Placenta e Membranas Fetais Flashcards

1
Q

A _____________ é um órgão materno-fetal que separa o feto do endométrio – camada mais interna do útero. É o local onde ocorrem as _________________ e de ___________ entre mãe e feto.

A

Placenta; trocas gasosas; nutrientes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A placenta, suas membranas fetais e o cordão umbilical são estruturas ___________ que serão expelidas/retiradas após o parto.

A

Temporárias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são as funções da placenta?

A

Metabolismo: responsável pela síntese de glicogênio, colesterol e ácidos graxos utilizados pelo feto;
Transporte de substâncias: pode ser no sentido feto-materno ou materno-fetal, por meio de difusão simples, difusão facilitada, transporte ativo e pinocitose. As substâncias transportadas são gases (oxigênio e dióxido de carbono), nutrientes (água, glicose, aminoácidos e vitaminas), hormônios, eletrólitos, anticorpos maternos, produtos de excreção, agentes infecciosos, drogas e seus metabólitos;
Secreção endócrina: os hormônios produzidos pela placenta são o hCG, lactogênio placentário humano, tireotropina coriônica humana e a corticotropina coriônica humana. O hCG é detectado por um exame denominado beta-hCG para o diagnóstico de gravidez após o sexto dia de gestação. O hCG tem como função manter a funcionalidade do corpo lúteo (produção de progesterona), impedindo a retomada do ciclo menstrual. Com a formação da placenta, esta assume a síntese de hCG, progesterona e estrogênio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais partes compõem a placenta?

A

As partes que compõem a placenta são a porção fetal, originária do saco coriônico; a porção materna, derivada do endométrio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A ___________ é a camada funcional do ___________ na gestante que se separa do restante do útero ao nascimento.

A

Decídua; endométrio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A decídua é dividida em:

A
  1. Decídua basal: parte que fica abaixo do concepto, formando o componente materno da placenta.
  2. Decídua capsular: parte superficial da decídua que recobre o concepto.
  3. Decídua parietal: todas as outras partes restantes da decídua.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A placenta é composta por ___________ que crescem do ___________ para fornecer uma grande área de contato entre as circulações fetal e materna.

A

Vilosidades coriônicas; córion.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Na placenta madura, o sangue materno entra no ___________ pelas artérias endometriais (artérias espiraladas) e circula ao redor dos vilos, permitindo a troca gasosa e de nutrientes.

A

Espaço interviloso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O sangue fetal desoxigenado entra na placenta por ___________ que se ramificam radialmente para formar as ___________.

A

Duas artérias umbilicais; artérias coriônicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A difusão de gases e nutrientes ocorre pelas ___________ dos capilares vilosos e pelo ___________ e ___________.

A

Células endoteliais; sinciciotrofoblasto; citotrofoblasto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O __________ forma o saco membranoso, cheio de fluido, que envolve o embrião e depois o feto.

A

Âmnio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O __________ é deglutido pelo feto e absorvido pelos tratos digestivo e respiratório.

A

Líquido amniótico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Funções do líquido amniótico:

A
  • Atua como uma barreira contra infecções;
  • Permite o desenvolvimento normal dos pulmões fetais e o crescimento externo simétrico do embrião;
  • Impede a aderência do âmnio ao feto;
  • Acolchoa o feto contra lesões;
  • Auxilia no controle e manutenção da temperatura corporal do embrião;
  • Participa da manutenção da homeostasia dos fluidos e eletrólitos;
  • Permite uma movimentação livre do feto;
  • Auxilia no processo de trocas gasosas entre o embrião e o ambiente;
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Sofre atrofia a partir da 10ª semana e raramente persiste durante toda a gravidez.

A

Saco vitelino

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O __________ desempenha papel importante no __________ embrionário nas primeiras semanas de gestação, além de participar da formação do __________ e __________.

A

Saco vitelino; aporte nutricional; trato digestório; respiratório

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O __________ é importante para a formação __________ que ocorre em suas paredes, seus vasos sanguíneos persistem como as artérias e veias umbilicais, e sua porção intraembrionária passa do umbigo para a bexiga, formando mais tarde o __________. Após o nascimento, o úraco torna-se um cordão fibroso, o ligamento umbilical mediano, que se estende do ápice da bexiga ao umbigo.

A

Alantoide; sanguínea inicial; úraco.

17
Q

O __________ é o mais externo dos anexos embrionários; envolve não só o embrião, mas todos os outros anexos embrionários, ou seja: âmnio, saco vitelínico e alantoide.

