Teoria do Crime Flashcards
Julgue:
A lei penal que, de qualquer modo, beneficie o agente deve retroagir, desde que respeitado o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
Errado. A lei penal mais benéfica retroagirá, ainda que a sentença tenha transitado em julgado.
Julgue:
A lei penal que beneficia o agente não apenas retroage para alcançar o fato praticado antes de sua entrada em vigor, como também, embora revogada, continua a reger o fato ocorrido ao tempo de sua vigência.
Certo.
Julgue:
Considere que determinado agente tenha sido condenado, por sentença transitada em julgado, pela prática de determinado delito, que deixou de ser conduta criminosa em face de lei ordinária federal posterior à data do crime. Nesse caso, como já houve condenação definitiva, a lei posterior não impedirá a execução da pena.
Errado. É a chamada abolitio criminis. Essa lei retroage.
” Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória”.
Julgue:
Com relação ao tempo do crime, o CP adotou a teoria da atividade, pela qual se considera praticado o crime no momento da ação ou da omissão, exceto se outro for o momento do resultado.
Errado. Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
Julgue:
Em relação ao tempo do crime, o Código Penal brasileiro adotou a teoria do resultado.
Errado. Adotou a teoria da atividade.
LUTA:
Lugar - Ubiquidade (mista)
Tempo - Atividade
Julgue:
Na hipótese de crime continuado ou permanente, deve ser aplicada a lei penal mais grave se esta tiver entrado em vigor antes da cessação da continuidade ou da permanência.
Certinho.
Julgue:
A revogação expressa de um tipo penal incriminador conduz a abolitio criminis, ainda que seus elementos passem a integrar outro tipo penal, criado pela norma revogadora.
Errado. É a chamada continuidade normativa-típica. Continua sendo crime, porém em outro tipo penal. Ex.: Atentado violento ao pudor -> agora é estupro.
Julgue:
O CP adota, como regra, a teoria da causalidade adequada, dada a afirmação nele constante de que “o resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa; causa é a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido”.
Errado. O CP adotou como regra a teoria da equivalência dos antecedentes causais ou conditio sine qua non.