T2 - Tendências pedagogicas e a prática docente Flashcards
Pedagogia liberal
prepara individuos para papeis sociais conforme suas aptidões ,adaptando-os valores e as normas da sociedade.
Pedagogia progressista
Fornece os instrumentos necessarios para que o individuo possa discutir a sua atuação em sociedade.
Bursrhus Frederic Skinner
Métodos educativos voltadas ao desenv. individual a liberdade de aprendizagem como o behaviorismo.
Reforço positivo
ambientes de aprendizagem onde os estudantes são incetivados a explorar e aprender de forma independente.
Maria Montessori
Introduziu um método ativo que promovia liberdade de movimento e criatividade. Utilizando o material dourado, seu método valorizava atividades e sensoriais considerando as fases de desenv. infantil e as diferenças individuais.
Paulo Freire
Foco na educ. como um meio de libertação e transformação social. Pedagogia dos oprimidos a valorização do diálogo no processo educativo e a defesa de uma educação emancipadora que visa a igualdade e a justiça social
José Pacheco
Modelo educativo sem turmas fixas, sem séries e sem disciplinas rígidas, focando no desenvolvimento integral dos estudantes. Ambiente educativo democrático
Anísio Teixeira
Defende uma educa. pública, gratuita e de qualidade p/ todos, inspirada pelos principios da Escola nova. Acredito que a educa. deveria ser democratiiva, voltada p/ a formação integral do individuo e capaz de promo ver a igualdade social.
Celestin Freinet
promoveu a liberdade dos alunos, capacitando-as a serem conscientes, responsáveis e autônomos.
Tendência pedagógica liberal tradicional
a educação visa preparar o individuo para seu papel, organizando o sistema educacional p/ atender as demandas sociais surgidas com o avanço da liberalismo no séc XVII
Tendência pedadógicas liberal renovadora
a educação é ampliada p/ todos com o objetivo de formar individuos para uma atuação mais efetiva na sociedade refletindo os transf. políticas, econom e sociais entre 1910 e 1940
Tendências pedagógicas tecnista
a educação é vista como um sistema dinâmico semelhante a uma fábrica, com ênfase no sistematização no controle dos processos e na melhoria do produtividade, fruto das melhorias industriais e da urbanização.
Tendências pedagógicas libertadora
Busca romper com a autoritarismo, libertando individuos de apressões como machismo. submissão e racismo. Ed. promovendo a conscientização social e política dos alunos
Tendências pedagógicas libertória
Propõe rejeitar a repressão e focar em conteúdos práticas e aprendizagem informal em grupo. Mauricio Tragtenberg
Tendências pedagógicas crítico-social
confronto entre conteúdos educacionais e realidades sociais,
consciência crítica dos alunos.
Utiliza conhecimento prévio
Abordagem pedagógica Comportamentalista
3 principios fundamentais: estímulos, respostas e reforços.
Mentalidade de crescimento de Carol Dweck ver desafios como oportunidades.
Abordagens pedagógicas cognitivista
individuo controe o conhecimento
Interação com o meio.
Ato de conhecer.
sujeito compreender e atribuir sign. a sua realidade.
ESTÍMULOS
SÃO EVENTOS OU CONDIÇÕES DO AMBIENTE QUE PROVOCAM UMA REAÇÃO DO ORGANISMO. EXTERNOS - SONS, LUZER, TOQUES. INTERNOS - PENSAMENTOS E EMOÇÕES
RESPOSTAS
SÃO AS REAÇÕES OBSERVÁVEIS DO ORGANISMO AOS ESTÍMULOS. AÇÕES FÍSICAS, COMO MOVIMENTOS OU COMPORTAMENTOS VERBAIS.
EX: PERGUNTAR QUANDO NÃO ENTENDER
REFORÇOS
CONSEQUÊNCIAS QUE AUMENTAM A PROBALIDADE DE UMA RESPOSTA OCORRER NOVAMENTE PODEM SER POSITIVOS OU NEGATIVOS.
EX: QUANDO UMA CRIANÇA RECEBE UMA NOTA BAIXA NA ESCOLA, ISSO REFORÇA DETERMINADAS IDEIAS E COMPORTAMENTOS NELA, DA MESMA FORMA QUE ELOGIOS PODEM MUDAR SEU COMPORTAMENTO
ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNITIVISTA - SUJEITO NO CENTRO
ENFATIZA O DESENV. DA METACOGNIÇÃO QUE É A CAPACIDADE DOS ALUNOS DE MONITORAR, REGULAR E AVALIAR SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEFINIR METAS, PLANEJAMENTOS, MONITORAMENTO DO PROGRESSO E AJUSTA NECESSÁRIOS.
ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
ALUNOS CONSTROEM ATIVAMENTE O CONHECIMENTO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS.