T2 - Tendências pedagogicas e a prática docente Flashcards

1
Q

Pedagogia liberal

A

prepara individuos para papeis sociais conforme suas aptidões ,adaptando-os valores e as normas da sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Pedagogia progressista

A

Fornece os instrumentos necessarios para que o individuo possa discutir a sua atuação em sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Bursrhus Frederic Skinner

A

Métodos educativos voltadas ao desenv. individual a liberdade de aprendizagem como o behaviorismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Reforço positivo

A

ambientes de aprendizagem onde os estudantes são incetivados a explorar e aprender de forma independente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Maria Montessori

A

Introduziu um método ativo que promovia liberdade de movimento e criatividade. Utilizando o material dourado, seu método valorizava atividades e sensoriais considerando as fases de desenv. infantil e as diferenças individuais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Paulo Freire

A

Foco na educ. como um meio de libertação e transformação social. Pedagogia dos oprimidos a valorização do diálogo no processo educativo e a defesa de uma educação emancipadora que visa a igualdade e a justiça social

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

José Pacheco

A

Modelo educativo sem turmas fixas, sem séries e sem disciplinas rígidas, focando no desenvolvimento integral dos estudantes. Ambiente educativo democrático

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Anísio Teixeira

A

Defende uma educa. pública, gratuita e de qualidade p/ todos, inspirada pelos principios da Escola nova. Acredito que a educa. deveria ser democratiiva, voltada p/ a formação integral do individuo e capaz de promo ver a igualdade social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Celestin Freinet

A

promoveu a liberdade dos alunos, capacitando-as a serem conscientes, responsáveis e autônomos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Tendência pedagógica liberal tradicional

A

a educação visa preparar o individuo para seu papel, organizando o sistema educacional p/ atender as demandas sociais surgidas com o avanço da liberalismo no séc XVII

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Tendência pedadógicas liberal renovadora

A

a educação é ampliada p/ todos com o objetivo de formar individuos para uma atuação mais efetiva na sociedade refletindo os transf. políticas, econom e sociais entre 1910 e 1940

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Tendências pedagógicas tecnista

A

a educação é vista como um sistema dinâmico semelhante a uma fábrica, com ênfase no sistematização no controle dos processos e na melhoria do produtividade, fruto das melhorias industriais e da urbanização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Tendências pedagógicas libertadora

A

Busca romper com a autoritarismo, libertando individuos de apressões como machismo. submissão e racismo. Ed. promovendo a conscientização social e política dos alunos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Tendências pedagógicas libertória

A

Propõe rejeitar a repressão e focar em conteúdos práticas e aprendizagem informal em grupo. Mauricio Tragtenberg

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Tendências pedagógicas crítico-social

A

confronto entre conteúdos educacionais e realidades sociais,

consciência crítica dos alunos.

Utiliza conhecimento prévio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Abordagem pedagógica Comportamentalista

A

3 principios fundamentais: estímulos, respostas e reforços.
Mentalidade de crescimento de Carol Dweck ver desafios como oportunidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Abordagens pedagógicas cognitivista

A

individuo controe o conhecimento

Interação com o meio.

Ato de conhecer.

sujeito compreender e atribuir sign. a sua realidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

ESTÍMULOS

A

SÃO EVENTOS OU CONDIÇÕES DO AMBIENTE QUE PROVOCAM UMA REAÇÃO DO ORGANISMO. EXTERNOS - SONS, LUZER, TOQUES. INTERNOS - PENSAMENTOS E EMOÇÕES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

RESPOSTAS

A

SÃO AS REAÇÕES OBSERVÁVEIS DO ORGANISMO AOS ESTÍMULOS. AÇÕES FÍSICAS, COMO MOVIMENTOS OU COMPORTAMENTOS VERBAIS.
EX: PERGUNTAR QUANDO NÃO ENTENDER

