Sucessão Ecológica e Biomas Aquáticos Flashcards
O que são espécies pioneiras? Exemplifique.
Espécies pioneiras são aquelas que conseguem se instalar em lugares inóspitos, suportando suas severas condições e abrindo caminho para a chegada de outras espécies. Gramíneas que colonizam dunas de areia e liquens que colonizam rochas nuas são exemplos de espécies pioneiras.
Caracterize sucessão ecológica primária e secundária, dando exemplo de cada uma delas.
Sucessão ecológica é um processo gradativo de colonização de um hábitat, em que a composição das comunidades vai se alterando ao longo do tempo. Sucessão primária é a que ocorre em uma área antes desabitada, cujas condições iniciais eram altamente desfavoráveis à vida. Ex.: a sucessão que ocorre em uma lava vulcânica. Sucessão secundária é a que ocorre em locais desabitados, mas que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica e, por isso, apresentam condições iniciais relativamente favoráveis ao estabelecimento de uma comunidade biológica. Ex.: a sucessão que ocorre em um campo de cultivo abandonado em uma área florestal.
Conceitue microclima.
Microclima refere-se às condições ambientais particulares do biótopo ao qual estão adaptadas determinadas espécies.
Ao longo do processo de sucessão ecológica, comente o que ocorre quanto aos seguintes aspectos da comunidade: a) nichos ecológicos; b) biodiversidade e biomassa; c) homeostase.
a) Os organismos das comunidades em sucessão provocam modificações na estrutura física do hábitat e no clima, inaugurando nichos ecológicos novos, que favorecem a chegada de novas espécies. Por exemplo, plantas suculentas criam o nicho ideal para pulgões e para outros insetos herbívoros. Estes, por sua vez, servem de alimento a insetos predadores, que servirão de alimento a pássaros insetívoros e assim por diante. b) O aparecimento de novos nichos ecológicos leva ao aumento da diversidade de espécies na comunidade, ou seja, ao aumento da biodiversidade. Com isso, aumenta o número total de indivíduos capazes de viver na comunidade e, portanto, a biomassa do ecossistema em sucessão. c) O crescimento da teia de relações entre seus componentes permite à comunidade ajustar-se cada vez mais às variações impostas pelo meio, aumentando sua homeostase, isto é, sua capacidade de manter-se estável apesar das variações ambientais.
O que é comunidade clímax?
Comunidade clímax é uma comunidade estável, em que a biodiversidade, a biomassa e as condições microclimáticas tendem a manter-se constantes. Nesse estágio é atingido o máximo da homeostase. O clímax é um estado de estabilidade da comunidade resultante da sucessão compatível com as condições da região.
A que grupo pertencem larvas de ostras e microcrustáceos que flutuam na água dos mares?
Zooplâncton.
A que grupo pertencem seres fotossintetizantes como diatomáceas, dinoflagelados e algas verdes?
Fitoplâncton.
A que grupo pertencem animais que nadam ativamente no mar, como peixes e baleias?
Nécton.
A que grupo pertencem animais que vivem no fundo marinho, como estrelas-do-mar e vermes poliquetos?
Bentos.