T2 - Tendências pedagogicas e a prática docente Flashcards

1
Q

Pedagogia liberal

A

prepara individuos para papeis sociais conforme suas aptidões ,adaptando-os valores e as normas da sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Pedagogia progressista

A

Fornece os instrumentos necessarios para que o individuo possa discutir a sua atuação em sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Bursrhus Frederic Skinner

A

Métodos educativos voltadas ao desenv. individual a liberdade de aprendizagem como o behaviorismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Reforço positivo

A

ambientes de aprendizagem onde os estudantes são incetivados a explorar e aprender de forma independente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Maria Montessori

A

Introduziu um método ativo que promovia liberdade de movimento e criatividade. Utilizando o material dourado, seu método valorizava atividades e sensoriais considerando as fases de desenv. infantil e as diferenças individuais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Paulo Freire

A

Foco na educ. como um meio de libertação e transformação social. Pedagogia dos oprimidos a valorização do diálogo no processo educativo e a defesa de uma educação emancipadora que visa a igualdade e a justiça social

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

José Pacheco

A

Modelo educativo sem turmas fixas, sem séries e sem disciplinas rígidas, focando no desenvolvimento integral dos estudantes. Ambiente educativo democrático

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Anísio Teixeira

A

Defende uma educa. pública, gratuita e de qualidade p/ todos, inspirada pelos principios da Escola nova. Acredito que a educa. deveria ser democratiiva, voltada p/ a formação integral do individuo e capaz de promo ver a igualdade social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Celestin Freinet

A

promoveu a liberdade dos alunos, capacitando-as a serem conscientes, responsáveis e autônomos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Tendência pedagógica liberal tradicional

A

a educação visa preparar o individuo para seu papel, organizando o sistema educacional p/ atender as demandas sociais surgidas com o avanço da liberalismo no séc XVII

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Tendência pedadógicas liberal renovadora

A

a educação é ampliada p/ todos com o objetivo de formar individuos para uma atuação mais efetiva na sociedade refletindo os transf. políticas, econom e sociais entre 1910 e 1940

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Tendências pedagógicas tecnista

A

a educação é vista como um sistema dinâmico semelhante a uma fábrica, com ênfase no sistematização no controle dos processos e na melhoria do produtividade, fruto das melhorias industriais e da urbanização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Tendências pedagógicas libertadora

A

Busca romper com a autoritarismo, libertando individuos de apressões como machismo. submissão e racismo. Ed. promovendo a conscientização social e política dos alunos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Tendências pedagógicas libertória

A

Propõe rejeitar a repressão e focar em conteúdos práticas e aprendizagem informal em grupo. Mauricio Tragtenberg

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Tendências pedagógicas crítico-social

A

confronto entre conteúdos educacionais e realidades sociais,

consciência crítica dos alunos.

Utiliza conhecimento prévio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Abordagem pedagógica Comportamentalista

A

3 principios fundamentais: estímulos, respostas e reforços.
Mentalidade de crescimento de Carol Dweck ver desafios como oportunidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Abordagens pedagógicas cognitivista

A

individuo controe o conhecimento

Interação com o meio.

Ato de conhecer.

sujeito compreender e atribuir sign. a sua realidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

ESTÍMULOS

A

SÃO EVENTOS OU CONDIÇÕES DO AMBIENTE QUE PROVOCAM UMA REAÇÃO DO ORGANISMO. EXTERNOS - SONS, LUZER, TOQUES. INTERNOS - PENSAMENTOS E EMOÇÕES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

RESPOSTAS

A

SÃO AS REAÇÕES OBSERVÁVEIS DO ORGANISMO AOS ESTÍMULOS. AÇÕES FÍSICAS, COMO MOVIMENTOS OU COMPORTAMENTOS VERBAIS.
EX: PERGUNTAR QUANDO NÃO ENTENDER

