T2 - Tendências pedagogicas e a prática docente Flashcards
Pedagogia liberal
prepara individuos para papeis sociais conforme suas aptidões ,adaptando-os valores e as normas da sociedade.
Pedagogia progressista
Fornece os instrumentos necessarios para que o individuo possa discutir a sua atuação em sociedade.
Bursrhus Frederic Skinner
Métodos educativos voltadas ao desenv. individual a liberdade de aprendizagem como o behaviorismo.
Reforço positivo
ambientes de aprendizagem onde os estudantes são incetivados a explorar e aprender de forma independente.
Maria Montessori
Introduziu um método ativo que promovia liberdade de movimento e criatividade. Utilizando o material dourado, seu método valorizava atividades e sensoriais considerando as fases de desenv. infantil e as diferenças individuais.
Paulo Freire
Foco na educ. como um meio de libertação e transformação social. Pedagogia dos oprimidos a valorização do diálogo no processo educativo e a defesa de uma educação emancipadora que visa a igualdade e a justiça social
José Pacheco
Modelo educativo sem turmas fixas, sem séries e sem disciplinas rígidas, focando no desenvolvimento integral dos estudantes. Ambiente educativo democrático
Anísio Teixeira
Defende uma educa. pública, gratuita e de qualidade p/ todos, inspirada pelos principios da Escola nova. Acredito que a educa. deveria ser democratiiva, voltada p/ a formação integral do individuo e capaz de promo ver a igualdade social.
Celestin Freinet
promoveu a liberdade dos alunos, capacitando-as a serem conscientes, responsáveis e autônomos.
Tendência pedagógica liberal tradicional
a educação visa preparar o individuo para seu papel, organizando o sistema educacional p/ atender as demandas sociais surgidas com o avanço da liberalismo no séc XVII
Tendência pedadógicas liberal renovadora
a educação é ampliada p/ todos com o objetivo de formar individuos para uma atuação mais efetiva na sociedade refletindo os transf. políticas, econom e sociais entre 1910 e 1940
Tendências pedagógicas tecnista
a educação é vista como um sistema dinâmico semelhante a uma fábrica, com ênfase no sistematização no controle dos processos e na melhoria do produtividade, fruto das melhorias industriais e da urbanização.
Tendências pedagógicas libertadora
Busca romper com a autoritarismo, libertando individuos de apressões como machismo. submissão e racismo. Ed. promovendo a conscientização social e política dos alunos
Tendências pedagógicas libertória
Propõe rejeitar a repressão e focar em conteúdos práticas e aprendizagem informal em grupo. Mauricio Tragtenberg
Tendências pedagógicas crítico-social
confronto entre conteúdos educacionais e realidades sociais,
consciência crítica dos alunos.
Utiliza conhecimento prévio
Abordagem pedagógica Comportamentalista
3 principios fundamentais: estímulos, respostas e reforços.
Mentalidade de crescimento de Carol Dweck ver desafios como oportunidades.
Abordagens pedagógicas cognitivista
individuo controe o conhecimento
Interação com o meio.
Ato de conhecer.
sujeito compreender e atribuir sign. a sua realidade.
ESTÍMULOS
SÃO EVENTOS OU CONDIÇÕES DO AMBIENTE QUE PROVOCAM UMA REAÇÃO DO ORGANISMO. EXTERNOS - SONS, LUZER, TOQUES. INTERNOS - PENSAMENTOS E EMOÇÕES
RESPOSTAS
SÃO AS REAÇÕES OBSERVÁVEIS DO ORGANISMO AOS ESTÍMULOS. AÇÕES FÍSICAS, COMO MOVIMENTOS OU COMPORTAMENTOS VERBAIS.
EX: PERGUNTAR QUANDO NÃO ENTENDER
REFORÇOS
CONSEQUÊNCIAS QUE AUMENTAM A PROBALIDADE DE UMA RESPOSTA OCORRER NOVAMENTE PODEM SER POSITIVOS OU NEGATIVOS.