A

Córion

18
Q

O __________ é uma solução aquosa na qual material não dissolvido (p. ex., células epiteliais fetais descamadas), está suspenso.

A

Líquido amniótico

19
Q

O __________ contém aproximadamente porções iguais de compostos orgânicos e sais inorgânicos. Metade dos constituintes orgânicos é de proteína; a outra metade consiste em carboidratos, gorduras, enzimas, hormônios e pigmentos.

A

Líquido amniótico

20
Q

Qual a importância da vesícula umbilical?

A
  • Ela tem um papel na transferência de nutrientes para o embrião durante a segunda e a terceira semanas quando a circulação uteroplacentária está sendo estabelecida.
  • O desenvolvimento das células sanguíneas ocorre primeiramente no mesoderma extraembrionário bem vascularizado que cobre a parede da vesícula umbilical, começando na terceira semana e continuando a formação até a atividade hematopoiética começar no fígado durante a sexta semana.
  • Durante a quarta semana, o endoderma da vesícula umbilical está incorporado ao embrião como o intestino primitivo. Seu endoderma, derivado do epiblasto, origina o epitélio da traqueia, dos brônquios, dos pulmões e do canal alimentar.
  • As células germinativas primordiais aparecem no endoderma de revestimento da parede da vesícula umbilical na terceira semana e subsequentemente migram para as gônadas em desenvolvimento. As células se diferenciam em espermatogônias nos machos e oogônias nas fêmeas.
21
Q

Na terceira semana, o __________ parece com um divertículo semelhante a uma salsicha da parede caudal da vesícula umbilical que se estende para o pedículo de conexão. Durante o segundo mês, a parte extraembrionária do __________ degenera.

A

Alantoide; alantoide.

22
Q

Qual a importância do alantoide?

A
  • A formação das células sanguíneas ocorre em suas paredes entre a terceira e a quinta semanas.
  • Seus vasos sanguíneos persistem como a veia e as artérias umbilicais.
  • A parte intra embrionária do alantóide passa do umbigo para a bexiga urinária, com a qual é contínua. Com o crescimento em tamanho da bexiga, o alantóide involui para formar um tubo espesso, o úraco. Após o nascimento, o úraco torna-se um cordão fibroso, o ligamento umbilical mediano, que se estende do ápice da bexiga urinária ao umbigo.
23
Q

Qual a diferença entre gêmeos dizigóticos e monozigóticos?

A

A diferença entre gêmeos DZ e MZ é que os dizigóticos resultam da fecundação de dois oócitos, ou seja, desenvolvem-se a partir de dois zigotos, podendo ser do mesmo sexo ou de diferentes sexos. Além disso, os DZ, pela mesma razão, não são mais parecidos geneticamente que irmãos ou irmãs nascidos em tempos diferentes. A única coisa que eles têm em comum é que estavam no útero materno ao mesmo tempo. Dessa forma, gêmeos DZ sempre têm dois âmnios e dois córions, mas os córions e as placentas podem ser fusionados. Enquanto, os monozigóticos resultam da fecundação de um oócito e se desenvolvem de um zigoto que levam como consequência gêmeos do mesmo sexo que são geneticamente idênticos e muito semelhantes em aparência física. As diferenças físicas entre gêmeos MZ são geradas por vários fatores.

24
Q

Como a formação de gêmeos monozigóticos começa?

A

A formação de gêmeos MZ geralmente começa no estágio de blastocisto, aproximadamente ao final da primeira semana, e resulta da divisão do embrioblasto em dois primórdios embrionários. Subsequentemente, dois embriões, cada um em seu próprio saco amniótico, desenvolvem-se dentro do mesmo saco coriônico e dividem uma placenta em comum, que é uma placenta gemelar diamniótica monocoriônica. Raramente, a separação inicial dos blastômeros embrionários (p. ex., durante os estágios de duas a oito células) resulta em gêmeos MZ com dois âmnios, dois córions e duas placentas que podem ou não estarem fusionadas. Em tais casos, é impossível determinar apenas pelas membranas se os gêmeos são MZ ou DZ.

25
Q

O que são Irmãos siameses?

A

Irmãos siameses são gêmeos MZ resultantes da não divisão completa do disco embrionário ou da fusão dos discos embrionários adjacentes. O fenótipo do gêmeo é denominado de acordo com as regiões que estão aderidas, por exemplo, os toracópagos indicam que existe uma união anterior das regiões torácicas.