Sociologia Contemporânea II Pierre Bourdieu (1930-2002) - Aprofundamento- Flashcards
Bourdieu é, sem dúvidas, um dos maiores sociólogos do século XX. Sua relevância no campo das ciências sociais se dá por ter observado como atuam ( 1 ) em diversas áreas como a ( 2 ).
1- As diferentes formas de dominação e poder simbólico.
2- A educação, jornalismo e até mesmo dentro do campo acadêmico.
Tomando como exemplo a educação francesa que fora estudada por Pierre Bourdieu, podemos perceber que há outros fatores que diferenciam o sucesso escolar além da ( 1 ).
Ele diz que se duas crianças, da mesma idade, mesmo sexo, mas diferentes ( 2 ), se matricularem na mesma escola, suas formações serão totalmente diferentes.
O motivo para esse fato acontecer são os diferentes ( 3 ).
1- Condição financeira.
2- Classes sociais
3- Capitais que cada pessoa adquire durante sua vida.
De acordo com Pierre Bourdieu, uma criança mais abastada irá acumular um ( 1 ) com relação a uma criança de uma classe social mais abaixo que ( 2 ). Assim, mesmo que elas tenham a mesma idade e sexo irão ter um desempenho acadêmico diferente.
1- Capital cultural mais robusto. Ela vai ao zoológico, já sabe o nome dos bichos quando entra na escola. Nas férias escolares, ela viaja para outros lugares, conhece outros costumes.
2- Provavelmente, conhece somente as pessoas de seu bairro. Tem como principal fonte cultural a televisão. Seus pais trabalham o
dia inteiro, mas não têm dinheiro para levar a criança ao zoológico.
A diferença de capital cultural acumulado por diferentes classes sociais gera diferentes disposições para tomar suas decisões
e se relacionar com colegas, professores e com a própria instituição escolar.
Segundo Bourdieu, a diferença de capital cultural acumulado por diferentes classes sociais gera, no caso das crianças em idade escolar,
( 1 ).
1- Diferentes disposições para tomar suas decisões e se relacionar com colegas, professores e com a própria instituição escolar.
(Essa análise pode ser extrapolada para outros exemplos.)
Na obra de Pierre Bourdieu, o Capital Econômico é ( 1 ).
1- Referente a recursos financeiros que cada pessoa ou família possui. Inclui renda mensal, crédito, bens e propriedades (carro, casa, fazenda etc.).
Na obra de Pierre Bourdieu, o Capital Cultural é ( 1 ).
1- Referente ao acúmulo de diplomações, conhecimento e familiaridade com símbolos mais valorizados na cultura dominante (livros, artes em geral).
Na obra de Pierre Bourdieu, o Capital Social é ( 1 ).
1- Referente a contatos com diferentes pessoas ou familiares influentes, capacidade de articulação e influência em grupos sociais.
Na obra de Pierre Bourdieu, o Capital Simbólico ou Poder Simbólico é
( 1 ).
1- Capacidade de distinção das demais pessoas em um mesmo campo,
poder de dominação legitimado pelos dominados.
Na obra de Pierre Bourdieu, o conceito de Hábitus discorre sobre ( 1 ).
1- O conjunto de disposições que influenciam as decisões dos indivíduos de acordo com o acúmulo de seus diferentes capitais e o campo em que estão inseridos.
Na obra de Pierre Bourdieu, Campo ( 1 ).
1- São espaços, não físicos, que estão em constante disputa.
Cada campo valoriza mais ou menos algum capital diferente e isso produz um Hábitus nas pessoas, que, por conta da disputa, internalizam as “regras do jogo” desse campo sem ter noção disso.
Na escola, ir bem em todas as matérias é o capital valorizado no campo do prestígio. A valorização do bom desempenho escolar incita um Hábitus de estudar nos alunos que querem dominar um certo espaço.