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

REFORÇOS

A

CONSEQUÊNCIAS QUE AUMENTAM A PROBALIDADE DE UMA RESPOSTA OCORRER NOVAMENTE PODEM SER POSITIVOS OU NEGATIVOS.
EX: QUANDO UMA CRIANÇA RECEBE UMA NOTA BAIXA NA ESCOLA, ISSO REFORÇA DETERMINADAS IDEIAS E COMPORTAMENTOS NELA, DA MESMA FORMA QUE ELOGIOS PODEM MUDAR SEU COMPORTAMENTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNITIVISTA - SUJEITO NO CENTRO

A

ENFATIZA O DESENV. DA METACOGNIÇÃO QUE É A CAPACIDADE DOS ALUNOS DE MONITORAR, REGULAR E AVALIAR SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEFINIR METAS, PLANEJAMENTOS, MONITORAMENTO DO PROGRESSO E AJUSTA NECESSÁRIOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

A

ALUNOS CONSTROEM ATIVAMENTE O CONHECIMENTO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - PROCESSO MENTAL

A

IMPORT. DOS PROCESSOS MENTAIS INTERNOS COMO PERCEPÇÃO, MEMÓRIA, RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM.

24
Q

CONSTRUTIVISTA

A

INVESTIGA COMO SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUAS ESTRUTURAS COGNITIVAS P/ A ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. TAMBÉM SE OCUPA DOS PROCESSOS DO PENSAMENTO HUMANO DESDE A INFÂNCIA.

25
Q

SOCIOINTERACIONISTA

A

PREOCUPA-SE COM A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA E DA CULTURA DO MEIO P/ O PROCESSO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENO E DE CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO

26
Q

SIGNIFICATIVA

A

IMPORTÂNCIA DO SIGN. NA APRENDIZAGEM E INVESTIGA O PROCESSO COGNITIVO A PARTIR DO ENTENDIMENTO DE QUE O NOVO INFORMA-SE RELACIONA COM VÁRIAS OUTRAS JÁ

27
Q

PIAGET

A

ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ASSIMILAÇÃO DO CONHECIMENTO, POIS ESSAS INTERAÇÕES FORNECEM INFOR. DO MEIO E PROMOVEM UMA RESTRUTURAÇÃO ÚNICA DO CONHECIMENTO NA MENTE DO INDIVÍDUO.

28
Q

VYGOTSY

A

DESTACA A MEDIAÇÃO COMO ESSENCIAL P/ O PROCESSO COGNIT. OCORRENDO ATRAVÉS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SISTEMAS DE SIGNOS COMO LINGUAGEM, ESCRITA, SÍMBOLOS E OBJETOS.

29
Q

AUSUBEL

A

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FOCA NO QUE OCORRE NA MENTE HUMANA DEFINE O ESTRUTURA COGNT. COMO O CONJUNTO DE INFORMA. FATOSS CONCEITOS E PRINCIPIOS QUE UMA PESSOA ORGANIZA.

30
Q

MANEIRA DE ENSINAR - REFLEXÃO NA PRÁTICA

A

O PROFESSOR DEVE PENSAR SUA PRÁTICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, FUNDAMENTADA EM UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM. ELE PRECISA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES, REAÇÕES E AÇÕES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM E O DESENV. DOS ALUNOS

31
Q

MANEIRA DE ENSINAR - ENSINO E APRENDIZAGEM

A

O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE, MAS NESSE PROCESSO O PROFESSOR TAMBÉM ESTÁ APRENDENDO.

32
Q

NILDA ALVES - SENTIMENTO DO MUNDO

A
  1. NECESSIDADE DE MERGULHAR OS COTIDIANOS
  2. ULTRAPASSAR A VISÃO SUPERFICIAL
  3. UTILIZAR TODOS OS SENTIDOS PARA ESTUDAR
33
Q

NILDA ALVES - VIRAR DE PONTA-CABEÇA

A
  1. SUBVERTER TEORIAS CONHECIDAS
  2. COMPREENDER TEORIAS COMO HIPÓTESES
  3. RECONHECER A REIVENÇÃO CONSTANTE DO COTIDIANO
34
Q

