Terceira Semana do Desenvolvimento Embrionário Flashcards
O que é gastrulação?
Gastrulação, início da morfogênese, é um processo da terceira semana do desenvolvimento embrionário pelo qual as três camadas germinativas e a orientação axial são formados, através dos principais eventos: aparecimento da linha primitiva, diferenciação das três camadas germinativas (ectoderma, endoderma e mesoderma), formação da notocorda e do tubo neural.
_____ semanas após a concepção uma gravidez pode ser detectada pela ultrassonografia.
Três
Sintomas da gravidez podem ocorrer no fim da ___________ semana e são: _____________________.
Terceira; náusea e vômitos.
A gastrulação se inicia com a formação da ____________________ na superfície do epiblasto do disco embrionário.
Linha primitiva.
Durante a_______________, o disco embrionário bilaminar é convertido em um disco embrionário trilaminar.
Gastrulação
O ectoderma forma:
Epiderme, sistema nervoso (SNC e SNP), olhos e ouvidos internos, células da crista neural e a muitos tecidos conjuntivos da cabeça.
O mesoderma forma:
Sistema muscular, sistema reprodutor, sistema circulatório e sistema urinário, a derme e a todos os tecidos conjuntivos, inclusive os ossos, no tronco.
O endoderma forma:
Revestimentos epiteliais do sistema respiratório e do trato gastrointestinal.
Inicialmente, a gastrulação começa com a _______________ e _______________ das células do _______________, camada mais externa do disco embrionário bilaminar, em direção ao plano _______________ do dorso do disco embrionário.
Proliferação; movimentação; epiblasto; mediano.
À medida que as células do _______________ se movem em direção ao plano mediano, elas se acumulam e formam uma estrutura chamada _______________.
Epiblasto; linha primitiva.
Conforme a linha primitiva se alonga pela adição de células à sua extremidade _________, sua extremidade _________ prolifera para formar o _____________.
Caudal; cranial; nó primitivo.
Simultaneamente, um sulco estreito, o _____________, se desenvolve na linha primitiva e é contínuo com uma pequena depressão no nó primitivo, a _____________.
Sulco primitivo; fosseta primitiva.
Logo após o aparecimento da linha primitiva, as células _____________ de sua superfície profunda para formar um tecido conjuntivo embrionário chamado _____________.
Migram; mesênquima.
Células abandonam a superfície da linha primitiva e formam o _________________.
Mesênquima
Parte do mesênquima se diferencia para formar o _________________, que é a base para o desenvolvimento do _________________.
Mesoblasto; mesoderma intra embrionário.
Células do epiblasto, do nó primitivo e da linha primitiva deslocam o ____________, formando o ____________, no teto do ____________.
Hipoblasto; endoderma intra embrionário; saco vitelino.
Já as __________ do epiblasto formam o __________.
Células remanescentes; ectoderma intra embrionário.
A linha primitiva forma ativamente o ____________ pelo ingresso de células até o início da quarta semana.
Mesoderma
A _________________ desaparece no fim da quarta semana.
Linha primitiva.
A ____________ é uma estrutura semelhante a um bastão, a qual define o ____________, é a base para ____________ e indica o futuro local das ____________.
Notocorda; eixo do embrião; formação do esqueleto axial; vértebras.
A ____________ desempenha um papel crítico no desenvolvimento do ____________ e influencia outros eventos de desenvolvimento embrionário, como a formação do ____________.
Notocorda; sistema nervoso; primórdio do coração.
A formação da notocorda inicia com o surgimento do ____________ no ____________, logo abaixo do nó primitivo. Esse processo cresce em direção à ____________. À medida que cresce, surge também o ____________ que o acompanha. As células da porção que está em contato com o ____________ sofrem apoptose, restando apenas a chamada ____________ que, em seguida, irá se dobrar para dar origem à ____________.
Processo notocordal; mesoderma; placa pré-cordal; canal notocordal; endoderma; placa notocordal; notocorda.
A formação da notocorda começa com a migração de algumas ____________ do nó primitivo e da fosseta primitiva, formando um ____________, que é o início do ____________.
Células mesenquimais; cordão celular mediano; processo notocordal.
Em seguida, o processo notocordal se alonga e começa a ganhar ____________, formando o ____________. Esse canal se estende ____________ a partir do nó primitivo até a placa pré-cordal.
Lúmen; canal notocordal; cranialmente.
O processo notocordal continua a crescer cranialmente, localizando-se entre o ectoderma e o endoderma do embrião. Ele se move em direção à ____________, que é uma pequena área onde o ectoderma e o endoderma se ____________.
Placa pré-cordal; fundem.
As camadas fusionadas do ____________ e do ____________ começam a ____________ gradualmente, resultando na formação de aberturas no assoalho do processo notocordal. À medida que essas aberturas se tornam confluentes, o assoalho do canal notocordal ____________, restando apenas o processo notocordal propriamente dito. O restante do processo notocordal forma a ____________ achatada e sulcada.
Processo notocordal; endoderma; degenerar; desaparece; placa notocordal