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

REFORÇOS

A

CONSEQUÊNCIAS QUE AUMENTAM A PROBALIDADE DE UMA RESPOSTA OCORRER NOVAMENTE PODEM SER POSITIVOS OU NEGATIVOS.
EX: QUANDO UMA CRIANÇA RECEBE UMA NOTA BAIXA NA ESCOLA, ISSO REFORÇA DETERMINADAS IDEIAS E COMPORTAMENTOS NELA, DA MESMA FORMA QUE ELOGIOS PODEM MUDAR SEU COMPORTAMENTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNITIVISTA - SUJEITO NO CENTRO

A

ENFATIZA O DESENV. DA METACOGNIÇÃO QUE É A CAPACIDADE DOS ALUNOS DE MONITORAR, REGULAR E AVALIAR SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DEFINIR METAS, PLANEJAMENTOS, MONITORAMENTO DO PROGRESSO E AJUSTA NECESSÁRIOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

A

ALUNOS CONSTROEM ATIVAMENTE O CONHECIMENTO POR MEIO DA INTERAÇÃO COM INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

ABORDAGEM PEDAGOGICA COGNIVISTA - PROCESSO MENTAL

A

IMPORT. DOS PROCESSOS MENTAIS INTERNOS COMO PERCEPÇÃO, MEMÓRIA, RACIOCÍNIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM.

24
Q

CONSTRUTIVISTA

A

INVESTIGA COMO SÃO CONSTRUÍDOS PELO SUAS ESTRUTURAS COGNITIVAS P/ A ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO. TAMBÉM SE OCUPA DOS PROCESSOS DO PENSAMENTO HUMANO DESDE A INFÂNCIA.