NILDA ALVES - BEBER DE TODAS AS FONTES

A
  1. AMPLIAR A DEFINIÇÃO DE FONTE DE CONHECIMENTO
  2. VALORIZAR PERCEPÇÃO , SENTIMENTO, E NARRATIVA
35
Q

NILDA ALVES - NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR A CIÊNCIA

A
  1. REGISTRAR INVESTIGAÇÃO DE MODO ENVOLVENTE
  2. CRIAR UMA PONTE ENTRE PRATICANTES DO COTIDIANO
36
Q

NILDA ALVES - ECCEM FEMINA

A
  1. ENFATIZAR A EXISTÊNCIA E SENTIMENTOS DOS PRATICANTES
  2. COMPREENDER SUBJETIVIDADE NA INVESTIGAÇÃO.
  3. VER NOS PELOS OLHOS DOS OUTROS P/ COMPREENSÃO MÚTUA.
37
Q

TODO PLANO DE AULA DEVE SER COMPOSTO POR:

A
  1. CONTEÚDO E TEMA
  2. COMPETÊNCIAS
  3. ESTRATÉGIAS DIDÁTICA METODOLÓGICAS
  4. AVALIAÇÃO (COM POSSÍVEIS INTERVENÇÃO DIDÁTICAS)
38
Q

É PRECISO TER EM MENTE AS SEGUINTES PERGUNTAS:

A

O QUE ENSINAR? OBJETIVOS
PARA QUE ENSINAR? FINALIDADE
COM O QUE ENSINAR? ESTRATÉGIAS DIDÁTICOS-METODOLÓGICAS
COMO ENSINAR? RECURSOS

39
Q

OBJETIVOS - NA HORA DE ENSINAR

A

DIVIDEM-SE EM GERAL(AMPLOS,LONGO PRAZO)
ESPECÍFICOS(AÇÕES, OBSERVADAS MAIS RAPIDAMENTE PELO PROFESSOR)

40
Q

FINALIDADE - NA HORA DE ENSINAR

A

A FINALIDADE REPRESENTA O PROPOSITO DE NOSSA AÇÃO DIDÁTICA, ABRANGENDO OS CONCEITOS E TEMAS QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A DISCIPLINA

41
Q

RECURSOS - NA HORA DE ENSINAR

A

NATURAIS- ELEMTNSO DA NATUREZA: ÁGUA, PLANTAS E ETC
PEDAGÓGICAS- QUADRO, SLIDE, MAQUETES
TECNOLÓGICOS- COMPUTADOR, INTERNET, RÁDIO ETC

42
Q

ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS - NA HORA DE ENSINAR

A

CORRESPONDEM AOS PROCESSOS SUBJACENTES Á PRATICA E AOS OBJETOS CONCRETOS, COMO AS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM QUE UTILIZATEMOS, AS ATIVIDADES E OS EXERCICOS EMPREGADOS PARA A CONSECUÇÃO DOS DOIS PRIMEIROS INTENS DO PLANEJAMENTO

43
Q

CONTINUIDADE E SEQUÊNCIA

A

INTEGRAÇÃO ENTRE ATIVIDADES

44
Q

OBJETIVIDADE E FUNCIONALIDADE

A

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA REALIDADE

45
Q

COERÊNCIA E UNIDADE

A

CONEXÃO ENTRE TEMA, CONTEÚDO E MEIOS

46
Q

FLEXIBILIDADE

A

AJUSTE E ADAPTAÇÃO

47
Q

PRECISÃO E CLAREZA

A

REDAÇÃO DE FORMA CLARA, SEM DUPLA INTERPRETAÇÃO

48
Q

CONTEÚDO

A

ASSUNTO CENTRAL SOBRE O QUAL SERÁ TRATADO O PLANO

49
Q

TEMA DE AULA

A

TÓPICOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA AULA

50
Q

SEGMENTO

A

PARA QUAL ANO ESSE PLANO FOI PENSADO

51
Q

DURAÇÃO

A

TEMPO ESTIMADO DE AULA

52
Q

OBJETIVOS

A

AQUILO QUE SE PRETENDE ALCANÇAR COM ELA

53
Q

METODOLOGIA

A

QUE CAMINHOS SÃO REALIZADOS NELA E O QUE É FEITO

54
Q

RECURSOS

A

QUE MATERIAIS SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE HAJA AULA

55
Q

AVALIAÇÃO

A

COMO OCORRE A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM