Texto 7 –Resumo Flashcards
Os primeiros movimentos relacionados à assistência psiquiátrica brasileira surgiram nos anos ________, quando profissionais recém-formados encontraram um cenário de descaso e violência.
É neste cenário de redemocratização e luta contra a ditadura, relacionando a luta específica de direitos humanos para as vítimas da violência psiquiátrica com a violência do estado autocrático, que se constituiu o ator social mais importante no processo de reforma psiquiátrica (RP).
Isto irá influenciar de forma significativa a construção das políticas públicas, não só na saúde, mas em outros setores (cultura, justiça, direitos humanos, trabalho e seguridade social).
1970
→ O processo de participação social na reforma psiquiátrica: os “mentaleiros” fazem diferença:
- O 1º momento diz respeito à constituição do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), primeiro sujeito coletivo com o propósito de ________ da assistência psiquiátrica - pouco se utilizavam os termos saúde mental ou reforma psiquiátrica.
reformulação
- Já em 1978, quando o MTSM foi constituído, existiram várias atividades importantes para seu reconhecimento, com destaque para o _ Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Camboriú (SC).
Alguns convidados estabeleceram fortes vínculos com os militantes locais, o que ocasionou uma relação profícua (que tem êxito).
V
- Ainda em _____, o MTSM se aproximou do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), passando a organizar Comissões de Saúde Mental em alguns dos estados onde a entidade era mais presente (RJ, SP, MG, BA)
1978
- 1979, o MTSM organizou o I Congresso de Saúde Mental em São Paulo.
Ainda neste ano, a aproximação com a recém-criada Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (______) significaria + uma estratégia de ampliação da articulação do movimento com o campo mais geral da saúde.
Abrasco
- 1980, com a ________ financeira da Previdência Social (PS), surgiram propostas de reformulação da assistência médica neste âmbito, mas também da saúde, e muitos dos participantes do MTSM foram envolvidos nestes processos, e, em consequência das mudanças políticas, especialmente com a Nova República, houve a convocação da histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, que revolucionou a forma de participação social na elaboração de políticas públicas.
crise
- Durante a I CNSM ocorreu um encontro do MTSM que decidiu convocar o seu II Congresso Nacional.
O II Encontro enfatiza a proposta de “uma sociedade ___ manicômios”, tema proposto pela Rede de Alternativas à Psiquiatria.
sem
- “Por uma sociedade sem manicômios” revela 2 transformações significativas no movimento:
🗶 Uma, que diz respeito à sua constituição, na medida em que deixa de ser um coletivo de profissionais para se tornar um movimento social, NÃO apenas com os próprios “loucos” e seus familiares, mas também com outros ativistas de direitos humanos.
🗶 Outra, que se refere à sua imagem-objetivo, até então relativamente associada à melhoria do sistema, à luta contra a _________, a discriminação e segregação, mas não explicitamente pela extinção das instituições e concepções manicomiais.
A partir de então se transforma em Movimento da Luta Antimanicomial (MLA).
violência
- O campo da saúde mental passa a praticar uma radicalidade da proposta de participação social, muito além do formalmente previsto na legislação do _____, acerca da participação dos usuários pela Lei 8.080/9014.
SUS
- MLA passou a participar da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, em que pese o fato de que a concepção de intersetorialidade aí utilizada estava restrita aos segmentos do campo da saúde mental (especialmente familiares e usuários).
A Comissão eram convocadas de forma ____ e os representantes do MLA criticavam a falta de poder decisório da comissão.
irregular
- Uma vez constituído como Movimento da Luta Antimanicomial, o coletivo passou a organizar núcleos nas capitais e em praticamente todas grandes cidades do país.
O dia 18 de Maio serviria para despertar o pensamento ______ na sociedade sobre a violência institucional da psiquiatria e a exclusão das pessoas em sofrimento psíquico.
Desde então, são realizadas atividades políticas, científicas, culturais e sociais não apenas no dia em questão, mas por todo o mês de maio, que passou a ser considerado o Mês da Luta Antimanicomial.
crítico
- A criação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) representou um elemento novo no cenário da participação social no contexto da RP: constituir um novo ator que reunisse, a um só tempo, os vários sujeitos envolvidos, dos usuários e familiares e outros ativistas ligados às questões de etnia, gênero, _____________ , diversidade cultural e direitos humanos, e todos que estivessem em serviços ou outros dispositivos, e também com os que atuassem na produção de conhecimento e políticas.
sexualidade
- Tanto os congressos quanto os fóruns passaram a assumir de maneira mais central a crítica ao modelo __________ em psiquiatria e aos interesses que os orientam.
biomédico
- Com os primeiros sinais de ________ do SUS, o que ocorreu antes ainda do impedimento de Dilma Rousseff, mas em decorrência das negociações para que o mesmo não ocorresse, o MS foi assumido por conservadores e, para a Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, foi nomeado ex-diretor de um hospital psiquiátrico fechado por ação do Ministério Público e notório defensor do modelo manicomial.
desmonte
→ Há tanta vida lá fora: um novo lugar social para a loucura:
- A noção de RP como processo social complexo, elaborada originalmente por Rotelli et al. para se referir às estratégias de desinstitucionalização, tem sido adotada no Brasil no sentido de destacar a amplitude do processo, ressaltando que o mesmo NÃO se reduz à reforma de serviços e tecnologias de cuidado, em que pese a importância das mesmas.
Birman, nos primórdios deste processo, observou que o que estava “em pauta de maneira decisiva é _________ um outro lugar social para a loucura em nossa tradição cultural”.
delinear