25
SOCIOINTERACIONISTA
PREOCUPA-SE COM A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA E DA CULTURA DO MEIO P/ O PROCESSO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENO E DE CONSTITUIÇÃO DO INDIVIDUO
26
SIGNIFICATIVA
IMPORTÂNCIA DO SIGN. NA APRENDIZAGEM E INVESTIGA O PROCESSO COGNITIVO A PARTIR DO ENTENDIMENTO DE QUE O NOVO INFORMA-SE RELACIONA COM VÁRIAS OUTRAS JÁ
27
PIAGET
ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ASSIMILAÇÃO DO CONHECIMENTO, POIS ESSAS INTERAÇÕES FORNECEM INFOR. DO MEIO E PROMOVEM UMA RESTRUTURAÇÃO ÚNICA DO CONHECIMENTO NA MENTE DO INDIVÍDUO.
28
VYGOTSY
DESTACA A MEDIAÇÃO COMO ESSENCIAL P/ O PROCESSO COGNIT. OCORRENDO ATRAVÉS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SISTEMAS DE SIGNOS COMO LINGUAGEM, ESCRITA, SÍMBOLOS E OBJETOS.
29
AUSUBEL
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FOCA NO QUE OCORRE NA MENTE HUMANA DEFINE O ESTRUTURA COGNT. COMO O CONJUNTO DE INFORMA. FATOSS CONCEITOS E PRINCIPIOS QUE UMA PESSOA ORGANIZA.
30
MANEIRA DE ENSINAR - REFLEXÃO NA PRÁTICA
O PROFESSOR DEVE PENSAR SUA PRÁTICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA, FUNDAMENTADA EM UMA TEORIA DA APRENDIZAGEM. ELE PRECISA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES, REAÇÕES E AÇÕES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM E O DESENV. DOS ALUNOS
31
MANEIRA DE ENSINAR - ENSINO E APRENDIZAGEM
O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE, MAS NESSE PROCESSO O PROFESSOR TAMBÉM ESTÁ APRENDENDO.
32
NILDA ALVES - SENTIMENTO DO MUNDO
1. NECESSIDADE DE MERGULHAR OS COTIDIANOS 2. ULTRAPASSAR A VISÃO SUPERFICIAL 3. UTILIZAR TODOS OS SENTIDOS PARA ESTUDAR
33
NILDA ALVES - VIRAR DE PONTA-CABEÇA
1. SUBVERTER TEORIAS CONHECIDAS 2. COMPREENDER TEORIAS COMO HIPÓTESES 3. RECONHECER A REIVENÇÃO CONSTANTE DO COTIDIANO
34
NILDA ALVES - BEBER DE TODAS AS FONTES
1. AMPLIAR A DEFINIÇÃO DE FONTE DE CONHECIMENTO 2. VALORIZAR PERCEPÇÃO , SENTIMENTO, E NARRATIVA
35
NILDA ALVES - NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR A CIÊNCIA
1. REGISTRAR INVESTIGAÇÃO DE MODO ENVOLVENTE 2. CRIAR UMA PONTE ENTRE PRATICANTES DO COTIDIANO
36
NILDA ALVES - ECCEM FEMINA
1. ENFATIZAR A EXISTÊNCIA E SENTIMENTOS DOS PRATICANTES 2. COMPREENDER SUBJETIVIDADE NA INVESTIGAÇÃO. 3. VER NOS PELOS OLHOS DOS OUTROS P/ COMPREENSÃO MÚTUA.
37
TODO PLANO DE AULA DEVE SER COMPOSTO POR:
1. CONTEÚDO E TEMA 2. COMPETÊNCIAS 3. ESTRATÉGIAS DIDÁTICA METODOLÓGICAS 4. AVALIAÇÃO (COM POSSÍVEIS INTERVENÇÃO DIDÁTICAS)
38
É PRECISO TER EM MENTE AS SEGUINTES PERGUNTAS:
O QUE ENSINAR? OBJETIVOS PARA QUE ENSINAR? FINALIDADE COM O QUE ENSINAR? ESTRATÉGIAS DIDÁTICOS-METODOLÓGICAS COMO ENSINAR? RECURSOS
39
OBJETIVOS - NA HORA DE ENSINAR
DIVIDEM-SE EM GERAL(AMPLOS,LONGO PRAZO) ESPECÍFICOS(AÇÕES, OBSERVADAS MAIS RAPIDAMENTE PELO PROFESSOR)
40
FINALIDADE - NA HORA DE ENSINAR
A FINALIDADE REPRESENTA O PROPOSITO DE NOSSA AÇÃO DIDÁTICA, ABRANGENDO OS CONCEITOS E TEMAS QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A DISCIPLINA
41
RECURSOS - NA HORA DE ENSINAR
NATURAIS- ELEMTNSO DA NATUREZA: ÁGUA, PLANTAS E ETC PEDAGÓGICAS- QUADRO, SLIDE, MAQUETES TECNOLÓGICOS- COMPUTADOR, INTERNET, RÁDIO ETC
42
ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS - NA HORA DE ENSINAR
CORRESPONDEM AOS PROCESSOS SUBJACENTES Á PRATICA E AOS OBJETOS CONCRETOS, COMO AS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM QUE UTILIZATEMOS, AS ATIVIDADES E OS EXERCICOS EMPREGADOS PARA A CONSECUÇÃO DOS DOIS PRIMEIROS INTENS DO PLANEJAMENTO
43
CONTINUIDADE E SEQUÊNCIA
INTEGRAÇÃO ENTRE ATIVIDADES
44
OBJETIVIDADE E FUNCIONALIDADE
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DA REALIDADE
45
COERÊNCIA E UNIDADE
CONEXÃO ENTRE TEMA, CONTEÚDO E MEIOS
46
FLEXIBILIDADE
AJUSTE E ADAPTAÇÃO
47
PRECISÃO E CLAREZA
REDAÇÃO DE FORMA CLARA, SEM DUPLA INTERPRETAÇÃO
48
CONTEÚDO
ASSUNTO CENTRAL SOBRE O QUAL SERÁ TRATADO O PLANO
49
TEMA DE AULA
TÓPICOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA AULA
50
SEGMENTO
PARA QUAL ANO ESSE PLANO FOI PENSADO
51
DURAÇÃO
TEMPO ESTIMADO DE AULA
52
OBJETIVOS
AQUILO QUE SE PRETENDE ALCANÇAR COM ELA
53
METODOLOGIA
QUE CAMINHOS SÃO REALIZADOS NELA E O QUE É FEITO
54
RECURSOS
QUE MATERIAIS SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE HAJA AULA
55
AVALIAÇÃO
COMO OCORRE A MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM