Quarta à Oitava Semana do Desenvolvimento Embrionário Flashcards
Como o desenvolvimento embrionário é dividido?
O desenvolvimento embrionário é dividido em três fases que estão inter-relacionadas: Crescimento, Morfogênese e Diferenciação.
Fase do crescimento:
Crescimento → envolve divisão celular e elaboração de produtos celulares;
Fase da morfogênese:
Morfogênese → desenvolvimento da forma, tamanho e outras características de um órgão em particular ou parte de todo o corpo;
Obs: A morfogênese é um processo molecular complexo controlado pela expressão e regulação de genes específicos em uma sequência ordenada. Mudanças no destino celular, na forma da célula e no movimento celular permitem que as células interagem uma com as outras durante a formação dos tecidos e dos órgãos.
Fase da diferenciação:
Diferenciação → fase que durante a qual as células são organizadas em um padrão preciso de tecidos e de órgãos capazes de executar funções especializadas.
O dobramento lateral do embrião leva à formação das pregas laterais direita e esquerda. O dobramento lateral é resultado do rápido crescimento da medula espinhal e dos ___________.
Somitos
O tubo neural forma-se em frente aos somitos, mas é amplamente aberto nos _______________ rostral (anterior) e caudal (posterior),
Neuroporos
O crescimento da cabeça _________ o crescimento das outras estruturas.
Precede
No início da __________ semana , o embrião é quase reto e possui de 4 a 12 somitos que produzem elevações visíveis na superfície.
Quarta (4°)
Na __________ semana, com __________ dias, os primeiros arcos faríngeos estão visíveis. O primeiro arco faríngeo (arco mandibular) está nítido.
Quarta (4°), 24
A maior parte do primeiro arco origina a _________ e a extensão rostral do arco, a proeminência maxilar, contribui para a formação da _________ (maxilar superior).
Mandíbula; maxila.
Na _________ semana, embrião está agora levemente curvado em função das pregas cefálica e caudal.
Quarta (4°)
Na _________ semana, o coração forma uma grande proeminência cardíaca ventral e bombeia sangue.
Quarta (4°)
Na _________ semana, o neuroporo rostral está fechando.
Quarta (4°)
Na _________ semana, os brotos dos membros superiores são reconhecíveis no dia 26 ou 27 como uma pequena dilatação na parede ventrolateral do corpo.
Quarta (4°)
Na _________ semana, as fossetas óticas (primórdio das orelhas internas) também estão visíveis.
Quarta (4°)
Na _________ semana, os espessamentos ectodérmicos (placoides do cristalino), que indicam o primórdio dos futuros cristalinos dos olhos estão visíveis nas laterais da cabeça.
Quarta (4°)
O quarto par de arcos faríngeos e os brotos dos membros inferiores estão visíveis ao final da _________ semana.
Quarta (4°)
Ao final da ________ semana, o neuroporo caudal está normalmente fechado.
Quarta (4°)
As mudanças na forma do corpo do embrião são pequenas na __________ semana quando comparadas àquelas ocorridas durante a __________ semana, mas o crescimento da cabeça excede o de outras regiões.
Quinta (5°); Quarta (4°).
Na _________ semana, o alargamento da cabeça resulta principalmente do rápido desenvolvimento do encéfalo e das proeminências faciais.
Quinta (5°)
A face entra em contato com a proeminência cardíaca, na __________ semana.
Quinta (5°)
Na __________ semana, o rápido crescimento do segundo arco faríngeo se sobrepõe aos terceiro e quarto arcos, formando uma depressão lateral de cada lado, o seio cervical.
Quinta (5°)
Na __________ semana, as cristas mesonéfricas indicam o local do desenvolvimento dos rins mesonéfricos, que em humanos, são órgãos excretores provisórios.
Quinta (5°)
O segundo arco faríngeo forma o ______________.
Arco hioide
Embriões na _________ semana mostram movimentos espontâneos, tais como, contrações no tronco e nos membros em desenvolvimento.
Sexta (6°)