EX: QUANDO UMA CRIANÇA RECEBE UMA NOTA BAIXA NA ESCOLA, ISSO REFORÇA DETERMINADAS IDEIAS E COMPORTAMENTOS NELA, DA MESMA FORMA QUE ELOGIOS PODEM MUDAR SEU COMPORTAMENTO
ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNITIVISTA - SUJEITO NO CENTRO
ENFATIZA O DESENV. DA METACOGNIÇÃO QUE É A CAPACIDADE DOS ALUNOS DE MONITORAR, REGULAR E AVALIAR SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEFINIR METAS, PLANEJAMENTOS, MONITORAMENTO DO PROGRESSO E AJUSTA NECESSÁRIOS.
ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
ALUNOS CONSTROEM ATIVAMENTE O CONHECIMENTO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS.
ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - PROCESSO MENTAL
IMPORT. DOS PROCESSOS MENTAIS INTERNOS COMO PERCEPÇÃO, MEMÓRIA, RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM.
CONSTRUTIVISTA
INVESTIGA COMO SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUAS ESTRUTURAS COGNITIVAS P/ A ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. TAMBÉM SE OCUPA DOS PROCESSOS DO PENSAMENTO HUMANO DESDE A INFÂNCIA.
SOCIOINTERACIONISTA
PREOCUPA-SE COM A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA E DA CULTURA DO MEIO P/ O PROCESSO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENO E DE CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO
SIGNIFICATIVA
IMPORTÂNCIA DO SIGN. NA APRENDIZAGEM E INVESTIGA O PROCESSO COGNITIVO A PARTIR DO ENTENDIMENTO DE QUE O NOVO INFORMA-SE RELACIONA COM VÁRIAS OUTRAS JÁ
PIAGET
ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ASSIMILAÇÃO DO CONHECIMENTO, POIS ESSAS INTERAÇÕES FORNECEM INFOR. DO MEIO E PROMOVEM UMA RESTRUTURAÇÃO ÚNICA DO CONHECIMENTO NA MENTE DO INDIVÍDUO.
VYGOTSY
DESTACA A MEDIAÇÃO COMO ESSENCIAL P/ O PROCESSO COGNIT. OCORRENDO ATRAVÉS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SISTEMAS DE SIGNOS COMO LINGUAGEM, ESCRITA, SÍMBOLOS E OBJETOS.
AUSUBEL
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FOCA NO QUE OCORRE NA MENTE HUMANA DEFINE O ESTRUTURA COGNT. COMO O CONJUNTO DE INFORMA. FATOSS CONCEITOS E PRINCIPIOS QUE UMA PESSOA ORGANIZA.
MANEIRA DE ENSINAR - REFLEXÃO NA PRÁTICA
O PROFESSOR DEVE PENSAR SUA PRÁTICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, FUNDAMENTADA EM UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM. ELE PRECISA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES, REAÇÕES E AÇÕES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM E O DESENV. DOS ALUNOS
MANEIRA DE ENSINAR - ENSINO E APRENDIZAGEM
O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE, MAS NESSE PROCESSO O PROFESSOR TAMBÉM ESTÁ APRENDENDO.
NILDA ALVES - SENTIMENTO DO MUNDO
- NECESSIDADE DE MERGULHAR OS COTIDIANOS
- ULTRAPASSAR A VISÃO SUPERFICIAL
- UTILIZAR TODOS OS SENTIDOS PARA ESTUDAR
NILDA ALVES - VIRAR DE PONTA-CABEÇA
- SUBVERTER TEORIAS CONHECIDAS
- COMPREENDER TEORIAS COMO HIPÓTESES
- RECONHECER A REIVENÇÃO CONSTANTE DO COTIDIANO
NILDA ALVES - BEBER DE TODAS AS FONTES
- AMPLIAR A DEFINIÇÃO DE FONTE DE CONHECIMENTO
- VALORIZAR PERCEPÇÃO , SENTIMENTO, E NARRATIVA
NILDA ALVES - NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR A CIÊNCIA
- REGISTRAR INVESTIGAÇÃO DE MODO ENVOLVENTE
- CRIAR UMA PONTE ENTRE PRATICANTES DO COTIDIANO
NILDA ALVES - ECCEM FEMINA
- ENFATIZAR A EXISTÊNCIA E SENTIMENTOS DOS PRATICANTES
- COMPREENDER SUBJETIVIDADE NA INVESTIGAÇÃO.
