Terapeutica dermatologica Topica Flashcards
Adstringente, conceito e exemplo:
Coagulam as albuminas e provocam uma fina capa com capacidade protetora. Diminuem a exsudação e a contaminação bacteriana exógena. Estimulam a epitelização. Ex: permanganato de potássio, acetato de alumínio e nitrato de prata.
Ceratolíticos, conceito exemplo:
Removem a cama córnea, ex: acido salicílico acima de 2% e resorcina.
Ceratoplásticos, conceito e exemplos:
Auxiliam na renovação da camada córnea. Usados na psoríase, eczemas (fase crônica). Ex: coaltar, acido salicílico a 2%.
Redutores, conceito e exemplos:
Diminuem inflamações, normalizam processos de ceratinização, ex: óleo de cádia, alcatrão, coaltar. Em doses altas podem se tornar esfoliantes e irritantes.
Rubefacientes, conceito e exemplos:
Levam a hiperemia por vasodilatação, utilizados em alopécias para ativar a nutrição folicular. Ex: ácido acético glacial, hidrato de cloral, fenol, cânfora e minoxidil.
Cáusticos, conceito e exemplos:
Destruir e remover camadas. Basicamente no tratamento de verrugas e ceratoses, ex: podofilina, ácido tricloroacético, fenol e ácido lático.
Umectantes, conceito, mecanismos de ação e exemplos de cada um:
Restabelecem a umidade normal da pele, corrigindo a deficiência de lipídios. Mecanismo de oclusão para diminuir a perda de água, vaselina e ceramina. Mecanismo de umectação promove absorção de água reduz as suas perdas, uréia 10%, lactato de amônia 2%.
Antiactínicos, conceito, mecanismos de ação e exemplos de cada um:
Protegem a pele da agressão produzida pelos raios UV. Físicos, como barreira ex: dióxido de titânico, oxido de zinco, calamina. Químicos, absorvem e refletem a radiação UV ex: Paba, benzofenonas, quininas.
Antiparasitários, exemplos:
Contra parasitos, escabiose e pediculose. Ex: monossulfiram 25%, benzoato de benzila 25% (aplicado puro), permetrina 5%, enxofre precipitado 10%.
Antiinflamatórios, função, tipos e exemplos:
Antiinflamatórios: corticóides diminuem a vasodilatação e a quimiotaxia leucocitária. Outras ações: antiproliferação e imunossupressão. Obs: uso de forma moderada por pouco tempo e em áreas específicas. Fluorados: clobetasol, dexametasona, betametasona e halcionida. Não fluorados: hidrocortizona e desonida.
Despigmentantes e Pigmentantes, exemplos:
Despigmentante: para tratamento de melasmas, ex: hidroquinona.
Pigmentantes: psoralenos e diidroxiacetona (ação temporária).
Detergentes, finalidade e exemplo:
Remover crostas, detritos, exsudatos. Para limpeza da pele. Ex: sabões.
Forma terapéutica, mistura de sólidos pulverizantes. Pequenas partículas inorgânicas com capacidade de absorver água. Não devem ser usados em lesões úmidas devido ao efeito oclusivos. Para pele integra para ação protetora,calmante e antipruriginoso:
Pós.
Veículo liquido que apresenta mistura homogênea de solvente liquido e substancia solúvel. Ex: água boricada e permanganato de potássio:
Solução.
Soluções para áreas restritas para alguns. Veículo liquido ou semi-liquido contendo no seu interior partículas insolúveis. Suspensão para quem usa o primeiro conceito. Boas para aplicação em áreas extensas:
Loção.