAGEM
Rins - localização
Estão situados no retroperitônio sobre a parede posterior do abdome, um de cada lado da coluna vertebral, no nível das vértebras T XII a L III
Rins - Irrigação
É suprida pela artéria renal
LOCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS DO ABDOME - Vista anterior
LOCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS DO ABDOME - Vista do flanco
LOCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS DO ABDOME - Vista do dorso
LOCALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS NA CAVIDADE PÉLVICA