T1 - O CONCEITO DE DIDÁTICA Flashcards
DIDÁTICA
ESTUDA E DESENVOLVE MÉTODOS E PRÁTICAS DE ENSINO
PRIMEIROS E SEGUNDO PASSO DA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR
1: DEFINIR ESTRATEGIAS PENSANDO EM CONTEÚDOS, MÉTODOS E TÉCNICAS
2: ADAPTAR ESSAS ESTRATÉGIAS Á REALIDADE DO ALUNO
BASES FILÓSOFICAS
ESTUDA NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
BASES HISTÓRICO-SOCIAIS
ATENTO AS MUDANÇAS SOCIAIS, CONSIDERANDO A EVOLUÇÃO TECNOLOGICA E AS CARACTERISTICASDOS NATIVOS DIGITAIS QUE NÃO ENFRENTARAM AS MESMAS ADAPTAÇÕES QUE GERAÇÕES ANTERIORES
BASES POLÍTICAS
ACOMPANHAR AS MUDANÇAS LEGISLATIVAS NA EDUCAÇÃO, COMO A IMPLEMENTAÇÃO NA BNCC EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS
BNCC
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM
REALIDADE DO ALUNO
OBSERVAR O AMBIENTE EM QUE O ALUNO VIVE, SEJA EM ESCOLAS DE PERIFERIA OU PARTICULARES EM BAIRROS NOBRES, E FORMULAR ESTRATÉGIAS PERSONALIZADAS COM BASE EM VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS E GEOGRÁFICAS
PRIMEIRO FUNDAMENTO DE COMENIUS
AQUILO QUE O ALUNO DEVE CONSTRUIR COMO UM SABER
SEGUNDO FUNDAMENTO DE COMENIUS
O QUE NÓS PROFESORES TEMOS QUE ENSINAR
TERCEIRO FUNDAMENTO DE COMENIUS
O CONHECIMENTO TEM QUE TER APLICAÇÃO PRÁTICA E SÓLIDA
QUARTO FUNDAMENTO DE COMENIUS
O PROCESSO DE ENSINO DEVER CLARO E OBJETIVO, ATENDENDO AS NECESSIDADES DOS INDIVÍDUOS.