Sociologia Clássica: MARX (Aprofundamento) Flashcards
O pensador alemão Karl Marx (1818-1883) é considerado um dos fundadores da ( 1 ).
1- Sociologia.
Em sua análise, Karl Marx, buscou compreender o período da modernidade em sua ( 1 ).
1- Dimensão econômica.
Em sua análise da modernidade por um viés econômico, Karl Marx, estruturou uma contundente crítica que evidenciou o quanto o sistema capitalista é marcado por relações de ( 1 )
1- Exploração e alienação.
Por realizar duras críticas ao sistema econômico, Marx foi ( 1 ).
1- Expulso de lugares, perseguido pelo governo alemão e viveu peregrinando pela Europa. Ele morou em países como França, Bélgica e Inglaterra.
Marx viveu uma época em que os trabalhadores da Europa estavam vivendo ( 1 ). A Revolução Industrial forçou muitas pessoas a ( 2 ).
1- Em uma situação degradante.
2- Irem morar nas grandes cidades e trabalhar nas fábricas.
O contexto de ( 1 ) alterou profundamente as relações sociais da época em que Marx viveu.
Dessa forma, surgiram grandes problemas sociais como, por exemplo, ( 2 ) que, até então, não eram explicados por nenhuma área do conhecimento. Marx avança no sentido de criar métodos de compreensão dessa nova realidade.
1- Exploração da mão de obra do trabalhador, que vivia uma vida degradante.
2- Desigualdade econômica vinculada à produção material.
O método de análise social utilizado por Marx para analisar a nova sociedade que emergia, partiu de três correntes de pensamento: dialética hegeliana, socialismo utópico francês e a economia clássica
inglesa. A partir dessas influências, Marx formula seu método, chamado de ( 1 )
1- Materialismo Histórico.
Marx, a partir de sua análise pelo método do materialismo histórico, “a história de toda a sociedade até hoje é a história ( 1 )”.
1- Luta de classes.
Para Marx, as pessoas não escolhem o contexto em que estão inseridas; elas ( 1 ).
1- Relacionam com determinadas condições herdadas do passado.
Ou seja, os homens constroem sua história de acordo com as condições que o meio lhes oferece e não por livre e espontânea vontade.
Marx defende a ideia de que a sociedade condiciona o indivíduo, porém, também defende que a partir do momento que o indivíduo ( 1 ), ele pode ( 2 ). Em outras palavras, indivíduo e sociedade influenciam-se mutuamente
1- Consciência de sua condição.
2- Pode transformar a sociedade.
Para compreendermos as ideias de Karl Marx, precisamos saber o que os principais conceitos formulados por ele significam. Nesse sentido, para Marx, Classe Social é ( 1 ).
1- Um grupo de indivíduos que possui a mesma condição social.
Ex:
A burguesia é uma classe social que detém os meios de produção (são donos de fábricas, terras, máquinas, meios de comunicação etc.).
2- O proletariado também forma uma classe social, que compartilha o fato de não possuir os meios de produção, restando, como única alternativa, a venda de sua força de trabalho em troca de um salário.
Para compreendermos as ideias de Karl Marx, precisamos saber o que os principais conceitos formulados por ele significam. Nesse sentido, para Marx, a Alienação é ( 1 ).
1- O distanciamento entre o homem que produz e a sua própria produção. (O homem não produz mais para satisfazer suas necessidades e sim para alimentar a economia capitalista.).
A produção entra assim na lógica capitalista, e não mais na lógica da necessidade do homem. Portanto, as pessoas viram refém da produção.
Para compreendermos as ideias de Karl Marx, precisamos saber o que os principais conceitos formulados por ele significam. Nesse sentido, para Marx, o Fetichismo da Mercadoria é ( 1 ).
1- Caracterizado pelo fato das mercadorias, dentro do sistema capitalista, ocultarem as relações sociais de exploração do trabalho.
É, de certa forma, uma consequência do processo de alienação do trabalho, que separa o indivíduo da sua produção que passa a receber uma valor não atribuído ao trabalho mas a um valor baseado no “desejo”, fetiche.
Para compreendermos as ideias de Karl Marx, precisamos saber o que os principais conceitos formulados por ele significam. Nesse sentido, para Marx, a Mais-Valia é ( 1 ).
1- O lucro da produção do trabalhador que não fica com ele.
Isso acontece quando o salário do trabalhador é pago com menos trabalho do que sua jornada completa. Assim o restante de horas trabalhado é o lucro do burguês. (O dono do meio de produção paga um valor referente à uma pequena parte do que o trabalhador realmente produziu para ele.).
Para compreendermos as ideias de Karl Marx, precisamos saber o que os principais conceitos formulados por ele significam. Nesse sentido, para Marx, Ideologia é ( 1 ).
1- Uma forma de pensamento opaco, que, por não revelar as causas reais de certos valores, concepções e práticas sociais que são materiais (ou seja, econômicas), contribui para a sua aceitação e reprodução, representando um “mundo invertido” e servindo aos interesses da classe dominante que aparecem como se fossem interesses da sociedade como um todo.
(Para Marx, as ideias das classes dominantes são as ideias dominantes de uma época).