Morfofisiologia Vegetal: Folhas e Evapotranspiração Vegetal Flashcards
Quais são as 4 partes básicas que uma folha pode apresentar?
São: limbo, pecíolo, bainha e estípulas. O limbo, ou lâmina foliar, é a porção laminar expandida da folha. O pecíolo é o pedúnculo por meio do qual o limbo se prende ao ramo caulinar; muitas folhas não possuem pecíolo e são chamadas de sésseis. A maioria das monocotiledôneas e algumas eudicotiledôneas possuem folhas com uma expansão na base, a bainha, que reveste o caule. Certas folhas apresentam na base do pecíolo um par de projeções filamentosas ou laminares, denominadas estípulas
Descreva sucintamente a anatomia de uma folha.
Uma folha é totalmente revestida por epiderme que se diferencia a partir do protoderma. Seu interior, denominado mesófilo, é constituído por células ricas em cloroplastos, o parênquima clorofiliano, ou clorênquima, que se diferencia a partir do meristema fundamental. Além disso, o mesófilo contém tecidos condutores, organizados em feixes líbero-lenhosos, que se diferenciam a partir do procâmbio, e tecidos de sustentação que podem se diferenciar tanto do meristema fundamental quanto do procâmbio.
Apresente as principais características da epiderme foliar.
A epiderme foliar é, na maioria dos casos, uniestratificada, mas plantas de regiões áridas, ou xerófitas, podem apresentar epiderme com várias camadas de células. A face externa das células epidérmicas é coberta por cutina, que forma uma película praticamente impermeável, a cutícula, revestindo toda a folha. As trocas gasosas com o ambiente ocorrem através de inúmeros estômatos presentes, principalmente na face foliar inferior. As células dos estômatos são as únicas da epiderme a possuir cloroplastos. Nas plantas monocotiledôneas, os estômatos dispõem-se, em geral, em fileiras paralelas ao eixo maior da folha; nas demais plantas eles têm uma distribuição aleatória na superfície foliar.
Como se organizam as células dotadas de cloroplastos nas folhas?
As folhas apresentam, em geral, dois tipos de células parenquimáticas clorofiladas preenchendo o mesófilo, como é denominada a região entre as epidermes superior e inferior do limbo. Um tipo tem forma colunar, ou cilíndrica, e constitui o parênquima paliçádico, assim chamado porque as células dispõem-se lado a lado, com o eixo maior orientado perpendicularmente à epiderme, lembrando uma paliçada. O outro tipo de célula clorofilada do mesófilo tem forma irregular e constitui o parênquima esponjoso, ou lacunoso, pois as células deixam grandes espaços de ar entre si. O parênquima paliçádico das mesófitas, como são chamadas as plantas que habitam ambientes nem muito secos nem excessivamente úmidos, localiza-se, em geral, na face superior da folha, onde a incidência de luz é maior. O parênquima lacunoso, por sua vez, fica em contato com a epiderme da face inferior, onde se localiza a maior parte dos estômatos. Muitas xerófitas e algumas outras plantas apresentam parênquima paliçádico em ambas as faces da folha, com o parênquima esponjoso entre eles. Algumas espécies podem apresentar duas ou três camadas de células paliçádicas, mas a maioria das folhas apresentam uma única camada dessas células.
O que são nervuras foliares?
Nervuras foliares são feixes líbero-lenhosos, associados ou não a tecidos de sustentação. Esses feixes são prolongamentos dos existentes no caule e apresentam o xilema voltado para a epiderme superior, e o floema voltado para a epiderme inferior. Na maioria das monocotiledôneas, as nervuras têm aproximadamente a mesma espessura ao longo de todo seu comprimento e se estendem paralelamente desde a base até o ápice da folha. Por isso, essas folhas recebem a designação de paralelinérveas. Nas outras plantas angiospermas, ou seja, nas dicotiledôneas basais e eudicotiledôneas, as nervuras formam um padrão ramificado, com feixes sucessivamente mais finos ramificando-se dos mais grossos. Esse tipo de nervação é denominado reticulado, ou peninérveo. As nervuras mais finas terminam revestidas por células do mesófilo que contêm poucos cloroplastos e formam uma bainha compacta ao redor das extremidades dos vasos xilemáticos e floemáticos, assegurando que nenhuma parte dos tecidos condutores entre em contato direto com o ar. As células ao redor do feixe de elementos condutores, denominadas células da bainha do feixe, controlam a passagem de substâncias para dentro e para fora dos vasos condutores. É através delas que a água e os sais minerais trazidos pelo xilema são distribuídos às demais células do mesófilo e que os produtos da fotossíntese são introduzidos no floema para serem levados para as diversas partes da planta.
O que são hidatódios? E tricomas?
Hidatódios são estruturas localizadas nas bordas das folhas de certas plantas, cuja função é eliminar o excesso de água da planta. De manhã bem cedo é possível observar, nas bordas das folhas de certas plantas, gotas de água eliminadas através dos hidatódios. Tricomas são estruturas epidérmicas, uni ou multicelulares, com formas e funções diversas. Nas folhas de urtiga, por exemplo, existem tricomas que produzem substâncias tóxicas, cuja função é proteger a planta do ataque de animais herbívoros. Em certas plantas do cerrado, as folhas têm tricomas em tal quantidade que seu aspecto é aveludado, contribuindo para reduzir a perda d’água por transpiração.