- VER NOS PELOS OLHOS DOS OUTROS P/ COMPREENSÃO MÚTUA.
TODO PLANO DE AULA DEVE SER COMPOSTO POR:
- CONTEÚDO E TEMA
- COMPETÊNCIAS
- ESTRATÉGIAS DIDÁTICA METODOLÓGICAS
- AVALIAÇÃO (COM POSSÍVEIS INTERVENÇÃO DIDÁTICAS)
É PRECISO TER EM MENTE AS SEGUINTES PERGUNTAS:
O QUE ENSINAR? OBJETIVOS
PARA QUE ENSINAR? FINALIDADE
COM O QUE ENSINAR? ESTRATÉGIAS DIDÁTICOS-METODOLÓGICAS
COMO ENSINAR? RECURSOS
OBJETIVOS - NA HORA DE ENSINAR
DIVIDEM-SE EM GERAL(AMPLOS,LONGO PRAZO)
ESPECÍFICOS(AÇÕES, OBSERVADAS MAIS RAPIDAMENTE PELO PROFESSOR)
FINALIDADE - NA HORA DE ENSINAR
A FINALIDADE REPRESENTA O PROPOSITO DE NOSSA AÇÃO DIDÁTICA, ABRANGENDO OS CONCEITOS E TEMAS QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A DISCIPLINA
RECURSOS - NA HORA DE ENSINAR
NATURAIS- ELEMTNSO DA NATUREZA: ÁGUA, PLANTAS E ETC
PEDAGÓGICAS- QUADRO, SLIDE, MAQUETES
TECNOLÓGICOS- COMPUTADOR, INTERNET, RÁDIO ETC
ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS - NA HORA DE ENSINAR
CORRESPONDEM AOS PROCESSOS SUBJACENTES Á PRATICA E AOS OBJETOS CONCRETOS, COMO AS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM QUE UTILIZATEMOS, AS ATIVIDADES E OS EXERCICOS EMPREGADOS PARA A CONSECUÇÃO DOS DOIS PRIMEIROS INTENS DO PLANEJAMENTO
CONTINUIDADE E SEQUÊNCIA
INTEGRAÇÃO ENTRE ATIVIDADES
OBJETIVIDADE E FUNCIONALIDADE
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA REALIDADE
COERÊNCIA E UNIDADE
CONEXÃO ENTRE TEMA, CONTEÚDO E MEIOS
FLEXIBILIDADE
AJUSTE E ADAPTAÇÃO
PRECISÃO E CLAREZA
REDAÇÃO DE FORMA CLARA, SEM DUPLA INTERPRETAÇÃO
CONTEÚDO
ASSUNTO CENTRAL SOBRE O QUAL SERÁ TRATADO O PLANO
TEMA DE AULA
TÓPICOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA AULA
SEGMENTO
PARA QUAL ANO ESSE PLANO FOI PENSADO
DURAÇÃO
TEMPO ESTIMADO DE AULA
OBJETIVOS
AQUILO QUE SE PRETENDE ALCANÇAR COM ELA
METODOLOGIA
QUE CAMINHOS SÃO REALIZADOS NELA E O QUE É FEITO
RECURSOS
QUE MATERIAIS SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE HAJA AULA
AVALIAÇÃO
COMO OCORRE A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM